Ah peraí. Qual outro país já reconheceu a independência de Donbass? Se você souber, me avise. Para quem não a reconhece, aquilo é Ucrânia ainda. Simples né? Pois é. Não sei como o assunto chegou ao jornalismo ou ao Bolsonaro tão rápido.
Chegou na questão de comparação. Não é porque deu no jornal que é necessariamente verdade. Ainda mais um negócio tão complexo quanto esse. Aqui existem interesses ocidentais, em querer reprimir o crescimento russo e usando a Ucrania de bode expiatório, com o papo de inclusão na OTAN como uma clara provocação, quase uma declaração de guerra contra a Rússia.
Um paralelo bem simples de traçar é: Imaginem a Rússia fechando uma aliança militar irrestrita com o México, e com a possibilidade real de colocar blindados, tropas, aviões e mísseis às margens do Rio Grande. Qual seria a repercussão disso no mundo, e qual seria a postura norte-americana? Pois é isso que os EUA estão fazendo com o fantoche Zelensky, e já fizeram inclusive nos anos 90 com outras nações ex-soviéticas. A própria existência da OTAN pós-91 não tem mais sentido, já que fora uma aliança anti-soviética, né? Pra quê serve essa aliança, senão para ameaçar Moscou? Agora querem que o Putin fique parado e assistindo a toda essa movimentação em todos os países vizinhos?
Está na hora de aceitarmos que os EUA não são mais donos do mundo, e que se o seu imperialismo é aceitável e banalizado, a Rússia fará o mesmo em sua zona de influência. Se a gente condenar Moscou por isso seremos apenas hipócritas, já que vemos Washington fazendo pior há décadas e achando super comum, mesmo em países bem longe da América, sempre em nome de uma falsa bandeira de Liberdade e Democracia.
E esse reconhecimento às repúblicas de Donbass foi inteligentíssimo, mesmo com a forte repercussão momentânea. Mesmo que Putin recue, a Ucrânia jamais verá seu nome como membro da OTAN depois disso, e ele terá tudo o que queria desde o início da crise. Mérito dele e de seu governo, que colocará os EUA em seu devido lugar, e ainda assegurará suas fronteiras e zonas de influências.
___
Fora isso tudo, a Ucrânia ainda tem uma questão ainda mais confusa e complexa que é a identidade dela como país, já que fez parte do Império Russo por muito tempo, são no fundo um mesmo povo, e isso deixa a própria população confusa, hoje o país é bem dividido entre os pró-Russia e pró-Ocidente, por exemplo, e é uma questão que não vai se resolver tão cedo. Criméia por exemplo sempre se viu como Russa (e de fato sempre foi, inclusive sua população), e Donbass é um caso bem parecido.