Venho acompanhando essas manifestações e tenho alguns pontos.
O primeiro: um proxy Socks5 não é VPN. Basta um amigo na gringa fazer um pra ti e, na risca da lei, não deve causar multa. Mas é um trampo extra e eu não sugeriria pra quem não seja pesquisador ou jornalista, porque é um momento histórico, não dá pra negar, e merece pesquisa.
Sobre o bloqueio das contas da Starlink: tanto o X quanto a Starlink são propriedade privada do Elon, então não acho tão forçada a ideia de considerá-las como parte do mesmo grupo.
A Tesla tem capital aberto. Ele não fala tanta bosta em nome da Tesla porque ele tweetou uma vez que ele tinha garantido fundos para comprar a Tesla e torná-la privada. Isso fez com que a SEC entrasse com um processo contra ele, no qual foi condenado a ter um revisor de todos os tweets que ele emitir onde ele menciona a Tesla. Ele recorreu até a Suprema Corte e perdeu todos os recursos, então tem uma babá de tweet que revisa tudo que ele fala sobre essa empresa em específico.
Contudo, pra mim, tudo isso é uma manobra pró Tesla, por isso mencionei a empresa. Elon pediu intervenção do Biden sobre a entrada da montadora de carros elétricos chinesa BYD pra proteger o domínio de mercado da Tesla, mas não conseguiu. Agora, quer botar Trump no poder para conseguir seu monopólio. Aqui no Brasil, o elo do PT com a China via BRICS significa que a Tesla já entraria perdendo.
Do que pesquisei, a Tesla estava em contato para abrir uma fábrica em Criciúma, clássico polo bolsonarista e próximo suficiente da Argentina e Chile, dois dos três países com maior depósito de lítio no mundo. Sobre a Bolívia, que tem as maiores reservas, Elon apoiou os golpistas e, quando confrontado, respondeu
"We will coup whoever we want. Deal with it!" Obviamente, ele deletou o post depois.
Pra mim, não existe muita diferença entre Elon e Rockefeller, ou até mesmo Bezos: ricos que criaram ou compraram mídias para poder manipular a opinião pública para seus interesses. Ou em um exemplo doméstico: Roberto Marinho, que nos enfiou goela abaixo o Golpe de 1964 como sendo coisa boa.