• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

• Criador do tópico Criador do tópico Grimnir
  • Data de Criação Data de Criação
Estava tão interessada em discutir quem seriam esses personagens novos, e fazer suposições sobre seus possíveis papeis na trama. Do que debates sobre as aparências deles em si.

Entendo como: a Terra Média abre possibilidades para se criar algumas coisas, contanto que não seja algo toscamente absurdo (ainda não entendi esse negocio de criatura do espaço 😅).

Os personagens originais, penso que provavelmente são necessários pra desenvolver outras linhas de histórias paralelas à principal. E se tem mais liberdade para variar nas aparências destes. Afinal não tem personagens, dialogos e nem material o suficiente nesse período, é marjoritariamente narrativo. 🤔

Os atores para esses personagens nesse casi não me incomodaram, deverdade, se forem bem desenvolvidos então. É melhor do que deturbarem os existentes que tem suas características já descritas nos livros apenas por preguiça de criar.
Na verdade os "fãs" esquequeram ou não sabem do real significado de toda a obra de tolkien. Se soubessem não ficariam nessa discussão sem sentido.

eu já estou aqui pensando em como vai ser meu extenso post de "eu avisei".

para mim a compressão da linha do tempo foi a gota d'água.

minhas expectativas chegaram enfim a zero, e com expectativas baixas espero ao menos conseguir me divertir enquanto assisto. mas essa série jamais será canon na minha cabeça.

Assim como o episódio 9 de star wars e matrix 4, eles podem até existir, mas "no meu coração" eu sei que não foi assim que a história seguiu.

Não tô entendendo o estranhamento com elfos de pele escura. Tolkien descreveu como "pálidos" apenas os Noldor e os descendentes da casa de Finarfin. *Presume-se* que os elfos que foram para Valinor tenham uma aparência diferenciada, por causa do impacto da luz das Árvores. Mas a maioria das descrições físicas dos elfos se resume à cor de cabelos e olhos. Todo esse estranhamento é por causa de décadas de representações (seja em ilustrações, indústria audiovisual, artes etc) de elfos brancos, de orelhas pontudas, cabelos longos e lisos. Se construiu no imaginário coletivo que elfo só pode ser desse jeito, o que foi mais firmemente legitimado com os filmes do PJ. O elfo negro da série é um elfo silvestre, e não há uma descrição homogênea sobre a etnia deles. E também não é um personagem canônico.

Todo esse surto é resultado de um imaginário coletivo construído, reforçado e perpetuado, aliado a um preciosismo bem raso em relação à "essência do personagem". Primeiro que, novamente, esse personagem não é canônico. Segundo que a essência dos personagens de Tolkien não tem nada a ver com suas descrições físicas (com exceção de pouquíssimos personagens - e os que precisam da fidelidade à descrição física que aparecem na série, como Galadriel, assim o são). Não interessava para Tolkien, que descrevia até a grama e o cheiro do vento, perder tempo com cor de pele, por isso poucos personagens tiveram uma descrição completa (pele, cabelo, olhos, altura, forma física) e quem teve foi por motivos importantes para o desenvolvimento do personagem. Não teve toda essa cobrança nos filmes do PJ: Aragorn é descrito como alto e régio, mesmo como Passolargo (o que servia até como intimidação), mas Viggo Mortensen é baixinho e tem uma voz quase inaudível; Legolas não é loiro; Frodo não tem imensos olhos azuis... enfim, já sei o pano que vocês vão passar. É o mesmo pano que eu vi sendo passado à exaustão pelo fandom: são escolhas de adaptação que não importam.

Por que é isso mesmo: NÃO IMPORTA. Deveria ser mais incômodo personagens realmente descaracterizados em essência, por exemplo, Gimli servir de alívio cômico, Faramir perder sua nobreza porque era o filho rejeitado, Frodo sendo um bunda mole preguiçoso, Legolas quase um X-Men... ESSA é a verdadeira essência dos personagens: seus caráteres, personalidades, atitudes, mensagens e lições tiradas de seus arcos. Foda-se aparência física. Não é isso que vai "arruinar a obra de Tolkien", não é um "desrespeito" à obra. É preciosismo seletivo, memória afetiva moldada pelo racismo estrutural e prazer de implicar (quem usa a palavra "lacração" tem a amplitude lógica de um nabo).

A saída do Shippey é um dos pontos do caos que foram citados na matéria, porém pelas informações existem mais.

O marketing está vendendo como se fosse ser fiel ao cânon (falaram em segurança acima da média em relação a outras séries), entretanto pelo que se tem revelado também é para ressignificar o cânon (a segunda opção do que dizia sobre "do que fazer com fidelidade"). Na reportagem da Vanity (pra quem leu, claro) os dois escolhidos para serem responsáveis falam como se estivessem de fato indo na jugular do cânon, e não como se fosse um divertimento sem compromisso igual um game de PC. Nas palavras deles eles se comparam a Frodo e Sam levando o "pesado fardo" do legado de Tolkien. Até divulgaram o valor do investimento na Nova Zelândia (querem manter os acertos de LoTr do PJ), 400 milhões apenas para construções ao longo de 5 temporadas.

Considerando que eles não entreguem o que estão prometendo, de estarem a altura do legado (risco de acontecer), resta esperar o "julgamento de combate" do resultado oficial do trabalho na tela.

Por que é isso mesmo: NÃO IMPORTA. Deveria ser mais incômodo personagens realmente descaracterizados em essência, por exemplo, Gimli servir de alívio cômico, Faramir perder sua nobreza porque era o filho rejeitado, Frodo sendo um bunda mole preguiçoso, Legolas quase um X-Men... ESSA é a verdadeira essência dos personagens: seus caráteres, personalidades, atitudes, mensagens e lições tiradas de seus arcos. Foda-se aparência física. Não é isso que vai "arruinar a obra de Tolkien", não é um "desrespeito" à obra. É preciosismo seletivo, memória afetiva moldada pelo racismo estrutural e prazer de implicar (quem usa a palavra "lacração" tem a amplitude lógica de um nabo).
Quero ananas barbudas, só isso.

A saída do Shippey é um dos pontos do caos que foram citados na matéria, porém pelas informações existem mais.

O marketing está vendendo como se fosse ser fiel ao cânon (falaram em segurança acima da média em relação a outras séries), entretanto pelo que se tem revelado também é para ressignificar o cânon (a segunda opção do que dizia sobre "do que fazer com fidelidade"). Na reportagem da Vanity (pra quem leu, claro) os dois escolhidos para serem responsáveis falam como se estivessem de fato indo na jugular do cânon, e não como se fosse um divertimento sem compromisso igual um game de PC. Nas palavras deles eles se comparam a Frodo e Sam levando o "pesado fardo" do legado de Tolkien. Até divulgaram o valor do investimento na Nova Zelândia (querem manter os acertos de LoTr do PJ), 400 milhões apenas para construções ao longo de 5 temporadas.

Considerando que eles não entreguem o que estão prometendo, de estarem a altura do legado (risco de acontecer), resta esperar o "julgamento de combate" do resultado oficial do trabalho na tela.
Isso porque estamos nos esquecendo do conteúdo "cômico" que as séries e filmes amam colocar nas suas produções. Aquelas coisinhas sem graça e nexo intercaladas para "amenizar" momentos de tristeza e conflitos (que geralmente envolvem algum tipo de degradação), já que parece que eles pensam que as pessoas hoje em dia não podem suportar uma sequência de cenas fortes sem tomarem uma dose de pílula da felicidade. Se tiver o stand-up grátis, aí vai ser só a cerejinha do bolo para completar. 🍒

Última edição:
Quero ananas barbudas, só isso.
Reaction GIF by MOODMAN

O que está ficando cada vez mais claro para mim é: a série não, nem nunca foi, pensada e idealizada para os fãs dos livros. Os produtores sabiam que os fãs assistiriam de qualquer jeito, independente do quão modificada a história fosse.

A série é para as pessoas "normais", que nunca se interessaram pelo Legendarium, que no máximo assistiram os filmes uma vez ou outra — e até acharam os filmes chatos e cansativos, afinal, 3 filmes de 3h não é para qualquer um.

Sabe aquele seu amigo/a que nunca leu ou jogou The Witcher, mas assistiu todos os episódios da série? Sabe aquele seu primo/a que diz que odeia ler, mas é viciado nas séries bestas da Netflix? Então. A série não para você, que sabe a árvore genealógica de Fëanor completa, que sabe o nome de todos os rios da Terra Média desde Beleriand. A série é para esse seu primo e seu amigo aí, que constituem 99% da população.

A cada notícia que saía eu também fui ficando cada vez mais decepcionado. Como fã, é óbvio que eu queria que a série fosse o mais fiel possível àquilo que eu conhecia, àquilo que adorava e que é tão importante para minha vida. Mas a partir do momento que eu aceitei isso — que a série não é para mim — um peso saiu das minhas costas.

Vou assistir, com certeza. Mas vou assistir como se fosse uma série como qualquer outra. Celebrimbor, Ar-Pharazon e cia. limitada vão ser novos personagens para mim; vou fingir que nunca ouvi falar neles antes.

Última edição:
O que está ficando cada vez mais claro para mim é: a série não, nem nunca foi, pensada e idealizada para os fãs da série. Os produtores sabiam que os fãs assistiriam de qualquer jeito, independente do quão modificada a história fosse.

A série é para as pessoas "normais", que nunca se interessaram pelo Legendarium, que no máximo assistiram os filmes uma vez ou outra — e até acharam os filmes chatos e cansativos, afinal, 3 filmes de 3h não é para qualquer um.

Sabe aquele seu amigo/a que nunca leu ou jogou The Witcher, mas assistiu todos os episódios da série? Sabe aquele seu primo/a que diz que odeia ler, mas é viciado nas séries bestas da Netflix? Então. A série não para você, que sabe a árvore genealógica de Fëanor completa, que sabe o nome de todos os rios da Terra Média desde Beleriand. A série é para esse seu primo e seu amigo aí, que constituem 99% da população.

A cada notícia que saía eu também fui ficando cada vez mais decepcionado. Como fã, é óbvio que eu queria que a série fosse o mais fiel possível àquilo que eu conhecia, àquilo que adorava e que é tão importante para minha vida. Mas a partir do momento que eu aceitei isso — que a série não é para mim — um peso saiu das minhas costas.

Vou assistir, com certeza. Mas vou assistir como se fosse uma série como qualquer outra. Celebrimbor, Ar-Pharazon e cia. limitada vão ser novos personagens para mim; vou fingir que nunca ouvi falar neles antes.
Foi bem no ponto. Como eu sempre disse antes mesmo de sair sinopse, seria uma fanfic para ganhar dinheiro e assim deveria ser classificada para que todo mundo ficasse contentado (mas nunca iria). Mas o último ponto importante, além desse penúltimo, até agora vi poucos falando a respeito. Infelizmente o pessoal só vai perceber provavelmente no fim da série e vai ser tarde demais.

Alguém poderia me esclarecer se a série vai demorar 5 anos para acabar?

Isso porque estamos nos esquecendo do conteúdo "cômico" que as séries e filmes amam colocar nas suas produções. Aquelas coisinhas sem graça e nexo intercaladas para "amenizar" momentos de tristeza e conflitos (que geralmente envolvem algum tipo de degradação), já que parece que eles pensam que as pessoas hoje em dia não podem suportar uma sequência de cenas fortes sem tomarem uma dose de pílula da felicidade. Se tiver o stand-up grátis, aí vai ser só a cerejinha do bolo para completar. 🍒
Na época que saiu a primeira imagem de conceito de Aman (é um ponto central do cânon, o core, ou coração do mundo, o memorial aonde os Ainur ergueram na terra) com as duas árvores já demonstrou a abordagem de um terreno dúbio e pantanoso do projeto que vai mexer na beleza e leveza do material original.

Em atmosfera, a terra de Aman deveria ter elementos de filmes como Avatar (criaturas e plantas estranhas que não estão mais no mundo e só existem lá), elementos do filme Amor Além da Vida (fantasmas andando entre os vivos e voando pelos céus e paisagens encantadoras levando mensagens para os Poderes nas montanhas), alegria simples igual na música Saturday in The Park do Chicago com pessoas brincando na grama no mesmo estilo dos Hobbits na casa de Bombadil. E não sei que momento eles pegaram a foto, talvez antes da invasão de Pharazon, mas passou a impressão não de que é um continente de preservação da memória do que é bom, mas de um continente que está mais assolado e vazio do que a terra mortal, muito pior que Valfenda do PJ (Tolkien descreveu o oposto, os próprios filmes do PJ são mais cálidos do que a imagem que divulgaram). Quer dizer, tom minimalista, clínico e frio, bem ao gosto da Big Tech, mas fora do aconchego familiar das obras.

É um indicativo de que a mensagem corre risco de ser diluída e neutralizada. Isso me preocupa, eu acompanho Tolkien por ser Tolkien e não por ele ser neutro, Tolkien não tem responsabilidade de ser o pacificador do mundo nem corrigir erros sociais. Resta ver o que o "big money" vai nos trazer, minha esperança seria que pelo menos criem alguns pontos de drama em Aman para criar ligação.

E não sei que momento eles pegaram a foto, talvez antes da invasão de Pharazon, mas passou a impressão não de que é um continente de preservação da memória do que é bom, mas de um continente que está mais assolado e vazio do que a terra mortal, muito pior que Valfenda do PJ (Tolkien descreveu o oposto, os próprios filmes do PJ são mais cálidos do que a imagem que divulgaram). Quer dizer, tom minimalista, clínico e frio, bem ao gosto da Big Tech, mas fora do aconchego familiar das obras.
Antes da trama, se apresentam os signos, e eles dizem as coisas por si, sobre o que vem e sobre todas as pretensões. Não poderia ser diferente. Nunca imaginei que depois de O Senhor dos Anéis haveria algo que pudesse remeter a beleza, a pureza e a grandiosidade de um mundo antigo ou sem mácula, que Tolkien usando apenas palavras conseguiu desenhar nas consciências. Não é mais o tempo e, embora eu rejeite isso, sei que cada qual da forma que são, transmitem parte de si naquilo que produzem e oferecem a quem está esperando, subconscientemente, em cada época do mundo.

Estou entendendo o seguinte que no mínimo teremos uma compressão temporal dos eventos entre a forja dos anéis e a queda de Númenor (cerca de 1500 anos).

O que ainda não entendi é o evento abaixo:

Se Galadriel parte de Aman e encontra Halbrand, isso potencialmente significa que a Primeira Era inteira será omitida?
Para mim ficou a impressão de que a Galadriel foi colhida numa tempestade enquanto estava navegando nos mares divisores vinda da Terra Média ou, quem sabe, durante o regresso da ilha de Númenor. Talvez ela estivesse tentando ir pra lá... Mas acho difícil que tentem anular a existência dela na Primeira Era. Acho que os "avisos" que ela tenta dar são ou pra Númenor ou pra galera dos Portos Cinzentos em Lindon.

E, sim, parece que os 1500 anos vão ser comprimidos em, no máximo, 15 ou um décimo do período real com muita boa vontade.

Última edição:
O que está ficando cada vez mais claro para mim é: a série não, nem nunca foi, pensada e idealizada para os fãs da série. Os produtores sabiam que os fãs assistiriam de qualquer jeito, independente do quão modificada a história fosse.

Também estou bastante decepcionada com as notícias e principalmente com as imagens que saíram.
Eu estava esperando que pelo menos a linguagem visual fosse bacana (em nível e qualidade de direção de arte eu digo)... Somente a primeira imagem divulgada foi impactante, as outras não estão no mesmo nível.

E me pergunto se vou conseguir abstrair e assistir como 'entretenimento'.

AmazonStudios_210802A_HD-H-2021.webp

Em qual parte está esse mundo sem máculas?
Nas dissonâncias de Melkor? Na derrubada dos pilares e extinção das árvores? Na criação dos orcs, sedução dos Balrogs e maldição dos dragões? A corrupção de Arda?

Talvez se olharmos paras o puros e belos elfos (e brancos), como fratricídio de Fëanor (pra citar apenas uma de suas peripécias), o desejo de Caranthir estuprar a Lúthien (não foi o único), a avareza de Thingol, a traição de Maeglin, etc.

Bom, quem sabe na Segunda Era, com a criação dos anéis de poder, ou do cultismo instaurado a Melkor e um atentado declarado de guerra contra os Poderes? Ou será o próprio Eru rasgando o mundo?

Na Terceira Era então, com Sauron e Saruman oferecendo risco real de dominar as raças livres?

Ah, foi só na Quarta Era né, quando tudo se resolver e apareceu a Nova Sombra?

Realmente, que mundo imaculado que a Amazon quer emporcalhar com... com.. com o quê mesmo?
Ah é, ela quer ganhar dinheiro né. Indústria do entretenimento deveria viver de caridade e fazer tudo pelo agrado dos fãs mais inflexíveis. Ufa, que bom que a família Tolkien nunca ganhou um tostão com nada disso. :roll:

Tolkien é conteúdo de massa, é parte da indústria de entretenimento, e como tal, vende muito e gera muito dinheiro. Diversão, fantasia, belas fotografias, combates, trilhas épicas. Um perfeito blockbuster.

E gente, não há demérito algum. Blockbusters são legais, pô. Já pensou, que nhaca ter que viver só com coisa "culta"?! Senta e curte, é pra isso que existe. Quando sair e SE o roteiro for ruim, aí sim haverá motivo pra reclamar. Aquele lixo d'O Hobbit, por exemplo, merece toda a repulsa, mas isso só depois que saiu. Até lá, é só picuinha de quem exige que um produto para as massas seja o que ele não é.

Nas dissonâncias de Melkor? Na derrubada dos pilares e extinção das árvores? Na criação dos orcs, sedução dos Balrogs e maldição dos dragões? A corrupção de Arda?

Talvez se olharmos paras o puros e belos elfos (e brancos), como fratricídio de Fëanor (pra citar apenas uma de suas peripécias), o desejo de Caranthir estuprar a Lúthien (não foi o único), a avareza de Thingol, a traição de Maeglin, etc.

Bom, quem sabe na Segunda Era, com a criação dos anéis de poder, ou do cultismo instaurado a Melkor e um atentado declarado de guerra contra os Poderes? Ou será o próprio Eru rasgando o mundo?

Na Terceira Era então, com Sauron e Saruman oferecendo risco real de dominar as raças livres?

Essa parte está em todas as pessoas boas com intenções dignas que no fim de tudo foram as que subjugaram os maus e corrompidos e diminuíram o peso da mácula no mundo, assim como nos lugares que isso se mostrava em forma de preservação visível daquilo que estava na mente dos criadores.

Última edição:

Realmente, que mundo imaculado que a Amazon quer emporcalhar com... com.. com o quê mesmo?
Ah é, ela quer ganhar dinheiro né. Indústria do entretenimento deveria viver de caridade e fazer tudo pelo agrado dos fãs mais inflexíveis. Ufa, que bom que a família Tolkien nunca ganhou um tostão com nada disso. :roll:

Tolkien é conteúdo de massa, é parte da indústria de entretenimento, e como tal, vende muito e gera muito dinheiro. Diversão, fantasia, belas fotografias, combates, trilhas épicas. Um perfeito blockbuster.

E gente, não há demérito algum. Blockbusters são legais, pô. Já pensou, que nhaca ter que viver só com coisa "culta"?! Senta e curte, é pra isso que existe. Quando sair e SE o roteiro for ruim, aí sim haverá motivo pra reclamar. Aquele lixo d'O Hobbit, por exemplo, merece toda a repulsa, mas isso só depois que saiu. Até lá, é só picuinha de quem exige que um produto para as massas seja o que ele não é.
Boa!

Só um acréscimo: Curti o Hobbit em 3d e 48fps. A experiência foi incrível!

Material de primeira e segunda Era oficialmente, segundo o Silmarillion, as máculas são progressivas ao longo do tempo e das Eras. Vide o Silma. Ao voltar no tempo as máculas regridem na matéria do mundo (desaparecem) até ao ponto em que a única mácula é Melkor (no princípio do tempo). Mas não foi isso que foi dito, não vou ficar elucubrando pois já tenho uma ideia nítida e delineada do que gostaria que viesse. Sejam felizes.

Só um adendo ao meu comentário anterior. Não quis dizer que não se deva criticar ou comentar sobre o que está sendo divulgado. Claro que deve, faz parte da diversão e e do frisson que a expectativa cria. Mas uma coisa é falar, ah, poxa, queria ver a anã com mais barba, ou ah, não gostei do cabelo da fulana, ou puts, fico preocupado em como vão resolver esse problema da linha do tempo. Isso tudo é válido, mas nossa, tem uma galera que tudo é lixo, tudo é repulsivo e nada presta porque deturpa a obra majestosa do perfeito Tolkien. Pelamor, que coisa ridícula e infantil!

Boa!

Só um acréscimo: Curti o Hobbit em 3d e 48fps. A experiência foi incrível!
Puts, eu nunca tive experiência boa em 3D porque uso óculos. Não sei se hoje em dia a tecnologia é melhor adaptada, mas a última vez que tentei, há mais de uma década, não rolava usar os dois óculos ao mesmo tempo, ai larguei mão e nunca mais tentei.

Material de primeira e segunda Era oficialmente, segundo o Silmarillion, as máculas são progressivas ao longo do tempo e das Eras. Vide o Silma. Ao voltar no tempo as máculas regridem na matéria do mundo (desaparecem) até ao ponto em que a única mácula é Melkor (no princípio do tempo). Mas não foi isso que foi dito, não vou ficar elucubrando pois já tenho uma ideia nítida e delineada do que gostaria que viesse. Sejam felizes.
Ou seja, a mácula estava presente, do começo ao fim. E só foi piorando.

Só um adendo ao meu comentário anterior. Não quis dizer que não se deva criticar ou comentar sobre o que está sendo divulgado. Claro que deve, faz parte da diversão e e do frisson que a expectativa cria. Mas uma coisa é falar, ah, poxa, queria ver a anã com mais barba, ou ah, não gostei do cabelo da fulana, ou puts, fico preocupado em como vão resolver esse problema da linha do tempo. Isso tudo é válido, mas nossa, tem uma galera que tudo é lixo, tudo é repulsivo e nada presta porque deturpa a obra majestosa do perfeito Tolkien. Pelamor, que coisa ridícula e infantil!
Tem gente que gostou e acha que qualquer mudança é valida e tem gente que acha ruim, por que começar com ofensas pessoais? Até agora não vi ninguém que está contra essas alterações criticando pessoalmente alguém. Vamos manter o nível de debate nas ideias por gentileza, estamos falando de uma produção que, embora seja interessante discutir, não vai mudar nossa vida cotidiana e nem é motivo de estresse. Sejamos razoáveis.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back