• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Especulação Spoilers, leaks e especulações

• Criador do tópico Criador do tópico Grimnir
  • Data de Criação Data de Criação
Em qual parte está esse mundo sem máculas?
Nas dissonâncias de Melkor? Na derrubada dos pilares e extinção das árvores? Na criação dos orcs, sedução dos Balrogs e maldição dos dragões? A corrupção de Arda?

Talvez se olharmos paras o puros e belos elfos (e brancos), como fratricídio de Fëanor (pra citar apenas uma de suas peripécias), o desejo de Caranthir estuprar a Lúthien (não foi o único), a avareza de Thingol, a traição de Maeglin, etc.

(...)
O pretenso estuprador da Lúthien era Celegorm, o irmão do Caranthir. Caranthir, pelo jeitão da obra, tinha um problema era com Haleth, a líder "amazona" dos Haladin.

Recomendo:

Foi bem no ponto. Como eu sempre disse antes mesmo de sair sinopse, seria uma fanfic para ganhar dinheiro e assim deveria ser classificada para que todo mundo ficasse contentado (mas nunca iria). Mas o último ponto importante, além desse penúltimo, até agora vi poucos falando a respeito. Infelizmente o pessoal só vai perceber provavelmente no fim da série e vai ser tarde demais.

TUDO até hoje feito de representação sobre a Terra-Média é fanfic. Desde os primeiros longa-metragens em animação, até todas as ilustrações e representações artísticas (já que são todas visões pessoais impressas pelos artistas responsáveis), jogos e as duas trilogias aclamadas de Peter Jackson (que Christopher Tolkien abominou). Tudo é feito "para ganhar dinheiro", oras. Como Christopher pôde se dedicar por tantas décadas a compilar, editar e publicar tantos materiais póstumos se não fosse com os espólios lucrativos do pai, já que ele tomou para si essa responsabilidade? E que bom que essas fanfics foram lançadas! A maioria que está aqui hoje neste fórum (e os inúmeros que já passaram por aqui) conheceram a obra por causa dessas fanfics.

É muito esnobe classificar uma série desse tamanho, com a Tolkien Estate e demais estudiosos de Tolkien envolvidos, de "fanfic para ganhar dinheiro". Tá errado? Não. Mas também não tá certo. E é claro que toda obra precisa se bastar, mesmo sendo adaptação, porque MUITA gente vai assistir sem fazer ideia do que se trata e esses também precisam ser contemplados. A Amazon não ia gastar bilhões de dólares pra fazer documentário da Terra-Média pra fã que quer representação audiovisual ipsis literis do texto.

Só um adendo ao meu comentário anterior. Não quis dizer que não se deva criticar ou comentar sobre o que está sendo divulgado. Claro que deve, faz parte da diversão e e do frisson que a expectativa cria. Mas uma coisa é falar, ah, poxa, queria ver a anã com mais barba, ou ah, não gostei do cabelo da fulana, ou puts, fico preocupado em como vão resolver esse problema da linha do tempo. Isso tudo é válido, mas nossa, tem uma galera que tudo é lixo, tudo é repulsivo e nada presta porque deturpa a obra majestosa do perfeito Tolkien. Pelamor, que coisa ridícula e infantil!

Puts, eu nunca tive experiência boa em 3D porque uso óculos. Não sei se hoje em dia a tecnologia é melhor adaptada, mas a última vez que tentei, há mais de uma década, não rolava usar os dois óculos ao mesmo tempo, ai larguei mão e nunca mais tentei.

Ou seja, a mácula estava presente, do começo ao fim. E só foi piorando.

Para se determinar o começo do mundo (incluindo aqui o período anterior ao de ser materializado) é uma questão que por si só precede Melkor (eu postei só um resumo pra apresentar a progressão). Se me perguntassem sobre o assunto eu diria que quem teve acesso primeiro ao mundo não foi Melkor e nem nenhum dos Ainur, foi Eru (Aquele que sempre começa tudo) que criou a proposta e colocou nele a chama que sustenta a obra.

A partir daí entram os poderes e a mecânica de distribuição da mácula em um terreno que em princípio é virgem para todo tipo de vontade sejam os fiéis (Ainur de Manwe) sejam os rebeldes (Melkor). As coisas quebradas, feias e doentes vão aparecendo de forma heterogênea, em alguns seres, em intensidades diversas "num crescendo" aonde vários lugares matêm a beleza intocada como ilhas ou oásis (Doriath, Lothlorien, etc...).

TUDO até hoje feito de representação sobre a Terra-Média é fanfic. Desde os primeiros longa-metragens em animação, até todas as ilustrações e representações artísticas (já que são todas visões pessoais impressas pelos artistas responsáveis), jogos e as duas trilogias aclamadas de Peter Jackson (que Christopher Tolkien abominou). Tudo é feito "para ganhar dinheiro", oras. Como Christopher pôde se dedicar por tantas décadas a compilar, editar e publicar tantos materiais póstumos se não fosse com os espólios lucrativos do pai, já que ele tomou para si essa responsabilidade? E que bom que essas fanfics foram lançadas! A maioria que está aqui hoje neste fórum (e os inúmeros que já passaram por aqui) conheceram a obra por causa dessas fanfics.

É muito esnobe classificar uma série desse tamanho, com a Tolkien Estate e demais estudiosos de Tolkien envolvidos, de "fanfic para ganhar dinheiro". Tá errado? Não. Mas também não tá certo. E é claro que toda obra precisa se bastar, mesmo sendo adaptação, porque MUITA gente vai assistir sem fazer ideia do que se trata e esses também precisam ser contemplados. A Amazon não ia gastar bilhões de dólares pra fazer documentário da Terra-Média pra fã que quer representação audiovisual ipsis literis do texto.

É infantil, ridículo, esnobe e o que mais? Será que dá pra entender que tem gente que não gosta de criações sem base alguma de uma obra que fornece todo contexto para uma adaptação fiel? Vocês podem respeitar quem pensa diferente sem dar rótulos ou tá difícil?

É infantil, ridículo, esnobe e o que mais? Será que dá pra entender que tem gente que não gosta de criações sem base alguma de uma obra que fornece todo contexto para uma adaptação fiel? Vocês podem respeitar quem pensa diferente sem dar rótulos ou tá difícil?
Não tenho respeito por quem não se dá ao trabalho mínimo de pesquisar. A série nem lançou ainda pra você dar o seu altamente qualificado veredicto de que é "Fanfic SEM BASE ALGUMA", até porque a Amazon comprou os direitos apenas dos Apêndices, cerca de 150 páginas de conteúdo fragmentado e cujas bases mais sólidas estão em outros materiais póstumos (ou seja, não passam de rascunhos, até onde a gente sabe). NÃO TEM base mesmo, mas isso não é demérito da série, é a realidade dos direitos autorais e do próprio material de origem. Tolkien deixou uma obra incompleta, com múltiplas versões para as mesmas coisas e personagens, um livro contradiz o outro e a Segunda Era é a mais atingida nesses aspectos.

Mas eu só disse que essa era uma visão esnobe, o resto é você que tá se acusando :dente:

Para mim ficou a impressão de que a Galadriel foi colhida numa tempestade enquanto estava navegando nos mares divisores vinda da Terra Média ou, quem sabe, durante o regresso da ilha de Númenor. Talvez ela estivesse tentando ir pra lá... Mas acho difícil que tentem anular a existência dela na Primeira Era. Acho que os "avisos" que ela tenta dar são ou pra Númenor ou pra galera dos Portos Cinzentos em Lindon.

E, sim, parece que os 1500 anos vão ser comprimidos em, no máximo, 15 ou um décimo do período real com muita boa vontade.

Você tem razão, realmente não faz sentido algum anular a Primeira Era. Até pq um dos leaks é justamente sobre a travessia de Helacaraxe. É dito também que Galadriel terá idas e vindas para Númenor, então talvez em um desses episódios ela encontre Halbrand.

Aliás, a resposta aparentemente está no próprio artigo da VF. Estou relendo aqui e algumas frases dão uma noção bem clara da sequência inicial de eventos.

As the series begins, Galadriel is hunting down the last remnants of their collaborators, who claimed the life of her brother.

As the show begins, there are only hints of the danger to come. Some see them clearly; others don’t necessarily want to.

“Shadow of the Past” is in fact the title of the first episode

“I think this is all about the repercussions of war. There is an idea that feels very faithful to Tolkien, which is intuition. Galadriel has an intuition that things are not fixed, and there is still something lurking.”

By episode two, her warnings set her adrift, literally and figuratively, until she’s struggling for survival on a raft in the storm-swept Sundering Seas alongside a mortal castaway named Halbrand (Charlie Vickers), who is a new character introduced in the show.

Galadriel’s survival at sea is not just a crucial story point at the start of the series

Última edição:
Conselho pra geral da galera:

let it go GIF

Sugiro que a gente tente curtir a saga da Amazon por aquilo que ela está a fim de ser... um glorioso "Fanfiction", no bom sentido* , com ideal de Destilação Adaptativa e orçamento sem precedentes de Blockbuster sancionado pelo Tolkien Estate.

*pq eu adoro Fanfics bem feitos mesmo quando "Alternate Universes". Vamos relembrar que toda nova iteração do Rei Arthur em qualquer mídia é um "fanfic" em universo alternativo, o mesmo valendo pras histórias em quadrinhos work for hire em universo rebootado onde, falando só de Wonder Woman, como leitor, ficando nos comic books, eu já estou no terceiro reboot e meio com trocentas continuidades alternativas correndo por fora.

E, como falaram acima...para gente que NUNCA chegou mesmo a curtir os filmes do PJ ou as adaptações animadas dos setenta e oitenta. E que não leram os livros, tampouco.

Em alguns anos, quem sabe, a galera mais purista, com a qual me identifico ou empatizo, pode ganhar a sua versão desejada dos eventos da Second Age numa abordagem mais estritamente delimitada pelo cânon por mais fluido e lacunoso que ele possa ser.... Vamos tentar aproveitar o copo "meio cheio" que nos oferecem agora.

Haja vista que os direitos sobre as adaptações dos livros parecem estar passando por uma tremenda troca de mãos e titularidade num nível que faz pensar que quase tudo pode acontecer daqui pra frente. Inclusive um imbróglio jurídico que pode perdurar anos.

Última edição:
Em alguns, anos quem sabe, a galera mais purista, com a qual me identifico ou empatizo, pode ganhar a sua versão desejada dos eventos da Second Age numa abordagem mais estritamente delimitada pelo cânon por mais fluido e lacunoso que ele possa ser.... Vamos tentar aproveitar o copo "meio cheio" que nos oferecem agora.

Haja vista que os direitos sobre as adaptações dos livros parecem estar passando por uma tremenda troca de mãos e titularidade num nível que faz pensar que quase tudo pode acontecer daqui pra frente. Inclusive um imbróglio jurídico que pode perdurar anos.
Isso que não entendo @Ilmarinen. Quem gostaria que a obra fosse adaptada com o máximo de fidelidade possível não está querendo mudar a cabeça de quem gostou das mudanças. Nosso comentário tem que ser direcionado a produção, seja em apoio ou critica, não uns aos outros porque ninguém vai mudar de opinião. Cada um tem que manter e expor seu lado, isso é o correto. Sabemos que o padrão é sempre de criar coisas cada vez mais "originais", sendo delicada, e não o contrário.

Ah, eu sei...
Harrison Ford Love GIF by Star Wars

Ninguém vai conseguir mudar a cabeça de ninguém nessa discussão mas acho que vale a pena destacar onde é que um "botão seletor mental" pode ajudar a controlar a permeabilidade da "membrana" e dosar as expectativas pra um grau mais fácil de administrar sem gerar tanto atrito ou frustração, seja com o produto em si, seja com a receptividade de outras tribos do fandom.

Isso evita hatedom projetado pra cima da galera da produção e previne flame war desnecessária com outros boardeiros aqui ou alhures por causa das diferenças na apreciação do conceito ou do produto finalizado .

Última edição:
Ah, eu sei...
.
Harrison Ford Love GIF by Star Wars

Ninguém vai conseguir mudar a cabeça de ninguém nessa discussão mas acho que vale a pena destacar onde é que um "botão seletor mental" pode ajudar a controlar a permeabilidade da "membrana" e dosar as expectativas pra um grau mais fácil de administrar sem gerar tanto atrito ou frustração, seja com o produto em si, seja com a receptividade de outras tribos do fandom.

Isso evita hatedom projetado pra cima a galera da produção e previne flame war desnecessária com outros boardeiros aqui ou alhures.
Tem que fechar todos na caixa de fósforo para não queimar. :stop:

200.gif

O maior questão é se alguém acha que eles se importam. E se ainda acreditam que toda a fic é por causa da falta de diretos autorais. Pobres ovelhas inocentes.
Esse povo bilionário mexe os pauzinhos e ganham até beijos nos pés. Podem ter certeza que depois que a Amazon apareceu com essa bagatela, os direitos dos outros livros vão aparecer na mão do Bezos em dois segundos.

Última edição:
Pra gente ver que tem boato pipocando pra todo lado no que tange o status dos direitos de adaptação. E que os próprios detentores dos direitos, pelo jeito, vão entrar numa peleja pra definir quem está com o que, por quanto tempo e sob que condições.

Última edição:
Notei o seguinte, Raabe. Durante esse período sem conteúdos novos de Tolkien, a maioria dos fãs normais do Professor, gente decente e de moral, tendo sanadas todas as suas dúvidas e se cansado das discussões sem resposta, foi saindo dos fóruns e seguindo com suas vidas, por vez ou outra estudando suas obras; ficaram para trás, com importantes exceções, as personalidades de Twitter, de viés esquerdista e pseudoacademicista, que teimam em ter a razão e não param de discutir com os mesmos argumentos, "como o som de poucas tubas a estrondear com poucas notas", até que desapareçam, desinteressados, todos os que os costumavam suportar, deixando-os a "discutir" consigo mesmos, numa monotonia onde ninguém ousa discordar, dando-lhes a ilusão de um consenso e a mútua gratificação na ilusão de verdade objetiva: fenômeno conhecido como câmara de eco. Mas agora que a série redespertou a verdadeira comunidade tolkieniana dispersa no intuito de travar palestra por sua nova curiosidade, ficam esses sofistas ultrajados ao se verem desafiados, e recorrem aos insultos; será, no entanto, fenômeno passageiro, pois mais uma vez assentar-se-á o pó da curiosidade, e ficarão de novo somente eles a falar sozinhos, iludindo-se em seus monófonos jograis.

Última edição:
O bom dos artigos é que as seções de comentários da Tor permanecem bem ativas.

Dá pra aferir as reações das pessoas.

Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back