• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

• Criador do tópico Criador do tópico Haleth
  • Data de Criação Data de Criação
Que estou com ódio (mesmo!) da amazon e da intrínseca por ter publicado O discurso "Faça Boa Arte", de Neil Gaiman num formato "muderninho" que é impossível (ou pelo menos um saco!) de se ler em e-book.
Mais raiva ainda tenho de mim mesma por ter comprado aquilo sem ter pedido uma amostra antes.

Mas como ia saber que a diagramação foi feita daquela forma burra (pra um e-book) como foi feita?

É tipo um parágrafo ou frase por página; muitos em letra minúscula ou super clara (evidente que em papel as letras devem ser em cor clara) alguns escritos em sentido transversal; uma frase em letras minúsculas e a frase seguinte em letras grandes e por aí vai.
O livro é todo assim, cheio dessas viadagens inúteis que só fazem deixar a gente com raiva, porque a leitura não flui.

O pior é não ter como devolver porque faz mais de sete dias que comprei, então são R$ 13,41 jogados no lixo, porque nunca que terei saco pra tentar ler aquela merda.

VSF, amazon.

Que estou com ódio (mesmo!) da amazon e da intrínseca por ter publicado O discurso "Faça Boa Arte", de Neil Gaiman num formato "muderninho" que é impossível (ou pelo menos um saco!) de se ler em e-book.
Mais raiva ainda tenho de mim mesma por ter comprado aquilo sem ter pedido uma amostra antes.

Mas como ia saber que a diagramação foi feita daquela forma burra (pra um e-book) como foi feita?

É tipo um parágrafo ou frase por página; muitos em letra minúscula ou super clara (evidente que em papel as letras devem ser em cor clara) escritos em sentido transversal; uma frase em letras minúsculas e a frase seguinte em letras grandes e por aí vai.
O livro é todo assim, cheio dessas viadagens inúteis que só fazem deixar a gente com raiva, porque a leitura não flui.

VSF, amazon.

tão vendendo ebook desse livro? nossa, não faz sentido nenhum. O_o talvez numa versão para tablet (onde dá para manter as cores), mas é tipo publicar aquele S. do j. j. abrams para kindle

tão vendendo ebook desse livro? nossa, não faz sentido nenhum. o_O talvez numa versão para tablet (onde dá para manter as cores), mas é tipo publicar aquele S. do j. j. abrams para kindle

Ou o Tristam Shandy. Ou House of Leaves. Ou aquele livro esquisito do Jonathan Safran Foer.

Pelo visto temos alguns editores que não entendem bulhufas de experiência sensorial. :tsc:

P.S.: BTW, eu já suspeitava que o Make Good Art, do Gaiman, não ia funcionar nesse formato. Uma coisa que eu faço antes de conferir o e-book é saber como o livro foi editado em papel pra não cair numa armadilha dessas.

eu ia usar o house of leaves de exemplo mas ó, ano passado quando estava lendo fiquei surpresa ao descobrir que eles estão trabalhando de modo sério numa versão pra kindle. ô.O só que aí é um trabalho envolvendo pesquisa inclusive com gente que já leu o livro anteriormente, e não - aparentemente - o trabalho porco da editora que achou que só converter as imagens para o formato mobi dariam conta do recado.

óbvio que eu exagerei um pouco na minha confissão, quando as coisas ficam presas por um tempo explodem numa aparência de serem maiores do que realmente são :p

Mas, brincadeiras à parte, eu não quis dizer que livros são ruins (eu gosto), só quis dizer que, nos aspectos que citei, filmes são melhores.

Existem aspectos que livros são melhores que filmes. Porém, como eu dou mais importância aos aspectos citados, eu acabo por preferir filmes (quase) sempre.

Pra citar exemplos: eu preferiria um filme como Pulp Fiction em filme muito mais que em livro (nem sei se existe), simplesmente pelos aspectos que citei: o figurino, a trilha sonora, as atuações perfeitas, nada disso seria possível em um livro. Já em Silmarillion, não vejo como poderiam fazer um filme que seja melhor do que o livro, exatamente pelo estilo dele, tão amplo, fora do ritmo convencional e complicado (tomara que um dia alguém me prove estar enganado :yep:), ou seja, livros às vezes tem suas vantagens também.

Sobre imaginar personagens e cenários, eu não sei se meu processador é mais lento ou eu que sou mais detalhista, mas eu demoro muito, muito, muito em cada cena de um livro, e não saio dela até que quase tudo no cenário esteja certinho. Lembro do livro do Guarani, que o escritor ficou descrevendo um certo local durante várias páginas, foi um tanto chato, mas ok, renderizei todo o ambiente e coloquei mentalmente cada coisa em seu lugar. Muitas páginas depois o cenário se tornou parte do enredo, mas com coisas que estavam em conflito com o que eu tinha imaginado anteriormente, mas eu já não conseguia re-imaginar o cenário, e confesso que isso me irrita bastante quando acontece.

É complicado :(

Qual? Estou mesmo por fora. Que decepção comigo mesmo! :no:
Juliette Society. Foi o que ela autografou ao passar pelo Brasil.
isso! achei bacana porque, apesar de ser um livro erótico, ele não se prende só a isso e os questionamentos e pensamentos da personagem principal em determinados momentos são bem interessantes, além do que, as cenas eróticas mesmo, são bem melhores que as de... 50 tons de cinza por exemplo... :lol:

;)

Anotado. Pra dar de presente pra um amigo.
Morfs, eu tô tão pobre que não tô dando presente nem pra mim... mas olha, aceito livros de presente de aniversário, é domingo pra quem não sabe :dente:

10475526_542546519178977_8232088733182547767_n.jpg

Confesso que odeio a UFRN.

Eles de vez em quando abrem o sistema de bibliotecas para alunos, professores e servidores indicarem livros para serem comprados. Eu indiquei a alguns anos uma porrada de livros, nenhum do meu curso :dente: só de literatura, pra eu não ter que comprar. Um dos autores que indiquei foi o Bernard Cornwell, nunca aceitaram minhas indicações nesses vários anos. Comprei alguns livros dele e qual minha surpresa hoje quado fui na biblioteca? Uma prateleira cheia de livros dele.

images+%25281%2529.jpg

O lado bom é que mais gente, tirando eu, vai poder ler, e eu tenho minha mini-mini-mini biblioteca, mas ainda assim, podia ter lido esses livros e comprado outros.

sabe, chega um momento na vida da pessoa, em que ela tem vontade de ler tantos livros diferentes, a estante está tão abundante e aí ela não sabe o que ler primeiro, tem vontade de ler vários livros ao mesmo tempo (mesmo sabendo que não consegue) e se pega desejando ser mais de uma pessoa para que seus vários "eus" possam ler todos os livros que o seu único "eu" não consegue ler... confesso que eu estou nesse momento e que está bem difícil de me controlar!

sabe, chega um momento na vida da pessoa, em que ela tem vontade de ler tantos livros diferentes, a estante está tão abundante e aí ela não sabe o que ler primeiro, tem vontade de ler vários livros ao mesmo tempo (mesmo sabendo que não consegue) e se pega desejando ser mais de uma pessoa para que seus vários "eus" possam ler todos os livros que o seu único "eu" não consegue ler... confesso que eu estou nesse momento e que está bem difícil de me controlar!
eu também!!!! não consigo ler nem um livro por mes, sendo que eu lia um por semana!

Não me sinto perto desse ponto ainda

eu também!!!! não consigo ler nem um livro por mes, sendo que eu lia um por semana!
o meu problema na verdade tem sido ler demais, as pessoas estão reclamando que eu as troco pelos livros, aí tem uma série que eu baixei a primeira temporada faz mais de um mês e ainda não tirei tempo pra assistir porque eu quero ler mais do que assistir tv e mesmo quando eu estou assistindo tv eu fico pensando: cara, tanto livro legal pra ler e eu estou aqui assistindo tv! entende? eu tô lendo uma média de 6 livros por mês e isso é uma coisa muitcho louca pra quem trabalha em período integral, estuda a noite e tem que dividir o tempo restante entre família e namorado! :ahhh:
e ainda assim, tá difícil de ler todos os livros que eu quero muito ler...

Que estou com raiva do kindle depois de ter ficado quase uma hora pra conseguir fazer um cronograma pro Clube de Leitura, contando página por página porque essa merda de aparelho não mostra números de páginas, só aquela coisa de "posição" que não faço a menor ideia pra que serve, já que a numeração não faz sentido nenhum.
Pra não falar de quando, do nada, em vez de ir pra página seguinte, ele simplesmente dá "saltos" de dezenas de páginas, indo parar no início do capítulo anterior ou no final do livro.
Bosta. :gotinha:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back