• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

Eu pensei bastante e infelizmente a conclusão que se chega, olhando a eurocopa e estes amistosos, é que não se tem um único protagonista brasileiro jogando no futebol europeu.

Essa seleção de ontem é fraca. Não da para se enganar porque ela fez 3 gols. É fraca. Sem talento. Totalmente acobertada pela imprensa. O único jogador próximo de estar pronto para vestir a amarela é o Oscar. O Neymar precisa ir parra a europa. Se ele quiser evoluir algo tem que jogar em algum campeonato europeu. Aqui no Brasil ele é protegido demais. Sem mentira nenhuma, não sei quantos ditos analistas do nosso futebol compararam o Neymar com o Messi ano passado. Sim, isto aconteceu. Esse menino não sabe jogar contra uma equipe que marca bem. Claro que se pegar um adversário no mano a mano ele leva a melhor. Só que, tirando o futebol brasileiro que é uma bagunça, o resto do mundo costuma ser organizado. E ele sofre. Por jogo ele perde de 10 a 15 bolas tentando fazer o drible. Bom se colocam o Lucas Marcelinho junto na mesma equipe esse numero sobe para 30. São jogadores com potêncial mas não sei se são burros ou se não tem noção tática. Acham que o objetivo da partida é pegar a bola, correr e correr com ela.

Não dá mesmo. Eu aqui disse trocentas vezes que o Leandro Damião não é jogador de seleção brasileira. É um bom atacante, artilheiro. Mas é caneleiro. A estilo Mario Gomez e Ibraimovich (só não me venham dizer que estes 2 são craques). Só que para jogar no Brasil é preciso mais. Ou pelo menos eu me acostumei com mais. Então tá tudo errado. Se vê hoje Aguero, Hernandez, Falcão Garcia, todos fazendo sucesso na europa e nenhum brasileiro.

Sobre a convocação pras Olimpiadas, não acho q serão 3 goleiros não. 1o pq são só 18 jogadores (contra 22 da Copa) e são menos jogos(6 contra 7 correto?). Assim, levar 3 goleiros é excesso de zelo.

Sobre o jogo da Argentina, acho q se 2014 é a grande chance deles ganharam o Mundial com o Messi finalmente desequilibrando. Melhor q nunca ele tá. E é a hora de mostrar q tem capacidade de levar o time nacional a uma grande vitória mesmo sem ter tantos outros grandes jogadores segurando o time. Ainda mais q a competição é na América do Sul.

Eu não boto fé nessa Argentina para a Copa não. Claro, o Messi está sobrando, e o ataque como um todo é muito bom. Mas aquela defesa é uma piada. Pega qualquer seleção organizada que toma piaba.

Sobre o Brasil, acho que não dá pra ser tão alarmista. Ainda faltam 2 anos. 2 anos antes da Copa do Japão nossa seleção tava numa merda ainda pior, com gente do naipe de Leomar sendo convocado, e deu no que deu. O pelego falou que falta um brasileiro como protagonista do futebol mundial. Como havia nos últimos anos, disputando bola de ouro, concordo. Mas Thiago Silva, Ramires, Marcelo e Enganação Alves são peças importantíssimas de seus times, gigantes da Europa.

Se a gente incluir os jogadores não-olímpicos nesse time, e treinando o tempo que esse time treinou, já dá pra ficar bem melhor. A zaga do time principal é muito forte, com Thiago Silva e David Luiz. Sendo que ainda tem o Dedé, também de alto nível. Nas laterais, jogadores experientes como o Marcelo e o Dani Alves, embora eu prefira MUITO o Maicon pra lat direita. Como segundo volante tem o Ramires. Pro meio criativo, falta uma certeza, mas temos muitas esperanças, como Oscar, Ganso, Lucas e principalmente um cara que ainda acredito que pode se recuperar e ser o líder dessa seleção em 2014: Kaká. No ataque concordo que o Neymar precisa ir pra Europa pra ficar mais completo, mas que ele já é talentosíssimo e uma arma poderosa do time, não dá pra negar. Vou falar um negócio aqui que parece heresia, mas pelo bom papel tático que faz no Milan e pela experiência na seleção (sem contar que, tirando no finzinho, ele sempre correspondeu), eu ainda guardaria uma vaga (no banco, que fique claro) pro Robinho. Na seleção ele sempre foi mais regular que nos clubes.

O que falta: um cabeça de área e um centroavante. O primeiro caso é o menos grave, já que temos muitos segundos volantes bons. É só o caso de sacrificar um deles pra só marcar.

No ataque é que tá difícil. Damião tá decepcionando, Fred não dá pra saber quando vai se machucar ou não, Luis Fabiano é velho e já era uma forçada de barra em 2010... hoje em dia os candidatos mais fortes pro lugar pra mim são dois jogadores que na verdade são segundos atacantes... Pato, o eterna promessa que não vinga na seleção e Hulk.

Knolex, concordo com vc. Mas acho q existe uma diferença pra 2002. Naquele ano a gente tinha Ronaldo, Romário e Rivaldo q sabiamos q se jogassem oq podiam levavam o time nas costas. E o Ronaldinho era a estrela em ascendencia q o Neymar é hoje.

Pra mim o problema do Brasil não é nem essa nova safra, é a velha. Normalmente mesclamos as estrelas em ascendencia com alguns craques consolidados, q tomavam para si a responsabilidade. Ronaldinho, Kaká e Robinho, q foram as estrelas da Geração 2002/2006/2010 decaíram antes que as estrelas desta geração pudessem se firmar.

Acho que o Brasil está num bom caminho e temos uma safra q nos renderá frutos no futuro. Só não sei se será já num futuro tão próximo qto a Copa aqui. Não estou dizendo q a Argentina vá ganhar, mas com Messi em outro mundo, é a melhor chance q eles tem, pois jogarão quase em casa nos jogos por aqui. Se os Argentinos já eram quase maioria e mais barulhentos na Africa do Sul, imagina a 3 horas de viagem de Buenos Aires.

Além disso a seleção de 2002 tinha uma base que já tinha disputado antes a final de 98. Ainda que não tivesse ganho aquela copa aquilo como experiência valeu pra caramba.

Ai discordo. A seleção de 2002 era uma outra base. De 98 tinha quase ninguém.

Seleção 98

Tafarel, Cafu, Junior Baiano, Aldair e Roberto Carlos; Dunga, Cesar Sampaio, Leonardo e Rivaldo; Ronaldo e Bebeto

Seleção 02

Marcos, Cafu, Lucio, Edmilson, Roque Jr e Roberto Calors, Kleberson, Gilberto Silva e Ronaldinho; Rivaldo e Ronaldo.

São 4 de 11 jogadores apenas sendo q Cafu e Ronaldo já tavam lá desde 94.

Só o Ronaldo, o Rivaldo (dois melhores do mundo pela FIFA), Roberto Carlos (2º melhor do mundo) já valeram porque eram de um nível altíssimo e valiam mais do que 7, 8 ou 9 jogadores medianos. Junto com o Cafú que já tinha jogado duas finais eles formavam a base dos experientes na medida certa pra mesclar com os mais novos.

Já hoje nem isso nós temos. Na realidade jogador de experiência consagrado com rodagem vencedora em Copa pra dividir a responsa com os mais jovens deveriam ser a priori o Ronaldo (não fosse a aposentadoria forçada), o Kaká e o Ronaldinho Gaúcho. Num patamar um pouco mais abaixo o Robinho e Adriano que não ganharam Copa do Mundo, mas foram vencedores jogando bem a Copa América e das Confederações.

E ainda hoje eu dei um exemplo de como o Furia escolhe estatísticas tendenciosas e descarta oq ele não quer apenas para provar a asneira q fala :lol:

02 foi uma nova geração. Jogador de copa passada sempre vai ter. Não existe time 100% renovado em 4 anos.

Knolex, concordo com vc. Mas acho q existe uma diferença pra 2002. Naquele ano a gente tinha Ronaldo, Romário e Rivaldo q sabiamos q se jogassem oq podiam levavam o time nas costas. E o Ronaldinho era a estrela em ascendencia q o Neymar é hoje.

Pra mim o problema do Brasil não é nem essa nova safra, é a velha. Normalmente mesclamos as estrelas em ascendencia com alguns craques consolidados, q tomavam para si a responsabilidade. Ronaldinho, Kaká e Robinho, q foram as estrelas da Geração 2002/2006/2010 decaíram antes que as estrelas desta geração pudessem se firmar.

Acho que o Brasil está num bom caminho e temos uma safra q nos renderá frutos no futuro. Só não sei se será já num futuro tão próximo qto a Copa aqui. Não estou dizendo q a Argentina vá ganhar, mas com Messi em outro mundo, é a melhor chance q eles tem, pois jogarão quase em casa nos jogos por aqui. Se os Argentinos já eram quase maioria e mais barulhentos na Africa do Sul, imagina a 3 horas de viagem de Buenos Aires.

Eu penso da mesma forma. Eu acho que a Seleção tá indo pelo caminho certo. Não tinha como estar muito melhor do que estamos não.

E eu posso estar me precipitando um pouco, mas acho que daqui a 2 anos a evolução de Neymar, Lucas, Ganso, Damião, Pato, David Luis e Dedé vai ser brutal. 2 anos é tempo pra burro... Aí você mescla esses jogadores com Thiago Silva, Daniel Alves, Ramires e Marcelo, que vão ter mais 2 Champions League nas costas, e também vai ter bastante experiência.

Concordo.
Uma mescla tanto da queda repentina dos 2 grandes expoentes Gaucho e Kaka, com uma também tardia ascensão da nova safra.
Em 98 era uma safra campeã do mundo, com inserção do jovem Ronaldo no seu auge e o Rivaldo também chegando no seu auge. Ambos jogados no fogo e corresponderam bem até determinado ponto.
Em 2002 uma nova safra com Ronaldo e Rivaldo já encorpados, com Gaucho e Kaka sendo os jovens preparados pro futuro.
Em 2006 o Fenomeno já decadente (30 anos), com Gaucho e Kaka tendo que ser os responsáveis por guiar o time. Mas quem eram as promessas para serem preparadas pro futuro? Pato apareceu no final de 2006, talvez o Adriano (mas que não é nem nunca foi craque) fosse a esperança, quem sabe o Robinho, etc.
Aí em 2010 tivemos que apostar nos mesmos Kaka e Ronaldinho (um com 30 e o outro chegando nos 30), com o Robinho indo bem mas longe de ter alcançado o status de ser jogador a levar um time nas costas até a conquista da Copa do Mundo, e o Adriano se perdeu completamente (apesar do lampejo de 2009). O Neymar e Ganso até surgiram nesse período e talvez pudessem ter ido, mas eles ainda eram muito jovens, e hoje o Neymar ainda é bastante jovem (ele estará na copa mais ou menos na idade do Ronaldo em 98, e será jogado ao fogo).

De certa forma um ciclo quebrou-se nesse meio tempo.

E ainda hoje eu dei um exemplo de como o Furia escolhe estatísticas tendenciosas e descarta oq ele não quer apenas para provar a asneira q fala :lol:

02 foi uma nova geração. Jogador de copa passada sempre vai ter. Não existe time 100% renovado em 4 anos.

Só que as estatisticas não mentem e ri feio da sua cara porque dos 18 gols que a seleção fez em 2002 na Copa, 14 foram marcados pelos 3 melhores do time de 98.

E você se se esqueceu que do time de 98 que foi mantido pra 2002 ainda tinha Denilson e o Emerson que era titular e só não jogou aquela copa pela zica que deu de ter contundido na véspera do jogo de estréia e que tinha uma liderança sobre o grupo muito boa.

Por mais que o time de 2002 fosse bem renovado, Ronaldo e Rivaldo foram os principais protagonistas e ponto. Não estou negando que exista renovação e não é isso que estou discutindo e quero discutir e sim o papel dela naquela copa que era de aprendizado.

Hoje é diferente. Se jogou a toda a responsabilidade que a renovação de 2010 pra 2014 tem que decidir e que ela vai dar conta e isso eu não acredito em 2014. Só pra 2018 em diante.

Última edição:
Ah, só mais uma coisa: não podemos nos esquecer que a seleção brasileira adora ganhar Copa quando está desacreditada.

Dos 5 títulos, só éramos franco favoritos em 62.

Mas isso costuma valer pra várias seleções, não?
A Itália também tem essa supertição.
A Alemanha idem.
Até a França e Inglaterra só entravam em listas de possíveis campeãs pois jogavam em casa.
Talvez só a Espanha confirmou o favoritismo. E o Uruguai lá atrás na primeira edição.

Acho que o jogo contra a Argentina foi um teste com resultado positivo.
Eles jogando com a seleção principal e nós com a sub-23 e foi um jogo duríssimo.

Algumas observações:

Sandro não é jogador de seleção.
Juan não escalaria nem para um jogo de solteiros contra casados.
Rafael não falhou em nenhum dos gols, mas não é um goleiro que me inspira confiança.
O Bruno Uvini é apenas nota 6.
Hulk escalado pra jogar na esquerda é piada, o forte dele é atuar como o Robben, atuando na direita, cortando pro meio e batendo pro gol e mesmo que encarem como clubismo, prefiro o Lucas atuando do que ele, o Hulk é um jogador de uma jogada só, fica manjado marcar ele. O Lucas tem mais versatilidade.
Damião é um baita jogador, mas não vive uma boa fase. Pato idem.
Gostei da atuação do Neymar, tirando as jogadas em que ele deveria ter insistido e não cavado penalty.

Ganso vai disputar vaga com o Oscar quando voltar?

Eu abriria mão se o Ganso mostrar a q veio na seleção. Até hoje ele vive de uma boa impressão no 1o amistoso contra os EUA lá em 2010

Acho que o jogo contra a Argentina foi um teste com resultado positivo.
Eles jogando com a seleção principal e nós com a sub-23 e foi um jogo duríssimo.

Algumas observações:

Sandro não é jogador de seleção.
Juan não escalaria nem para um jogo de solteiros contra casados.
Rafael não falhou em nenhum dos gols, mas não é um goleiro que me inspira confiança.
O Bruno Uvini é apenas nota 6.
Hulk escalado pra jogar na esquerda é piada, o forte dele é atuar como o Robben, atuando na direita, cortando pro meio e batendo pro gol e mesmo que encarem como clubismo, prefiro o Lucas atuando do que ele, o Hulk é um jogador de uma jogada só, fica manjado marcar ele. O Lucas tem mais versatilidade.
Damião é um baita jogador, mas não vive uma boa fase. Pato idem.
Gostei da atuação do Neymar, tirando as jogadas em que ele deveria ter insistido e não cavado penalty.

Ganso vai disputar vaga com o Oscar quando voltar?

Só não concordo com a sua analise do Rafael.
Como inspirar confiança se todas as bolas que vão na defesa passam e sempre deixam um jogador sozinho contra ele?

No Santos ele joga muito. Nossa zaga não é boa mas é umas 4 vezes melhor que essa.

E ele salvou gols feitos contra a Argentina e México.

Não acho que ele deveria ser títular da principal, mas hoje, ninguém seria. Só tem prego no gol de todos os times do Brasil. Safra ruim.

A esperança é o Júlio César arrebentar nas próximas duas temporadas. Eu testaria também o Diego Alves.

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back