O crítico de cinema da Time Magazine assistiu a Matrix Reloaded e endoidou. Na edição de 12 de maio da revista será publicado um artigo contendo absolutamente tudo sobre a história do filme, incluindo até mesmo o final, que leva a Matrix Revolutions. Intitulado "Unlocking the Matrix", o texto já está disponível para leitura no site da Time. Ninguém aqui se atreveu a ler, mas se você quiser tomar a pílula vermelha e arruinar as surpresas que serão reveladas aqui no Brasil a partir do dia 23 de maio próximo, basta clicar aqui (em inglês). Boa sorte!
Bem menos agressiva foi a cobertura da Premiere, que conversou com John Gaeta, responsável pelos efeitos especiais, que falou um pouco sobre dificuldade de tornar realistas os vôos no filme. "Foi a coisa mais difícil de todas. Tem algumas cenas em Mary Poppins que são tão boas quanto algumas que você vê em filmes recentes", ou seja, a tecnologia avançou muito pouco desde então, segundo Gaeta.
Para superar seus antecessores, o especialista chegou até mesmo a treinar a equipe de artes marciais de Yuen Wo-ping (diretor e coreógrafo) em GRAVIDADE ZERO para o filme. Esse tipo de filmagem ocorre dentro de aviões de carga (geralmente o famoso avião "Cometa do Vômito" da NASA) que em altíssimas altitudes entram em queda livre, igualando sua velocidade de descida com a da gravidade. O resultado são pessoas e objetos flutuando como na produção Apollo 13, com Tom Hanks, que foi filmada quase inteiramente dessa forma. A idéia era ver como funciona o kung-fu sem gravidade. O resultado final foi esquisito, mas, segundo a revista, serviu como base para uma das cenas mais impressionantes do filme.
Gaeta também falou um pouco sobre Matrix Revolutions, a produção final da saga. Como a Matrix estará deteriorada no último filme da trilogia, a equipe de efeitos especiais teve que concentrar-se em criar efeitos de destruição nunca vistos e, como as regras do ambiente virtual estão falhando, eles estão alterando todos os efeitos físicos de maneiras completamente bizarras. "O fogo vai agir como água e água será gás", exemplificou Gaeta, dando arrepios aqui no pessoal da cozinha.
O especialista também revelou que a Oráculo (Gloria Foster) vai aparecer no último filme. Porém, lembre-se que a atriz morreu logo depois de terminar sua participação em Reloaded. Sendo assim, os irmãos Wachowsky puderam tomar uma liberdade criativa que já haviam cogitado antes da morte da atriz, mas que decidiram deixar de lado em respeito a ela. Aparentemente a Oráculo vai aparecer em outra forma no último filme, revelando sua verdadeira identidade.
Quem também deu várias páginas para o "filme do ano" foi a Newsweek, que conversou com Lawrence Fishburne (Morpheus) e Carrie-Anne Moss (Trinity).
Fishburne disse que tem conversado com atores como Clint Eastwood sobre o que ele deve fazer para não ficar marcado como Morpheus para o resto de sua vida. Porém, a conclusão que chegou no final foi simples "se eu for ficar marcado como algum personagem, Morpheus é uma ótima opção", disse. Já Carrie-Anne Moss não está assim tão feliz com o resultado final. Ela quebrou a perna durante os treinos e nunca mais quer fazer um filme de kung-fu na vida. "É muito estressante, tanto para o corpo quanto para a mente. Eu adorei que eu tenha conseguido fazer, mas odiei a experiência. Foi difícil demais pra mim", completou.
Enquanto isso, o site oficial do filme acaba de disponibilizar dezenas de novas imagens do filme, incluindo diversos novos personagens, inéditos até aqui. Confira algumas ao lado e clique aqui para acessar a galeria completa. Matrix reloaded estréia no Brasil dia 23 de maio. Tá difícil de esperar...