Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Direto do Máhanaxar de Valinor, chega à Área Tolkien o Círculo da Lei! Experimente toda a fúria dos Poderes de Arda nos julgamentos de cada um dos persoangens de Tolkien que tenham infringido a moral e os bons costumes ardenses! Defenda, acuse, julgue, opine... decida o curso da vida dos personagens do Legendarium participando dos julgamentos do Círculo da Lei: condene Melkor ou defenda seus atos, faça ser ouvida a voz de Manwë ou espalhe pelos quatro cantos o som de Grond! Não importa o que eles fizeram ou como eles fizeram: a decisão final está nas suas mãos, Tolkiendilli!
_______________________________________________
O Círculo da Lei é um projeto proposto pelo Valinor's The Bird & Baby Club (o VTBBC) que tem o intuito de promover julgamentos dos personagens criados por J.R.R. Tolkien em suas obras no molde das ações judiciais do nosso mundo.
Faça valer a sua opinião: debata e aprenda, defenda ou acuse - pela lei e pela ordem, esteja do lado em que estiver!
O Valinor's The Bird & Baby Club orgulhosamente apresenta o...
Círculo da Lei IV
Nesta nova edição as regras foram ligeiramente modificadas com base nas experiências do julgamento anterior. Confira abaixo o enxutíssimo texto com as regras (powered by ALF):
___________________________________
ESCOLHA DO RÉU
1. Qualquer usuário da Valinor que desejar pode indicar até dois personagens de qualquer obra de Tolkien para ser o réu (aquele que será julgado).
2. Após três dias (ou até o limite de 20 indicações), todos os nomes serão recolhidos e uma enquete será criada para ser decidido o personagem que será julgado.
3. A enquete ficará aberta durante 3 dias e, ao final desse prazo, será automaticamente encerrada e os resultado da mesma divulgado pelo juíz do julgamento ou um dos organizadores.
BANCAS DE ACUSAÇÃO, DEFESA E JÚRI
BANCA DE ACUSAÇÃO
A banca de acusação será formada pelo usuário que indiciou o personagem que foi escolhido através da enquete para ser réu. Ela será composta por até três usuários da Valinor: ele e outros dois à sua escolha.
Caso o Presidente da banca de acusação renunciar será aberto um prazo de 12 horas no qual o primeiro usuário que requisitar o cargo será o novo Presidente da banca de acusação. O novo Presidente terá um prazo de 48 horas para formar a banca.
BANCA DE DEFESA
A banca de defesa será formada por qualquer usuário da Valinor que, após a eleição do réu, se prontificar a conduzir a defesa, juntamente com até duas outras pessoas de sua escolha. A priori não há nenhum tipo de critério para a escolha dessa pessoa: ganha o cargo quem requisitá-lo primeiro.
O tempo para a formação das duas bancas é de 48 horas. Até o fim desse prazo os componentes da acusação e defesa deverão ser informados no tópico do julgamento atual. Caso essa determinação não seja cumprida o VTBBC escolherá os membros da banca que ainda não tiver sido formada.
BANCA DE JURADOS
Qualquer usuário que desejar pode se inscrever para a banca de jurados. Para isso basta postar "Quero ser jurado." no tópico da enquete. O prazo para a inscrição dos jurados será o mesmo da duração da enquete (3 dias corridos) e a escolha dos 3 componentes da banca será feita pelo VTBBC.
Após essas duas etapas, a escolha do réu e das duas bancas, o VTBBC anuncia os vencedores do sorteio para o júri (que já terão sido previamente informados do resultado do mesmo), e será dado incício ao Julgamento.
PRAZOS PARA ARGUMENTAÇÃO E PRONUNCIAMENTOS
A cada banca será concedido o prazo de 3 (três) dias corridos para a apresentação de seus argumentos. Caso haja algum imprevisto que impeça qualquer uma das bancas de se manifestarem dentro do prazo o JUIZ do caso deverá ser avisado por MP.
Lembramos que o julgamento se inicia com a PEÇA INICIAL APRESENTADA PELA ACUSAÇÃO, ou seja, ao menos UM dos TRÊS membros da Banca de Acusação terá sempre a obrigação de cumprir com o compromisso assumido, independentemente da presença dos demais membros da banca, pelo menos para apresentar a primeira peça do julgamento. Casos excepcionais serão resolvidos pelo juiz.
1 - O julgamento está programado para ter 2 rodadas de argumentação de cada banca (Apresentação de cada banca, réplica e tréplica) e, caso seja aplicável, recurso para a banca perdedora.
Os argumentos deverão ser feitos sob uma ótica endógena à Arda, ou seja, como se estivessem dentro de um tribunal em Arda, com o réu presente e tudo o mais. Não serão aceitas citações diretas das obras, caso seja necessário esclarecimento o Juíz pedirá para a banca que comprove sesus argumentos.
Caso alguma das bancas utilizem trechos de obras caberá ao Juíz invalidar o argumento e a banca deverá apresentar novamente o material dentro das regras. Em caso de reincidência o argumento será invalidado.
2 - Exemplificação para seqüência das argumentações:
Caso a acusação apresente seus argumentos em uma sexta-feira, o prazo para a defesa apresentar seus argumentos inicia no sábado e se extende até segunda-feira.
Assim que a defesa apresentar seus argumentos, a banca de acusação terá mais três dias corridos para apresentar, em um post apenas, sua réplica.
Assim que a acusação apresentar sua réplica, a defesa terá três dias para apresentar sua tréplica.
3 - Apresentadas as peças de cada banca, cada jurado e o juiz terão 2 (dois) dias para fazer uma pergunta à cada uma das bancas. No caso dos jurados, findo o prazo de dois dias, respondidas as suas perguntas ou não, eles deverão dar o seu voto com base em tudo o que foi exposto considerando o réu culpado ou inocente em um voto fundamentado dentro de 3 (três) dias, contados a partir da resposta das bancas ou do término do prazo para resposta. As perguntas são de caráter facultativo (os jurados e o juiz as fazem se quiserem).
4 - Depois de respondidas todas as perguntas, cada jurado terá o prazo de 3 dias corridos para proferir o seu voto. Cada jurado fica obrigado a apresentar uma breve justificativa para seu voto e assim dizer se o réu deverá ser CONDENADO ou ABSOLVIDO.
Havendo unanimidade nos votos dos jurados não haverá a possibilidade de recurso e o julgamento acaba assim que o juiz der a sentença;
Caso não haja unanimidade, a banca perdedora terá 2 dias para recorrer, contestando unicamente o conteúdo dos votos a ela desfavoráveis. Da mesma forma, a partir da apresentação do recurso, a banca vencedora terá 2 dias para responder ao recurso usando apenas o que JÁ foi exposto, sem apresentação de fatos novos.
Sendo condenado o réu, o juiz lhe dará uma sentença.
___________________________________
Atenção: Ainda não estamos aceitando indicações de réus (personagens que você gostaria que fossem julgados). O prazo para indicações começará às 00:01h de sexta-feira (31/07) e terminará às 00:01h de segunda-feira (03/08). Quando as indicações puderem ser feitas, cada usuário pode indicar até 2 (dois) personagens dentro do prazo de 3 (três) dias ou até que sejam feitas 20 (vinte) indicações no total, o que ocorrer primeiro.
VIABILIZADOR DO PROJETO: Edu
__________________________________________________
Círculo da Lei – 1º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: Fëanor
Banda de Acusação: Almirante Ackbar, Duilin (presidente) e Pam EQA
Banca de Defesa: Fëanor (presidente) Elenedhel Voronwien e Ettelen
Juiz: Morgomir
Organizador: Skywalker
Jurados: Elfo de Valfenda, arwensp e Fëahin
Resultado: CULPADO (íntegra)
__________________________________________________
Círculo da Lei – 2º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: Mîm
Banda de Acusação: DaniloStinghen (presidente), Ulca, _Sauron_
Banca de Defesa: 10º Membro da Sociedade (presidente) Thalion, Dúnadan Thorongil
Juiz: Fëanor
Organizador: ALF
Jurados: JPHanke, Avastgard, Gra...
Resultado: CULPADO (íntegra)
__________________________________________________
Círculo da Lei – 3º Julgamento
Tópico de Votação do Réu, Escolha das Bancas e Júri
Tópico do Julgamento
Réu: Isildur
Banda de Acusação: arthurreis (presidente), Nessa Ancalímon, Húrin
Banca de Defesa: drag047 (presidente), Roger, Ilithien
Juiz: Oromë
Organizador(es): Avastgard e Indily
Jurados: Guilherme Thorikan, Aranwë, Amanda Lee Liu
Resultado: INOCENTE (íntegra)
Ninguém sugere mais alguma coisa para escrever no nosso post não (sem contar o que já tem no do Edu)? Eu acho que tá muito pouco.
E quem vai ser juiz?
Poderia se fazer uma apresentação diferente, visto que o Círculo da Lei já é conhecido. Entendo o que o Avastgard quer dizer, acabamos nos repetindo e acaba ficando um tanto comum.
Que tal iniciar dessa vez direto com um tópico de indicações, simples, sem muita frescura, direto! Decidido-se um Réu, abriria-se o Tópico do Julgamento como se fosse uma apresentação de um telejornal, mas transmitido diretamente de Valinor para um Palantiri ou coisa do tipo.
Entenderam a atmosfera?? Não sei se vai ou pode dar certo, talvez seja uma viajem minha, mas foi o que surgiu agora
Seguindo o enorme sucesso do Julgamento de Fëanor, o Círculo da Lei está convocando todos os usuários para o Segundo Julgamento.
Sobre o Círculo da Lei: O Círculo da Lei é um projeto proposto pelo Valinor's The Bird & Baby Club que tem o intuito de promover julgamentos dos personagens criados por J.R.R. Tolkien em suas obras no molde das ações judiciais do nosso mundo.
Hoje é o Dia do Juízo na Valinor! Sejam mais do que bem-vindos ao mais novo projeto do Valinor's The Bird & Baby Club: o Círculo da Lei.
Sobre o Círculo da Lei: O Círculo da Lei é um projeto proposto pelo que tem o intuito de promover julgamentos dos personagens criados por J.R.R. Tolkien em suas obras no molde das ações judiciais do nosso mundo.
Tá, editei o post. Dêem uma olhada nele e digam se aprovam ou não.
Pergunta: Se já formos começar aceitando indicações logo no post inaugural, o prazo de três dias começa a correr a partir da data em que o post foi publicado ou a partir do dia seguinte?