Você concorda que a mudança de um ser terrestre pra alado é uma evolução considerável? Se Tolkien quis fazer essa mudança mais tarde, por que não deixou mais nada escrito, em lugar algum, que indicasse isso? Ele sempre colocava notas nos cantos das páginas indicando lembretes para aperfeiçoar um determinado trecho depois, ou anexava folhas soltas... por que não existe nada que reforce a tese de Balrogs alados?Elrond Meio-Elfo disse:Simplesmente porque a única vez que o Tolkien pai escreveu sobre os Balrogs após SdA foi esse trecho do Silmarillion aonde eles supostamente "voam". Pra mim ficou bem claro que ele mudou a forma dos bichos ao longo dos anos. Então, nas únicas menções aos Balrogs pós-SdA, eles voam.
E se ele só quis colocar uma frase de efeito em Moria, oras? 8)
Não quis falar no sentido pejorativo, só você enxergou isso. Você defende as asas e eu não, e estamos apenas defendendo nossas concepções aqui.Só isso vc acha curioso???? Mais curioso é como as pessoas que entram nesses debates sempre acham que tem a resposta certa em suas mãos e os outros só fazem parte da turma do contra....
Eu não pertenço a nenhum grupo ou "turma" meu amigo... só estou aqui tentando expor a minha concepção da situação.
De onde você viu esses 1000 Balrogs? Não me lembro de ter visto, em lugar algum, menção a tantos balrogs assim lutando junto com Glaurung.Vc quer dizer.... nas mesmas guerras aonde 1000 Balrogs vinham marchando atrás do Dragão?????? 1000 Balrogs????? Se bem me lembro Tolkien baixou este número consideravelmente para 7 após SdA. De novo, Tolkien mudou a sua imagem dos Balrogs meu chapa!
Pense comigo: nos não sabemos a distância exata de Lammoth pra o buraco de Angband onde esses Balrogs estavam. Mesmo na época da primeira versão do texto (onde Tolkien não fez menção nenhuma a winged ou coisa assim), esse resgate não foi feito pela terra, de qualquer forma? Por que ele mudaria a estória depois, colocando as asas nos Balrogs, pra complementar um texto que já estava definido? Se era pra mudar, por que mudar apenas as asas? Por que não descreveu isso melhor? Tolkien era tão detalhista... por que falaria tão pouco em asas, que seriam um recurso fantástico para esses seres, numa guerra?Recapitulando, não vejo nenhum problema em Balrogs correndo velozmente, mas eu vejo um GRANDE problema em Balrogs correndo em velocidade super-sônica!!!
Se era pra ser um resgate.... já que a própria vida do Melkor corria perigo... acho que um resgate pelo ar teria sido uma escolha muito mais acertada não acha????