Em qual parte está esse mundo sem máculas?
Nas dissonâncias de Melkor? Na derrubada dos pilares e extinção das árvores? Na criação dos orcs, sedução dos Balrogs e maldição dos dragões? A corrupção de Arda?
Talvez se olharmos paras o puros e belos elfos (e brancos), como fratricídio de Fëanor (pra citar apenas uma de suas peripécias), o desejo de Caranthir estuprar a Lúthien (não foi o único), a avareza de Thingol, a traição de Maeglin, etc.
Bom, quem sabe na Segunda Era, com a criação dos anéis de poder, ou do cultismo instaurado a Melkor e um atentado declarado de guerra contra os Poderes? Ou será o próprio Eru rasgando o mundo?
Na Terceira Era então, com Sauron e Saruman oferecendo risco real de dominar as raças livres?
Ah, foi só na Quarta Era né, quando tudo se resolver e apareceu a Nova Sombra?
Realmente, que mundo imaculado que a Amazon quer emporcalhar com... com.. com o quê mesmo?
Ah é, ela quer ganhar dinheiro né. Indústria do entretenimento deveria viver de caridade e fazer tudo pelo agrado dos fãs mais inflexíveis. Ufa, que bom que a família Tolkien nunca ganhou um tostão com nada disso.
Tolkien é conteúdo de massa, é parte da indústria de entretenimento, e como tal, vende muito e gera muito dinheiro. Diversão, fantasia, belas fotografias, combates, trilhas épicas. Um perfeito blockbuster.
E gente, não há demérito algum. Blockbusters são legais, pô. Já pensou, que nhaca ter que viver só com coisa "culta"?! Senta e curte, é pra isso que existe. Quando sair e SE o roteiro for ruim, aí sim haverá motivo pra reclamar. Aquele lixo d'O Hobbit, por exemplo, merece toda a repulsa, mas isso só depois que saiu. Até lá, é só picuinha de quem exige que um produto para as massas seja o que ele não é.