• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

Podem me chamar de retranqueiro, mas eu acho que o volante fixo, à frente dos zagueiros é fundamental em qualquer esquema 4-4-2 (e variações).
Por dois motivos:

1 - Coibe o contra-ataque adversário quando o time está no ataque e perde a posse de bola; e
2 - Dá cobertura à zaga, permitindo que um zagueiro jogue sempre na sobra, quando o time está sendo atacado.

Ao jogar contra times que possuem jogadores que desequilibram pela técica/drible ou velocistas que puxam um contra-ataque muito rápido, jogar sem esse volante fixo à frente da zaga é suicídio.

Thor, pra jogar como você sugeriu, é preciso um esquema com 3 zagueiros.

Nada contra um volante fixo, desde q o cara não seja um mero destruidor. O Romulo por exemplo faz as vezes o papel de 1o volante no Vasco (qdo jogam com Romulo, Felipe, Juninho e Diego) e consegue marcar e ajudar na saída de bola. O Romulo ainda tá longe do nível da seleção principal (pra olimpica serve) mas oq eu quero dizer é q tem q achar esse tipo de jogador. Tem o Arouca nesse nível, etc.

Sinceramente, não me incomodo de ter um 1° volante perna-de-pau, trombador, daqueles que marca até pensamento e que racha o adversário no meio se for necessário, desde que haja ao lado dele um 2° (ou até um 3°) volante bom de bola.
A função do 1° vai ser retomar a posse de bola e tocar de lado pra quem sabe. A deficiência ofensiva dele pode ser compensada por dois bons laterias.

Olha, me importar eu não me importo não, mas era tão bonito ver o Barça, nem esse agora, o do Rijkaard mesmo, cujo o cabeçudo era o Van Bommel. Se funcionar com alguém q sabe jogar melhor. Não precisa ser cabeçudo pra marcar bem.

A pergunta é: Você quer jogar como time pequeno ou como time grande? Time pequeno precisa de volantão brucutú sempre. Ou um ou dois. Time grande não precisa necessariamente desse volantão, principalmente se visar a ofensividade e a qualidade técnica.

Quem são os volantes do Barcelona? Busquets e Xavi. Os dois sabem jogar. Na visão de vocês, então, eles teriam que colocar o Mascherano alí, né?
Volantes do Real Madrid? Xabi Alonso e Khedira. Me desculpem, mas o Khedira não marca melhor do que o Ramires. Sem contar que ele avança várias vezes ao ataque, e o Xabi Alonso é quem faz o balanço, para impedir contra-ataques.
Volantes do Bayern? Luis Gustavo e Schweinsteiger. Se querem um primeiro volante destruidor, coloca o Luis Gustavo, uai! E, na boa... Hernanes marca tão bem quanto o Schweinsteiger. É até mais rápido.

No futebol tem time que joga de presa, e se esconde atrás de volantes.
Tem time que joga de predador, e usa os volantes para envolver o time adversário.

Só tem que definir como é que vocês esperam que a Seleção Brasileira jogue.

A pergunta é: Você quer jogar como time pequeno ou como time grande? Time pequeno precisa de volantão brucutú sempre. Ou um ou dois. Time grande não precisa necessariamente desse volantão, principalmente se visar a ofensividade e a qualidade técnica.
Acho que muitos não estão se importando com isso. O que querem mesmo ver é resultado. Algo que o Mano não está conseguindo.

O Dunga, mesmo jogando mais recuado, ele conseguia muitos bons resultados e era isso que fez ele chegar tão longe com a Seleção. Ele impôs seu estilo e deu certo. Chegamos longe na Copa do Mundo, perdendo apenas na semi para uma forte Holanda, sendo que tivemos muitas chances de sair com a vitória. Já o Mano, bem, em todo esse tempo de comando, ele não tem um time formado e nem um esquema de jogo.

O Turgon citou a palavra que eu iria usar: resultado

No final das contas, é isso que todo mundo espera.
Na seleção brasileira, por exemplo, os últimos grandes resultados foram obtidos por treinadores que, na época, inovaram e fortaleceram sua estrtura defensiva com um volante a mais.

Hoje, a grande inovação é o esquema do Barcelona. Esse sim joga sem o volante fixo. Eles fazem uma variação do famoso "carrossel holandês". Mas mesmo o Barcelona, caçou muito esse ano e acabou voltando pra casa só com um título de menor expressão. A Champions lhe fugiu porque a presa reconheceu a sua limitação e botou todo o time atrás da linha da bola. Quando o predador menos esperava, sofreu o golpe. Do meu ponto de vista, o golpe poderia ser evitado com um pouco mais de cautela que não comprometeria o show.

Os outros "grandes" do futebol internacional ainda perpetuam o estilo que o Parreira popularizou na Copa de 94. Os nomes e a técnica dos volantes variam, mas o esquema é antigo!

Primeira rodada de cortes dos jogadores que irão pras olimpíadas.

Os que restaram:

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Neto (Fiorentina)
Rafael Cabral (Santos)
Gabriel (Milan)
Renan Ribeiro (Atlético-MG)
Diego Alves (Valencia)

Laterais
Danilo (Porto)
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Alex Sandro (Porto)
Marcelo (Real Madrid)
Fágner (Vasco)
Lucas Mendes (Coritiba)

Zagueiros
Thiago Silva (Milan)
Dedé (Vasco)
Marquinhos (Corinthians)
David Luiz (Chelsea)
Bruno Uvini (São Paulo)
Juan (Inter de Milão)

Volantes
Sandro (Tottenham)
Fernando (Grêmio)
Rômulo (Vasco)
Casemiro (São Paulo)

Apoiadores
Lucas (São Paulo)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
Philippe Coutinho (Espanyol)
Giuliano (Dnipro)
Oscar (Internacional)
Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Wellington Nem (Fluminense)
André (Atlético-MG)
Hulk (Porto)

Eu acho que vai ficar assim...

Primeira rodada de cortes dos jogadores que irão pras olimpíadas.

Goleiros
Neto (Fiorentina)
Rafael Cabral (Santos)
Renan Ribeiro (Atlético-MG)

Laterais
Danilo (Porto)
Daniel Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros
Thiago Silva (Milan)
Bruno Uvini (São Paulo)
Juan (Inter de Milão)

Volantes
Sandro (Tottenham)
Rômulo (Vasco)
Casemiro (São Paulo)

Apoiadores
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)

O Daniel Alves, apesar de não ter sido convocado pra esses últimos amistosos, é uma aposta minha, devido à sua versatilidade de jogar nas duas laterais.
Dedé, Hulk e David Luiz ficam de fora por causa da idade, mas devem ser presenças certas nas convocações da seleção principal.
Ele pode também optar por levar mais um zagueiro, no lugar de um goleiro, mas eu acho improvável.

Quem é esse Neto da Fiorentina? Nunca ouvi falar. Acho que Jefferson, Rafael e mais um entram. De lateral, não gosto do Daniel Alves, mas é mais pelo que ele é do que pelo que ele joga, e tendo só um reserva acho justo. De resto, concordo que vai ser isso mesmo. É uma pena o Dedé ficar de fora.

No primeiro tempo o Brasil jogou de igual p igual com a Argentina mas a verdade é que o nosso time é mais fraco sim.

A arbitragem foi horrorosa, foram 2 penalts no Neymar. Coisa clara! Os comentaristas da globo são mt ruins, o Romero é um goleiro apenas regular. É só chutar que temos chances.

E cada vez mais eu penso que o Sandro é um jogador extremamente superestimado! Ele não tem nível pra seleção principal e estou começando a duvidar se tem pra olímpica. Mas como é do empresário do Mano então ele fica...

A derrota e os gols do Messi vão ofuscar qualquer coisa, mas a verdade é que a seleção jogou muito bem hoje. Talvez, em termos de atuação, tenha sido a melhor dos 4 jogos dessa série.

Mal no jogo, estiveram apenas o Damião e o Sandro.

Também achei que a seleção não foi mal não.
Mas Messi desequilibrou, sobretudo no último gol. E até pela atuação dele eu nem fiquei tão triste assim pela derrota. Por mais que seja argentino, dá gosto ver um futebol como o dele.

Pode até soar bizarro, mas essa derrota foi um excelente teste pra seleção que na olimpiada pode ir longe

Mas pra disputar uma Copa do Mundo aí a conversa é outra, pois o nível é completamente diferente.

Foi um baita jogo!

As duas seleções tiveram seus altos e baixos. Ambas deram espetáculo e também falharam na defesa.
Eu concordo que o Brasil jogou muito bem, com algumas ressalvas.

Defensivamente, ainda há o que evoluir. O Messi deixou isso muito claro! Acredito que a entrada do Thiago Silva na zaga vai trazer uma melhora, mas não é o suficiente. Os volantes ontem estiveram muito mal. O último gol do Messi foi culpa deles...
Ofensivamente, faltou outra vez o centro-avante e a confiança pra chutar no gol.
E finalmente sobre o Neymar. Eu acho que ele pensava que estava jogando campeonato paulista ontem! Alguém tem de chegar nesse menino e dizer pra ele que futebol internacional é bem diferente. Os dois supostos pênaltis não-marcados são do tipo que só são marcados pela arbitragem brasileira. Já passou da hora de jogador e imprensa esportiva parar de pedir pênalti assim. E também já passou da hora de adequar a arbitragem brasileira aos padrões internacionais.

Na minha sincera opinião, excuindo qualquer tipo de preferência, acredito que não foi pênalti em nenhum dos dois lances em cima do Neymar. Além disso, o gol do Rômulo deveria ter sido anulado por impedimento.

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back