• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Confessionário literário

• Criador do tópico Criador do tópico Haleth
  • Data de Criação Data de Criação
Depois que li aquele lixo que o Céline escreveu (De castelo em castelo - li em partes, porque larguei no meio) aprendi a não ligar pro renome do autor. Se há quem goste, bom pra ele, mas nem por isso eu tenho o dever de gostar também.

@Mercúcio Sim, tem gente que tem receio de dizer que não gosta dum livro, porque ele é clássico, o que é uma besteira mesmo.

Você pode perceber a grandeza duma obra (afinal, não é um clássico à toa), mas da obra não ser do seu gosto, e isso é normal, porque se o estilo é o próprio homem, há personalidades com que temos mais afinidades e facilidades de se lidar e outras não, sem que isso deponha contra a pessoa em si (e no caso, da obra).

Estou me tornando uma velha ranzinza ou as notas no fim do livro realmente atrapalham a fruição da leitura?

Estou relendo Otelo e, embora tenha ficado fascinada pela edição da Penguin, estou numa encruzilhada no que tange às notas, que são muitas! Devo estar exagerando, mas há mais páginas de notas (no fim do livro, o que eu odeio!) sobre o primeiro ato da peça do que o número de páginas que o ato propriamente dito tem.

Reconheço que, às vezes, as notas são importantes para que possamos construir um caminho interpretativo sólido, mas tem nota que é dispensável. Embora eu seja curiosa e, por isso, condenada a ler as notas, mesmo que isso quebre o ritmo de leitura e me deixe irritada, acho que eu deveria fingir que as notas não existem e só ler a peça, mesmo. Eu faria isso, se o toc deixasse. Mas, como eu sei que as notas estão lá, se ignorá-las, vou considerar como "leitura não finalizada". :timido:

Leia as notas só no fim da peça, uai.
:think:
Eu, ao contrário, vejo de antemão quais versos têm notas e faço um pontinho a lápis no lado deles pra saber depois, na leitura, quando tem nota explicando algo. Kkk

Ah sim. Mas já cansei de ver notinha de meia linha em final de livro. Mesmo com meia dúzia de linhas ainda acho que cabe bem no rodapé.

Eu demorei pra chegar nesse ponto, mas hoje em dia posso dizer que se eu for ler um livro, pode ser o clássico que for, se eu achar chato faço igual o cara do filme O Lado Bom da Vida

o-lado-bom-da-vida-gif-_01_thumb1.gif

Eu com o morro dos ventos uivantes

Todos nós sabemos que leitores são meio descaralhados das ideias (é agora que vocês vão dizer: "Fale por você, Cleonice!", e responderei com: "e de quem vocês acham que eu estou falando?" :rofl:), mas, dessa vez, eu ultrapassei todos os limites da loucura. Devo ter visto, não sei se no Twitter ou no Facebook, alguém falar sobre "Little Big", do John Crowley. Provavelmente, fui pesquisar o trem e, quando me deparei com esta* capa, achei de boa ir lá na Amazon e comprar o livro para Kindle. Detalhe: EU NÃO SEI NADA DE INGLÊS! E piora: certamente, quando efetivei a compra, o Kindle tava descarregado. Há uns quinze minutos, liguei o trem e vi o livro lá. Comecei a rir e a falar: isso significa que eu vou aprender a ler em Inglês, agora, né? (Não vou, mas é claro que tentarei. Inclusive, se alguém quiser me ajudar, bem que poderia comprar o livro também, e a gente dar um jeito de ler o trem em conjunto, como foi com "Drácula", né? 🤭).

*A famigerada capa, que nem é bonita (na verdade, ela é bem esteticamente bizarra), mas conquistou meu coração:
1632685719289.webp

Ao que tudo indica, é um livro famosinho e bem conceituado. O grande Harold Bloom pagava pau, então pouca merda não deve ser. :timido:
Migos, Lufe nos brindou com motivos convincentes procês lerem o livrinho comigo. E tem outro motivo: se tiver gente lendo comigo, eu não vou desanimar quando a leitura ficar muito difícil. 🤭

Migos, Lufe nos brindou com motivos convincentes procês lerem o livrinho comigo. E tem outro motivo: se tiver gente lendo comigo, eu não vou desanimar quando a leitura ficar muito difícil. 🤭
Achei interessante o livro, vai pra lista, só tô sem mente pra me comprometer com leitura em conjunto no momento. Mas me voluntario a te ajudar na compreensão de alguma passagem difícil, qualquer coisa a caixa de mensagens tá ali 🤗

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back