• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

lance de tira-teima onde, se o bandeira acertou ou errou, não dá pra criticar ele.
Não achei tão difícil assim! Nem precisei de replay pra chegar à conclusão de que tava impedido.
A zaga dos EUA estava forada numa linha de 4 jogadores e todos os 4 levantaram o braço simultaneamente!

eu e o Galvão
Sei não, hein!?
Cuidado com essas suas más companhias, meu amigo...

Primeira ressalva: A defesa vira uma zona quando se cruza uma bola pelo alto. Isso já aconteceu antes com a seleção brasileira. Os zagueiros são altos, mas não são eficazes no jogo aéreo defensivo. Isso é uma questão de posicionamento e só será corrigida com treinamento. Em amistoso, fica difícil, mas no período de preparação pras Olimpíadas, isso precisa ser trabalhado.

Aqui eu discordo qdo vc diz q os zagueiros não são eficazes no jogo aereo. Thiago Silva é monstro de cabeça. Mas concordo q é questão de posicionamento. Agora, sem sacanagem, eu começava a jogar com Thiago Silva e Dedé. Acho que eles se encaixam melhor, o Dedé é muito forte de cabeça e é um dos zagueiros mais rápidos do Brasil (em teste de velocidade, ele atingiu a mesma velocidade e aceleração do Neymar), por mais q o David Luiz esteja jogando tão bem.

Aqui eu discordo qdo vc diz q os zagueiros não são eficazes no jogo aereo. Thiago Silva é monstro de cabeça. Mas concordo q é questão de posicionamento. Agora, sem sacanagem, eu começava a jogar com Thiago Silva e Dedé. Acho que eles se encaixam melhor, o Dedé é muito forte de cabeça e é um dos zagueiros mais rápidos do Brasil (em teste de velocidade, ele atingiu a mesma velocidade e aceleração do Neymar), por mais q o David Luiz esteja jogando tão bem.
Aí é que está o meu ponto!
Concordo contigo.
O Thiago Silva é excelente no jogo aéreo, mas a zaga, principalmente na hora de uma bola parada, funciona como uma unidade. Se um der mole, estraga o bom trabalho dos outros.
Essa segurança no jogo aéreo não depende só da qualidade do jogador A, B ou C. Tem de haver entrosamento entre eles e isso foi o que faltou nesse jogo.

Só vi os 20 minutos finais do 2° tempo do jogo de hoje.

Pelo visto o México botou um freio legal nessa euforia que estava começando a se desenhar.

Com Hulk e Leandro Damião juntos não vai dar. Eles podem até jogar em posições diferentes, mas a característica é parecida. Eu tiraria o Hulk, porque ele só sabe correr e chutar. Só. Toda hora ele mata uma jogada tentando ser fominha e perdendo a bola, ou dando o passe errado que atrasa a jogada.

Além disso, os volantes estavam muito fixos. Assim não dá não... Brasil tá sem alternativa de jogadas, porque os volantes estão se ausentando de criar e atacar. Aí não tem jeito. Entregar a bola no Neymar e pedir pra ele driblar duas linhas de marcação toda hora, sendo que o adversário já sabe que essa é a única jogada que precisa ser marcada, não dá. A jogada do Brasil tá manjada. Tem que colocar o Lucas de titular nesse time, dois jogadores de armação de jogada e um volante mais ofensivo. O ataque tem que girar mais, e o homem de referência na área tem que trocar de posição com os outros mais vezes. Tem que subir mais gente pra atacar, de surpresa, pra desbalancear a marcação em números quando o adversário não esperar. Time engessado hoje só faz gol de bola parada.

Hoje eu tô radical. Acho que a Seleção Ideal seria:

Rafael;
Daniel Alves², Thiago Silva, David Luis, Marcelo;
Ramires, Oscar, Ganso¹, Lucas;
Neymar, Pato/Damião

¹Também daria pra tirar o Ganso, e colocar o Luis Gustavo (Bayern) de primeiro volante. Desse modo o Ramires poderia avançar mais.
²Também dá pra colocar o Maicon na lateral, tirar o Ganso, e colocar o Daniel Alves de ala direita. Desse jeito o time ganharia uma força absurda no ataque pela direita... já imaginaram Daniel e Maicon subindo juntos pela direita?

Essa seleção nem é olímpica, mas acho que desse jeito a principal iria ficar muito melhor. É claro que Oscar e Lucas teriam que marcar bastante, mas acho que eles poderiam fazer essa função. A idéia de colocar Oscar e Ganso é claro que é pra aumentar a posse de bola, qualidade do passe e criatividade no ataque.

Última edição:
Voltamos a realidade. México fez 1x0 num gol (cagado) aos 20 ou 30 min de jogo. Depois disso o Brasil retrancou e não criou mais NENHUMA chance de gol.

E Thor, você tá brincando. Hulk joga mais que o Pato e Damião juntos. Ao menos busca o jogo, arrisca, tenta e não perde gols estúpidos que os outros dois enganadores perdem.

Mas claro, não tem marketing em cima.

Mas esse time que ele (Thor) propôs não está longe da realidade não. O problema é que o Mano é um péssimo técnico e não faz ideia do que quer...

Véi, esse time do Thor é loucura, qualé. Um segunda volante e três meias? Dia que pegar uma Argentina, Alemanha com esse time, tomaria de quatro.

E a seleção vai mal contra time que não ataca. Time pequeno. Canadá e EUA, mesmo sendo piores que o Brasil, buscaram jogo, o México, não.

E Hulk > Pato fácil.

Eu gosto muito do Pato e do Damião. Até prefiro o Pato. Ele até perde bastante gol... mas com ele o time cria mais. Cria mais porque ele domina melhor, passa melhor, e gira melhor. Hulk pra mim é 2ª opção no banco. Antes do que ele prefiro o Damião.

E nem acho loucura jogar com 1 volante só não. Loucura pra mim é rechear o meio de campo com nego que não sabe jogar bola. Meio campo de hoje foi Oscar, Sandro e Rômulo. Só 1 desses aí joga bola suficientemente bem pra jogar no meio campo da Seleção Brasileira. É óbvio que vai errar muito passe.

Um volante só é algo só pra certas circunstâncias do jogo, não para uma escalação inicial. O que precisa é um segundo volante que busque mais o jogo para aparecer vindo de trás. Assim, jogando com um meia e três atacantes, este meia não fica sobrecarregado. Lembrando que meu time do coração joga bem há quatro anos assim, sendo dois destes com este atual treinador da Seleção.
Mas, assim como no Timão, gosto mais do esquema "quadrado", com dois meias e dois atacantes (Neymar e Damião/Pato), mas isso é para quando tiver Ganso ou for convocado um meia com essas características. Com os jogadores que temos no momento lá, penso que o mais adequado seria Sandro, Ramires e Oscar no meio, Lucas e Neymar pelas pontas e Damião ou Pato de centroavante.

Hulk > Damião + Pato

O Pato perdeu um gol claro no segundo tempo, deixando a bola escapar. Qualquer um ali em boas condições de jogo teria feito o gol. Fato é que muitos se empolgaram com a Seleção com esses últimos dois amistosos e esqueceram que o Brasil não é tão forte assim. O Mano não sabe armar essa Seleção e isso é muito claro. O Neymar não rende na Seleção o que rende no Santos e não é culpa dele ou maior marcação apenas. O Mano não é técnico de Seleção e já venho dizendo isso desde o momento que assumiu o cargo.

Não acho que o Brasil caiu na realidade, pois essa sempre foi a realidade. O Brasil vai vencer sim alguns jogos, como irá perder outros. Quando enfrentar Seleções melhores organizadas, irá passar sufoco, mesmo tendo chance de vencer. Fato desde o início é que o Brasil não é imbatível mais. É uma Seleção que irá passar sufoco para vencer sempre. Pode vencer, mas jogos fáceis, como estávamos acostumados, dificilmente irá acontecer contra times melhores.

México é bom? Sim. Mas não chega ao nível de muitas Seleções na Europa. Eu fico imaginando essa Seleção jogando contra a Holanda. Não duvido nada de tomar uma goleada histórica.

Rafael;
Daniel Alves², Thiago Silva, David Luis, Marcelo;
Ramires, Oscar, Ganso¹, Lucas;
Neymar, Pato/Damião

Meu time

JC
Maicon, Thiago Silva, Dedé e Marcelo
Ramires, XXX, Hernanes e Oscar
Neymar e Damião/Hulk

1 - Sou mais Maicon q Daniel Alves pq ele marca bem melhor e já temos o Marcelo de lateral esquerda suicida no jogo
2 - Eu colocaria o Dedé. Posso estar sendo injusto com o David Luis, pq acompanhei pouco ele e sei q ele tem jogado demais. Mas eu vejo o Dedé toda semana e o cara joga muito.
3 - Ainda confio no Hernanes mais doq no Ganso. Senão, coloca Lucas/Kaka
4 - Pato não. O cara não joga bem na seleção desde sempre. E vive se machucando
5 - Tenho dúvida qto o 2o volante ou 1o. Queria alguém com qualidade de passe de bola

Realmente deu uma freada.
Mas 2x0 pro México no primeiro tempo foi bastante desmerecido. Um gol cagado e um gol de penalti (que eu achei menos penalti que o lance em cima do Hulk uns 10 minutos antes). O Brasil controlou o jogo inteiro e tomou 2 gols nos 3 unicos lances dos mexicanos em contra-ataques.
Só que no segundo tempo não mereceu buscar o resultado.
O time pelo visto pode não estar preparado pra virar jogos. Se perdem um pouco.

Veremos nos próximos jogos.

Bem, o próximo é o teste contra a Argentina né?

A verdade é que queremos um bom time, não necessariamente um time imbatível. Acho q o resultado desses amistosos até agora foram mais positivos doq negativos. Começamos a desenhar algo q pode ser um time embora precisa de muita evolução ainda, não só por parte do time, mas dos jogadores mesmo. Olhando pra escalação, vc não quer entrar numa Copa dependendo de Oscar, Damião e Lucas. Dos principais jogadores desse time, só o Neymar é uma realidade a nível mundial. Mas se esses outros 3 se tornarem tal realidade em 2 anos, é oq a gente precisa.

Lembrando q o Dunga só formou um time a partir do amistoso contra a Itália, em janeiro/fevereiro de 2009, 1 ano e meio da Copa e a partir dali oq vimos foi um time ascendente até o início da Copa.

O problema do Brasil é falta de organização tática!

Se cada um souber o que fazer e fizer bem feito será indiferente ter 1, 2, 3 ou 1000 volantes no time.
Com orgaização e disciplina tática, é possível armar um time com 3 volantes e 1 meia que se torne muito ofensivo! Assim como um time mais "quadrado", como disse o Olórin, com 2 volantes e 2 meias pode ser um time forte na defesa.

O fato é que apenas um volante no time é pura ilusão e radicalismo sem necessidade! O mais importante é corrigir a atitude dos dois volantes que temos. Ou substituí-los. Temos no banco um excelente 2° volante (Casemiro) que se destacou no SPFC por apoiar muito bem, sendo elemento surpresa e aproveitando os espaços gerados pelo excesso de marcação sobre a estrela do time.

Brasil perdeu por causa de Neymar

3 de Junho de 2012 às 21:53, por [ Menon ] [ @blogdomenon ] | 95 comentaram

Neymar jogou mal, não soube escapar da marcação e, no final do jogo , fez aquilo que está muito abaixo de seu futebol: cansado de sua impotência futebolístiica foi brigar com o marcador. Péssimo sinal. Neymar não pode oscilar da dancinha ao beicinho, do beijinho que manda as adversários, quando está por cima, à discussão agressiva quando perde.

O Brasil perdeu por causa de Neymar. Mas a culpa é de Neymar? Depois de dois anos de trabalho, Mano Menezes deveria ter montado um time em que Neymar fosse apenas o que é: um grande jogadora aparecendo para o mundo. Mas, muito graças ao mau trabalho do técnico, Neymar é a estrela da companhia. Éa a grande arma. É a salvação da lavoura. Quando não funciona, o time perde.

Depois de dois anos de trabaho, não era para Mano ter um time todo torto pela esquerda, com bolas e bolas mandadas para Neymar. Com Danilo aparecendo na direita e nada de a bola chegar.

A seleção sub-23 pode até ser dependente de Neymar, mas a verdade é que a outra também é.

Mano Menezes dirige uma seleção pentacampeão que disputará o título em casa. Precisa vencer. E, dois anos depois de assumir, em vez de brindar o torcedor com um time quase formado, o que vemos são garotos ainda não formados e que não podem garantir o êxito do trabalho. Vejamos:

NEYMAR - Em dois anos de convocação é evidente que seu rendimento é muito inferior ao que mostra no Santos. Não fez a diferença na Copa América, por exemplo.

GANSO - Ainda há muitas dúvidas sobre ele. Quando a partida está de acordo com seu estilo, ele brilha. Quando não, ele é incapaz de superar as dificuldades.

OSCAR - Quantos jogos ele já ganhou pelo Inter? No São Paulo, a maior recordação foi seu choro ao errar um pênalti.

LUCAS - Os são-paulinos ficam bravos quando alguém o compara com Jairzinho, mas ele ainda não é um Euller.

Mano precisava ter montado um time coeso que permitisse o brilho dos jovens. Não fez. E Neymar tem de brilhar sempre. Quando não faz, o time naufraga Culpa de Neymar. Culpa de Neymar?

http://trivela.uol.com.br/blog/menon/brasil-perdeu-por-causa-de-neymar/

A gente perdeu pq não temos técnico.

Não vejo necessidade de 3 volantes. Será colocar o Brasil muito pra trás e deixar o Neymar mais isolado ainda. O maior problema do Brasil é a falta de organização do time, algo que o Mano não consegue acertar. Já foi um bom tempo no comando sem definir algo. Podem ver pelo próprio Oscar, que foi convocado agora, foi bem em um jogo e já ganhou a camisa 10 da Seleção (estou falando da Seleção principal).

Não vejo muita coerência nessa Seleção dele.

O problema brasileiro na questão dos volantes são duas:

1- Esse mito que se criou, que seleção brasileira precisa de um volantão fixo, carniceiro mesmo. Não precisa. Isso nem é volante de verdade... é 4º Zagueiro. É só um zagueiro, que joga mais adiantado.
2- Todo volante brasileiro que tem qualidade no passe e visão de jogo, é empurrado para meia-atacante. É só ver o Hernanes, por exemplo. Por que ele não pode ser volante na Seleção Brasileira? Eu gostaria muito de ver uma dupla de volantes formada por Ramires e Hernanes. Mas só os dois. Se for Ramires, Hernanes e Sandro, já avacalhou tudo. Se for pra colocar um 4º Zagueiro, então aí o resto do meio campo pode ser 3 meias ofensivos mesmo.

O Ramires é um jogador muito rápido. Tão rápido, que ele consegue desempenhar duas funções ao mesmo tempo. Ele já era assim desde a época de Cruzeiro, e continua do mesmo jeito no Chelsea. Eu acho que daria muito bem pra ele ser um Primeiro Volante da Seleção, e que ainda pudesse aparecer eventualmente de elemento surpresa no ataque.
O Hernanes poderia um segundo volante que organiza mais as jogadas. E ele pode cobrir as eventuais subidas do Ramires também. Na verdade, quando fiz o meu time, tinha me esquecido do Hernanes. Ele é melhor do que o Oscar em tudo, e eu preferiria ele no time.

Então, reformulando:

Time Principal

Rafael;
Daniel Alves, Thiago Silva, David Luis, Marcelo;
Ramires, Hernanes, Ganso, Lucas;
Neymar, Pato

Variação (Se não tiver Ganso)

Rafael;
Maicon, Thiago Silva, David Luis, Marcelo;
Ramires, Hernanes, Daniel Alves, Lucas;
Neymar, Pato

Primeiras opções de banco: Oscar, Damião, Luis Gustavo

Obs.: Fingolfin, eu nem acho que o David Luis tá jogando essa bola toda não. Mas é que não tem outro pra por. Eu queria muito colocar o Dedé, mas acho que pra zagueiro que joga no exterior faz muita diferença. É totalmente diferente a forma que o zagueiro joga aqui e lá. O próprio Thiago Silva, já era um monstro no Fluminense. Mas teve um tempo de adaptação lá, até se consolidar como o melhor zagueiro do mundo hoje. Se o Dedé pegasse uns 6 meses de Europa antes da Copa, eu já colocaria ele.

Última edição:

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back