Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
O que está morto não pode morrer, mas volta a erguer-se, mais duro e mais forte
Não está morto aquele que eternamente pode jazer, e em estranhas eras mesmo a morte pode morrer
Father, or the Father Above, representing judgment. He is depicted as a bearded man who carries scales, and is prayed to for justice.
Mother, or the Mother Above, representing motherhood and nurturing. She is prayed to for fertility or compassion, and is depicted as smiling with love, embodying the concept of mercy.
Warrior, representing strength in battle. He is prayed to for courage and victory. He carries a sword.
Maiden, representing innocence and chastity. She is usually prayed to to protect a maiden's virtue.
Smith, representing crafts and labor. He is usually prayed to when work needs to be done, for strength. He carries a hammer.
Crone, representing wisdom. She carries a lantern and is prayed to for guidance.
Stranger. An exception to the other aspects, the Stranger represents death and the unknown. Worshipers rarely seek favor from the Stranger, but outcasts sometimes associate themselves with this god.
-----------------------------------------------
Don't these main characters have very similar characteristics to the descriptions of the the Seven?
Father = Eddard
Mother = Dany
Warrior = Jon/Stannis (whoever is Azor Ahai probably Jon) or Jaime
Maiden = Sansa
Smith = ????? Gendry, or not as literal interpretation Tyrion (successful at building infrastructure in KL), or Bran (the builder?)
Crone = Queen of Thorns
Stranger = Euron Greyjoy
Não foi o deus que falou. Sabe-se que Euron tem feiticeiros e magos malígnos naquele seu navio vermelho (...) nenhum homem sem deus pode sentar na Cadeira de Pedra do Mar.
Seria bom se pudesse lidar com Olho de Corvo com essa simplicidade.
Eu sou a tempestade, senhor. A primeira e a última. Levei Silêncio em viagens mais longas do que esta, e em viagens muito mais perigosas. Esquece-se? Naveguei pelo Mar Fumegante e vi Valíria
Quando o Sam mata um deles ele começa a pesquisar mais sobre o que os afetaria, e parece que encontra em um livro que aço de dragão também mataria os WW. Se eu não me engano mestre Aemon supos que aço de dragão só poderia ser o aço valiriano.Não lembrava disso. O aço valiriano fere os ww?
O ponto esquisito dessa teoria é q se passaram milhares de anos desde o ulimo levante do ww. Por outro lado, relativamente, passaram poucos anos desde a morte do último dragao até o nascimento dos dragões de daenerys.
Acho que nos atemos demais a "possibilidade" de existência ou formas para os provedores da magia nesse mundo. Acho que o foco primordial seriam as pessoas, elas são os "deuses" ou os "mágicos" dessa história. O cometa ou os dragões (eu acho) não trouxeram a magia de volta, eles seriam "apenas" sinais ou elementos desse 'retorno' e não os causadores. Vai ver que R'llhor - se é que existe algo que evidencie a denominação - seja um aspecto Zoroastrista de mesmo ser, ou antropomorfização do Conceito da vida/morte - fenômenos que em Westeros têm ares fantásticos, a ponto de mortos serem trazidos a vida. Eu acho que este universo perderia muito se mostrasse o Deus e seu inimigo em formas ou que o visemos em conceitos tangentes.
Sim, há uma Vontade dirigindo os caminhantes brancos e a natureza dessa Vontade me parece mais e mais demoníaca. Agora seria ver como esse demonismo será articulado na narrativa.
Aliás, por falar em White Walkers, você acredita mesmo que Bran, o construtor, construiu a Muralha? Tem uma declaração de Martin de que os WW podem manipular o gelo de muitas formas - e acho que foi uma dica de que os WW é que construiram a Muralha. A dúvida é: pq?
Aliás, a caminhada dos caminhantes brancos me lembra muito a descrição bíblica das hordas de Gog e Magog que preparam o Juízo.
Pelo que eu entendi, o "Deus de Muitas Faces" é um grande sincretismo.1) Existe algum sincretismo entre o Deus de Muitas Faces (cultuado pelos Homens Sem Rosto) e R'hllor. Nesse caso, os dois deuses seriam a mesma entidade.
Vou achar a fonte é posto aqui, ok?!Ahn? Cite fontes, @helenamonsores.
Vou procurar a fonte e postar. Mas se não me engano, li na enciclopédia.Onde foi dito isso?
As análises trazidas aqui são bem interessantes. Mas fiquei a pensar: em sendo a existência/atuação da magia (ou habilidade inatas dos personagens, vide os Wargs) neste universo, que adviriam dos deuses ali presentes, a exemplo de R´hllor e o seu Nêmesis inominado; será que há realmente sinais, acontecimentos ou simbologias "inteligíveis" que evidenciassem ciclos de renovações/aparecimento ou desaparecimento da magia no mundo?
Fiz essa pergunta ao perceber que Martin introduz certos aspectos (e acenos) a elementos "Lovecraftiano" nos diversos panteões e crenças descritos nos livros. O mais claro destes vem a ser o "Deus Afogado", uma reminiscência da severidade do estilo de vida (brutal) dos nascidos de ferro:
Ver anexo 60228
E é uma clara homenagem as entidades marinhas dos Mythos. A exemplo de Dagon, que é uma transição de um deus semítico e endossante de sacrifícios humanos, que por sinal tem adeptos nos cultistas e sacerdotes das ilhas de ferro.
Ver anexo 60245
E não podemos esquecer do outro elemento inspirador: Grande Cthulhu, na qual:
e
Ver anexo 60246
Ressalte-se, por oportuno, que até nas crenças de Essos, há esta inspiração. Vide, por exemplo, a Cabra Negra de Qohor, a divindade claramente relacionada a fecundidade, assumindo, portanto, diversas formas a depender da cultura e visão (religiosa/crença) dos povos e adoradores. Isso é uma clara analogia a uma das deusas dos Mythos de Cthulhu: a Shub-Niggurath - também dedicada a fecundidade, e (coincidentemente) denominada "A cabra negra da floresta" com inúmeros filhos:
Ver anexo 60247
Sem dissentir:
Ver anexo 60248
Os exemplos trazidos me dão a impressão que Martin sai (razoavelmente) do campo - comum (e clichê) das mitologias dos livros de fantasias que vemos por aí. Assumindo que o autor pega um dos elementos que Lovecraft tanto utilizava na composição de suas obras: o Cosminicismo - a grosso modo, a vida humana é insignificante perante a existência do universo e tudo, as divindades dos Mythos se afastam desse conceito de deidade - pessoal, que zela por seus adeptos ou mandam sinais, milagres, acontecimentos, fenômenos ou evidenciam grandes ciclos de renovação/desaparecimento, justamente por estarem além de uma importância religiosa ou com a necessidade de existirem (conforme a noção religiosa comum da existência de deidades).
É por isso que o (des)aparecimento da magia, na minha opinião não dependeria, por exemplo, de sinais ou elementos catalizadores (como muita gente acha que sejam os dragões, por exemplo). Por exemplo, a religião dos 7 no sul de Westeros; eu já vi muita gente descrevendo a passividade/inatividade da Crença dos 7 aspectos do Um, justamente baseado nesse conceito comum que temos, mas será necessário realmente grandes feitos/ciclos ou magia para isso? Eu por exemplo, gosto de uma teoria que fala que os 7 agem/existem nos personagens ou são puros "atos" dos mesmos - http://asoiaf.westeros.org/index.ph...cters-and-faith-of-the-seven-any-resemblance/
Ver anexo 60249
vide:
Ver anexo 60250
Acho que nos atemos demais a "possibilidade" de existência ou formas para os provedores da magia nesse mundo. Acho que o foco primordial seriam as pessoas, elas são os "deuses" ou os "mágicos" dessa história. O cometa ou os dragões (eu acho) não trouxeram a magia de volta, eles seriam "apenas" sinais ou elementos desse 'retorno' e não os causadores. Vai ver que R'llhor - se é que existe algo que evidencie a denominação - seja um aspecto Zoroastrista de mesmo ser, ou antropomorfização do Conceito da vida/morte - fenômenos que em Westeros têm ares fantásticos, a ponto de mortos serem trazidos a vida. Eu acho que este universo perderia muito se mostrasse o Deus e seu inimigo em formas ou que o visemos em conceitos tangentes.
É como dizem por aí na internet, e que gera controvérsias: Dany seria uma "deusa"/ou a representante do aspecto "divinizado" da fecundidade, não por ela ser provedora de inúmeros filhos (aí que mora a ironia, haja vista a esterilidade), como a Cabra Negra de Qohor, mas sim por isso:
Ver anexo 60254]
Ou que não há um Deus da tempestade vs O Deus afogado:
Ver anexo 60255
Mas sim isso:
Ver anexo 60256