Haran
ㅤㅤ
É preciso cancelar o cancelamento
Julgamentos online desviam a atenção dos jovens e esvaziam debates importantes
O caso do Tolkien foi leve mesmo, até porque pegou carona em outro assunto envolvendo o autor, e a figura do Tolkien não é capaz de engajar um grande público. Trouxe para cá apenas por se tratar de um fórum sobre Tolkien. Por outro lado, por exemplo, J.K. Rowling foi fortemente cancelada, aqui no Brasil e no exterior, inclusive dentro do seu próprio fandom. E é um caso extremo de um fenômeno que ocorre frequentemente, com intensidades diversas: é fácil googlear e achar lista de famosos cancelados, ou a notícia de que alguém foi cancelado, ou a discussão sobre o ato de cancelar. O termo "cancelamento" já é usado correntemente para descrever fenômenos desse sentido, inclusive por grupos de esquerda (e se não me engano o termo nasceu também na própria esquerda). Agora, caso se queira defender que o termo seja adotado de maneira mais restrita, pois nem tudo seria "cancelamento", aí precisaríamos estabelecer uma definição um pouco mais rigorosa. A mim me parece que uma empreitada infrutífera, com risco de cair em algo como o paradoxo do monte de areia - até que ponto alguém foi cancelado, ou apenas sofreu um fenômeno negativo mais moderado? Cancelamentos variam inclusive na duração, tem gente que é execrada mais longamente, tem gente que pouco tempo depois abaixa a cabeça, fala o que a massa quer ouvir, e o cancelamento é revertido. Enfim, de minha parte, encaro como uma palavra informal corriqueira para um fenômeno atualmente corriqueiro, querer cancelar a palavra 'cancelamento' me soa como uma tentativa de renomear um fenômeno que sabemos qual é, porque a alcunha atual passou a ter conotações politicamente indesejáveis.