• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

África é diferente de Europa e América do Sul onde nos dois temos algumas potências e cada país tem praticamente sua própria "escola" de jogo.

Pelo visto vocês não veem a Copa Africana de Nações e menos ainda ver algum jogo das eliminatórias africanas.

Da região oeste da África com forte predomínio de população negra onde estão esses paises que eu mencionei todas as seleções jogam bem parecido. Nigéria, Gana e Camarões sobressaem um pouco mais por terem jogadores com mais técnica e habilidade, mas todos eles são praticamente de uma escola de jogo.

Da mesma forma que na chamada "África Árabe" de população mais branca Marrocos, Tunísia, Argélia tem outro estilo de jogo, mas entre estes países a semelhança é enorme.

Fui claro agora? Ou alguém acha que a África tem 50 escolas de jogo distintas?

Última edição:
Eu só sei que Togo conseguiu ser quase tão retranqueira quanto a Suíça em 2006.
Foi quando o encanto das seleções africanas acabou na minha cabeça. Só no retrancaço e pancadaria. Menos pancadaria apenas que a da australia.

O grande problema dessas seleções dessa é que a grande maioria são treinadas por europeus e aí cada técnico tenta implantar sua escola e algumas seleções com menos técnica e tradição acabam ficando totalmente reféns do que o técnico impõe. Se pega um escocês por exemplo é praticamente certo que vai ter retranca e chuveirinho na área.

O grande problema dessas seleções dessa é que a grande maioria são treinadas por europeus e aí cada técnico tenta implantar sua escola e algumas seleções com menos técnica e tradição acabam ficando totalmente reféns do que o técnico impõe. Se pega um escocês por exemplo é praticamente certo que vai ter retranca e chuveirinho na área.
A grande maioria são treinadas por estrangeiros. Tem tido uma melhora, principalmente no quesito tático, mas ainda estão longes de figurar uma Seleção entre os melhores do mundo.

Esse jogo contra o Gabão promete ser bem chatinho.

Claro que há diferenças entre estilos que são definidas por geografia, até porque a organização em confederações continentais confinam as seleções dessa forma. O Brasil é um "mundo" por si só, por isso que joga bola de um jeito bem específico. Mas, ainda assim, é possível perceber coisas em comum em todo o futebol da CONMEBOL para o da UEFA, por exemplo, a começar do já clássico exemplo do jogo daqui favorecer o domínio de bola, enquanto lá a prioridade é o toque de primeira.

As seleções africanas também jogavam o tal "futebol arte", de rua, chegavam nas oitavas, nas quartas, e nada adiante. A falta de pragmatismo nos extremos defensivo e ofensivo do campo lhes custava muito cara. É natural que a resposta a isso fosse um exagero na dose no que se trata de futebol-força. Agora a tendência é o sistema se calibrar, eles relaxarem e combinarem o melhor dos mundos.

E, do mesmo jeito, existe um futebol árabe que fica marcando a bola e um do Extremo Oriente que costumava ser aquela correria quase sem sentido.

O Brasil deve ter ganho alguns milhões de dólares, simples assim =] Até um tempo atrás eram U$ 4 milhões, hoje em dia não sei

Realmente tá complicado.
Acho que é a primeira vez na minha vida que estou perdendo tantos jogos da seleção.
E nem estou me importando.

Não sou ufanista, mas sempre assistia a seleção e torcia.

Não assisti também. Na verdade eu nem lembrei do jogo, mas não que faria diferença, já que não teria como assistir.

Deve ter sido um jogo chato, pois nem tivemos comentários sobre o mesmo.

E precisa? :lol:

Quero só ver a agenda de amistosos de 2012 que arrumaram pra seleção, pois pra principal será um ano inteiro sem nenhuma competição oficial importante, só tendo como diferencial outra Copa Roca contra a Argentina.

:lol:

Vi os lances dos gols e tudo na trombada e um pouco de sorte. Que feio ter que ver uma Seleção que sempre foi uma das melhores nesse nível.

O campo era lastimável mesmo!

O presidente da CBF tinha que ser o Romário. Baixinho herói, seria a segunda vez que ele salvaria o Brasil. :mrgreen:

PS: Eu ia falar "e Bebeto vice", mas aí poderia parecer que eu estava zuando (e não tô).

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back