Bartleby
Next time is next time. Now is now.
Vamulá:Alguém puxa a discussão da semana aí, é que eu terminei o livro já e os capítulos são muito curtos, daí não sei mais o que aconteceu em cada capítulo, se eu for tentar vou acabar mandando spoiler em todo mundo.
Capítulo 5
O teste voigt-kampff na Rachel: o exame se baseia em várias perguntas envolvendo situações de moral duvidosa, e a reação a elas precisa ser rápida - que foi o que no fim (apesar de Rick já ter meio que suspeitado da Rachel ser uma Androide mas ter sido dissuadido malandramente pelo dono da corporação Rosem) desmascara sua real condição. Por ela ter reagido tarde demais sobre uma pasta feita de couro de bebe. Como se realmente não importasse para eles (androides) as situações, por não terem a capacidade de empatia, mas soubessem raciocinar o que é ou não aceitável na sociedade. Acho que o mais perigoso disso numa pessoa com embotamento de empatia (mais ou menos como eles colocam) é que em casos assim, como numa pessoa com depressão, por exemplo, ela vai ser provavelmente ser tida como um andy e ser aposentada...
Capítulo 6 e 7
Mais sobre nosso amigo cabeça de galinha John Isidore. Descobrimos que sua recém chegada vizinha é a Rachel (bem capaz dela ter ficado com medo, depois de descobrir ser uma andy e o risco que ela corria, e se refugiou num lugar aparentemente abandonado. Algumas dicas de que talvez esse tal mercerismo seja mais uma tentativa falsa de controlar (ou consolar) a mente das pessoas tanto quanto o programa do Buster Gente Fina (que, parece, é um andy trabalhando 24/7). Btw, estou curioso sobre qual vai ser essa revelação bombástica do Buster dentro de dez horas.
O gatenho que o Isidore traz para conserto é um gato de verdade. Interessante ele se sentir mal pelo bichinho morrendo mesmo pensando ser de mentira. Os bichos artificiais estão tão avançados que de longe confundem. Mas acho que não vai confundir o dono do gato essa cópia exata do bichano...
Capítulo 8
Começa a caça aos andys fugitivos. O primeiro será o que atacou o colega de Deckard, Polokov. Será que a polícia não tinha nenhuma foto do sujeito pra não confundirem um agente da polícia soviética com o androide? De qualquer maneira, Rick consegue ser mais rápido no gatilho e aposenta polokov disfarçado de Kadalyi. Antes disso Rachel tinha ligado oferecendo ajuda, dizendo como os nexus-6 são mais rápidos e tal, mas o Rick, todo se achando, e talvez ainda guardando rancor por quase ter sido enganado, recusa a ajuda. A qual ele reconsidera depois do ataque surpresa de Kadalyi-Polokov (mas não antes de ver por si só se a próxima andy não será mais facil de capturar, já que ela não sabe que está sendo caçada).
Novamente vemos a esposa de Deckard, que acabou escolhendo as seis horas de depressão autoacusativa... rick está farto dela e reconsidera o divorcio. Seguindo umas fantasias, ele se vê pensando o quão atraentes as andys conseguem ser, sugerindo que uma relação amorosa humano/andy mora logo ali na esquina. E, afinal, com uma mulher tão apática quanto uma andy, qual seria a diferença?
Veremos como a aproximação de Rick a Luba Luft terminará? Será que nosso herói colocará o rabo entre as patas e finalmente pedirá a ajuda de Rachel?