• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

A questão é, por coerencia, todos que tem esse sentimento agora deveriam então estar torcendo contra a seleção desde 1980 e blaus. Porque desde que o RT assumiu, tem sido assim. Talvez mais intensificado na segunda metade dos anos 90.
Parece que só o Mano convocou gente estranha. Esquecem que Falcão também convocou gente estranha bagaraio na reformulação de 90 pra 94 (e não acredito que alguém aqui ache que Falcão é falcatrueiro nivel RT). O Luxa/Leão/Felipão também convocaram gente estranha, de novo, era uma reformulação.
E todos tinham desconfianças sobre essa questão de empresários, participação em negociações, etc.
Querem transformar em exclusividade de agora. Não é. Eu critico o trabalho do Mano (as olimpiadas foi um erro claro dele de convocação e as más atuações contra seleções de peso), mas tem que usar os argumentos válidos pra ele. Falar "Ah, o Mano convoca porcausa de empresários. Tem que tirar ele e colocar o Luxa", seria de uma incoerencia impar.
Sendo que há até um pequeno atenuante pro Mano pois agora a reformulação está mais profunda, porque não temos nenhum jogador de peso da geração passada querendo se assumir como o jogador experiente do grupo (e o Mano tentou de novo colocar o Ronaldinho como esse jogador, e não deu, e não vai dar mais mesmo). Agora foi buscar o LF que vem com peso de titular do ataque na copa de 2010. Dos grandes nomes titulares de copas passadas, o JC tava na reserva da Inter e agora foi prum time ridiculo, o Lucio e Juan não mais são unimidade (mas neste setor o Brasil tá muito melhor servido), Kaka fica de picuinhas com o Mourinho, etc. Eu só consigo pensar no Maicon, esse eu não entendo porque nem sequer é chamado (qual a idade dele?), mas também não é salvador da pátria.

Eu consigo escalar um time provável do Mano. Realmente há umas 3 duvidas.
Goleiro
Daniel Alves
Thiago Silva
David Luiz
Marcelo
Romulo
Ramires
Oscar
Meia
Neymar
Atacante

Prum time que saiu do zero absoluto. Há uma espinha dorsal sim.
Quantos anos demorou pra sair a espinha dorsal da Espanha ou Holanda?
Só a Alemanha mesmo que deu uma surpreendida com um time de garotos muito bons. Mesmo assim, já são mais de 2 anos de trabalho.

Concordo que o trabalho do Mano não é bom.
Mas a tragédia que estão dizendo eu considero muito mais pelo contexto em que o Brasil se encontra hoje em dia do que por culpa do Mano.
Outros talvez estivessem fazendo melhor. Mas MUITO melhor, eu duvido.

Pior que não levar o Fred é chamar o Fábio Santos. Estão esquecendo desse cara? :lol: FÁBIO SANTOS NA SELEÇÃO?
Antes Fabio Santos que seu xará de sobrenome André Santos.
:g:

Ainda não me conformo que André Santos já vestiu a amarelinha.
:lol:

Fazer convocações estranhas de jogadores para atender interesses de empresários todos esses técnicos que passaram pela seleção fazem mesmo, não há como negar.

Só que ultimamente esse número tem aumentado cada vez mais.

Ainda assim chegava um momento que o técnico finalmente entrava numa definição final como fez o Dunga que num determinado momento decidiu fechar de vez um grupo, o time cresceu durante a eliminatória e aí salvo casos excepcionais de lesão de um ou outro jogador ele não mexeu mais, ainda mais disputando um torneio bastante competitivo como aquele onde todas as seleções se matam pra uma vaga na Copa e não tinha nada de clima de amistoso.

Tanto entre os defensores como entre os críticos do Mano, o que mais vejo aqui é clubismo mesmo.
Romário é bem clubista também, né? Jogou anos aqui no Palmeiras, por isso que critica o Mano tanto.

Falar "Ah, o Mano convoca porcausa de empresários. Tem que tirar ele e colocar o Luxa", seria de uma incoerencia impar.
Mas ninguém está falando para ele sair só por conta das convocações. Estamos falando mais do seu trabalho em si. Em 2 anos eu não vejo uma evolução e nem mesmo um sinal de que as coisas possam melhorar. Grande parte culpa do Mano e outra grande parte culpa da própria CBF.

O Mano disputou 2 competições e foi ruim em ambas. Sim, ele não fez uma ótima Olimpíadas. Ele quase foi desclassificado por Honduras, sendo que conseguiu um penalty ali salvador. Já na Copa América não tem nem o que comentar. A evolução da equipe não veio.

Agora a CBF só marca amistosos sem importância. Amistosos contra seleções sem expressão em uma clara operação "salva Mano" e faça o povo achar que está tudo bem com a Seleção. Fato é que o Mano não conseguiu um resultado bonito desde que assumiu. Podem falar dos jogos contra a Argentina, mas ali não era o time mesmo titular dele e nem da Argentina. Logo vai chegar a Copa das Confederações e o Mano não tem um time formado e nem um padrão de jogo definido, isso com mais de 2 anos de treinamento.

Eu consigo escalar um time provável do Mano. Realmente há umas 3 duvidas.
Goleiro
Daniel Alves
Thiago Silva
David Luiz
Marcelo
Romulo
Ramires
Oscar
Meia
Neymar
Atacante
Eu ia justamente postar essa escalação.

Alguns desses titulares de hoje não eram unanimidades antes... Principalmente aqueles que disputaram a última Copa.
Outros estão com o Mano desde que ele assumiu a seleção. É o caso de Neymar e Thiago Silva.
Mas o que mais me chama a atenção é que em todas as posições, exceto goleiro e 2° volante, os titulares não variaramm muito.

Vejamos:

GR: Vários
LD: Daniel Alves, Rafael
DC: Thiago Silva
DC: David Luiz, Dedé
LE: Marcelo
MDC1: Romulo, Sandro
MDC2: Vários
MAC: Ganso, Oscar, Lucas
AV: Hulk, Pato
PL: Damião
AV: Neymar

Outros nomes poderiam ser citados, mas não acredito que eles sejam muito recorrentes a ponto de serem considerados como base do time.
Na minha opinião, isso evidencia que todas essas "experiências" do Mano já o levaram a concluir sobre 80% do time.
Além disso, muitos desses convocados apareceram e logo sumiram pra seleção, como num passe de mágica.
Esse tipo de coisa dá margem às denúncias de envolvimento com empresários e transferências de jogadores.

Eu ainda não peço a cabeça do Mano, mas acho que já tá na hora de deixar claro que esse time tem um corpo formado.
A base está ali e acredito que poucos jogadores dessa base são questionados. É o que tem de melhor disponível.
Então o que precisa ser feito é dar conjunto a esse time e fazer esse jogar o máximo que pode. Essa é a função do treinador.
E aí não cabe mais ficar chamando muitos jogadores diferentes só pra "testar". A fase de testes deveria ter se encerrado antes das Olimpíadas.

O novo foco é a Copa das Confederaçãos. Se até lá, não tiver um time formado, com uma base definida, bem treinado e entrosado, o bicho vai pegar!

Isso já é bem mais do que o Felipão tinha conseguido com a seleção pré-2002. Ele não foi "quase eliminado", ele foi eliminado.
O Ecthelion disse bem sobre essa parte.

O Mano tem sorte de estar jogando contra seleções fracas. Se fosse só com grandes e em competições, não teriam como segurar ele no cargo por muito mais tempo por conta da pressão.

O Ecthelion disse bem sobre essa parte.

O Mano tem sorte de estar jogando contra seleções fracas. Se fosse só com grandes e em competições, não teriam como segurar ele no cargo por muito mais tempo por conta da pressão.

Mas Turgon, esse cenario que vc diz não existe pra nenhuma seleção no mundo.
Nem Espanha, nem Alemanha, nem ninguém passa os 4 anos antes de uma Copa jogando contra grandes adversários e grandes competições.
O Brasil perdeu a Copa América em uma partida que fuzilou o Paraguai durante todo o jogo. Tudo bem, perdeu, mas AQUELA partida em especifica jogou bem.
Na Olimpiada nós perdemos para o atual campeão sub-20. Além do mais, é o MÉXICO! México é a França da América, adora arrebentar o Brasil.

Enfim, acho que vcs cobram "partidas mais dificeis" para ver o Mano se fuder e falarem "Viu, eu tinha razão!". O Mano ainda ta montando o elenco mesmo, precisa testar e etc, se pegar só seleção Top ele vai perder mesmo..
Agora, eu repito, me mostrem UMA SELEÇÃO no mundo que está se preparando para a Copa jogando só com seleções de grande qualidade...

O problema é que esse time que está 70% "pronto" não funciona.
Ok, vamos por partes.

Na Copa América, Mano teve aproximadamente 1 ano pra se preparar, sendo que tinha acabado de assumir o cargo e ainda não tinha o know-how atual.
O fracasso foi sentido, mas ele tinha explicações aceitáveis para tentar se justificar. Início do trabalho, etc...

A partir daí, ele focou nos Jogos Olímpicos. E aí, precisava garimpar jogadores jovens e prepará-los.
Sabemos que o time olímpico é mais ou menos semelhante ao principal, mas ainda assim algumas peças precisavam ser testadas.
O fracasso veio e foi ainda mais criticado pelas circunstâncias: time quase principal, contra seleções de medíocres pra baixo, etc...

A partir de agora é seleção principal na veia!
Se eu fosse o Mano, começaria a convocar, na medida do possível, sempre os mesmos jogadores. Testes somente seriam admitidos pra posição de goleiro.
Até mesmo pra segundo volante, estamos vendo que o Ramires vem jogando bem.

Se chegar na Copa das Confederações e o time fizer outro fiasco, aí eu passo a concordar que o Mano não é o cara certo pra estar ali.
E isso se justificaria pelo fato de ele estar convocando, supostamente, o que há de melhor, mas esse melhor não rende bem.
Nesse caso, o treinador que entrar teria que manter a mesma base e tentar trabalhá-la ao longo de um ano pra chegar na Copa do Mundo com cara de time.
Mudanças drásticas demais só iriam complicar ainda mais a situação.

Eu daria essa chance pro Mano, apesar de, particularmente, eu achar que ele não tem mesmo a capacidade necessária ao cargo que ocupa.
Mas esse é apenas um "achismo" meu... Pra se afirmar isso categoricamente, é preciso que ele tenha mais uma chance em uma competição de alto nível e falhe.
Depois disso, não haverá mais argumentos pra defendê-lo.

Enfim, acho que vcs cobram "partidas mais dificeis" para ver o Mano se fuder e falarem "Viu, eu tinha razão!". O Mano ainda ta montando o elenco mesmo, precisa testar e etc, se pegar só seleção Top ele vai perder mesmo..
Esse é o problema.

Nós deveríamos estar falando atualmente que o Brasil iria jogar de igual contra essas Seleções. Que mesmo talvez não vencendo, ao menos a Seleção iria apresentar um bom futebol. Acontece que não vimos isso na Seleção do Mano até hoje. Ninguém acredita no Brasil fazendo frente contra a Alemanha, Espanha ou alguma outra grande da Europa. Olha que estamos já perto da Copa do Mundo.

E esses amistosos bobos só tiram a razão para apoiar o técnico. Pois testes de verdade, a Seleção não está tendo nenhum. Os únicos que tiveram o Brasil perdeu. Não acredito muito numa melhora desse grupo com o Mano como técnico.

Alguém aqui bota fé que essa seleção será campeã do mundo em 14? Eu estou desacreditado, mas mudar agora né, pra que? Deixa como tá, o Manos Menezes fazendo testes e mais testes, quem sabe até lá ele consiga colocar aquele padrão de jogo que a Espanha tem. As vezes até lá possa surgir uma máquina avassaladora, chamada Brasil :lol:

Foi mesmo. Mano agora só não roda se o Marin for idiota demais (não que não seja, mas a pressão vai ser foda).

Se a demissão do Felipão tivesse ocorrido exatamente UMA SEMANA antes, o Morumbi berraria em uníssono o nome dele (Felipão) no amistoso contra a África do Sul.

Foi mesmo. Mano agora só não roda se o Marin for idiota demais (não que não seja, mas a pressão vai ser foda).

Se a demissão do Felipão tivesse ocorrido exatamente UMA SEMANA antes, o Morumbi berraria em uníssono o nome dele (Felipão) no amistoso contra a África do Sul.
Nao duvido. O nivel de imbecilidade do torcedor paulista em jogo da seleção é tamanho que poderiam até gritar o nome do Rogério Ceni caso a Africa do Sul tivesse marcado um gol.

Ué, o Mano só não foi eliminado de mais coisa pq não disputou quase nada. Perdeu Copa América e Olimpíadas.
Eu tava pegando só na incoerencia.
Ser "quase eliminado por Honduras" é argumento pra ser demitido.
Então o Felipão devia ter sido limado 5 minutos depois de ser eliminado por Honduras.

E você acredita mesmo que irá jogar bem de uma hora pra outra?
E quem vai fazer o Brasil jogar bem no contexto atual de transição e em que o Brasil não mais tem um jogador sequer de destaque pelo mundo?
Ou você acha que o Brasil ainda tem os melhores jogadores do mundo na atualidade?

Felipão vai fazer o Brasil jogar bem? O futebol vai ficar mais feio ainda, mas talvez vença mais. Ele vai convocar o Marcos Assunção e vamu que vamu de chuveirinho na área. Nem tendo Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo e Roberto Carlos ele fez a seleção jogar realmente bem.

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back