@Haran Alkarin, que coisa engraçada essa sua implicância com Ciro Gomes.
Eu te imploro para trazer críticas justas, como alguma prova de despreparo ou contradições, e você me decepciona. Isso que você está criticando eu faço sempre: toda vez que a minha opinião acaba convergindo com o PT, tento gritar: "Não sou petista!". Porque as pessoas têm a mania de julgar de forma ad hominem. Entendem que você não pode fracionar suas opiniões sobre diversos aspectos de uma mesma coisa. Sério que você não acha válido, ao tecer uma crítica ao livre mercado, deixar claro que existem pontos positivos? Não acha importante, ao comentar coisas positivas de Cuba, que não está com isso endossando o seu regime político?
Implico mesmo, acho que Ciro Gomes é o único brasileiro que perdia meu voto em uma eleição com o PT, de pura birra mesmo. Já pensou, estar estudando história com meu filho, e chega no capítulo "Ciro Gomes", puta que pariu mano, jogo o livro pela janela, prefiro Dilma por mais 20 anos....
Tem um monte de político bosta na história que eram "preparados" e não tinham contradições nas mediocridades ou mesmo asneiras que diziam... Fazer ressalva ao emitir sua opinião é normal, mas na frequência que o Ciro Gomes faz demonstra falta de estrutura de pensamento, demonstra aquele estado de sempre estar em cima do muro, equidistante de tudo e todos, para se dirigir para aqui ou acolá ao sabor do vento e da conveniência política, sem se comprometer com nenhuma unidade específica de pensamento. Mais ou menos o que falei no tópico do Ciro Gomes:
Entretanto, primeiramente, assim com o Olavo, em seu discurso ele sempre quer se colocar como o único que presta, equidistante de todos os demais que cometem vários tipos de erros. Por isso (...) indícios de extremismo ideológico" é impossível, Ciro não pode ser extremo em nada (antes fosse!), pois ele em seus acertos é equidistante de todos que cometem ora um erro, ora outro. Ele não faz parte de um grupo de pessoas com ideias bem definidas, ele é seu próprio grupo, é um candidato a salvador da pátria.
Para mim é óbvia a pilantragem do discurso, um político sério tem um norte bem definido, norte de ideias e modelos que ele não tirou do bolso... mas Ciro não tem isso, ele pode a partir de um mesmo conjunto de ideias vagas ir nessa ou naquela direção conforme desejar. Assim é óbvio que você vai se decepcionar com um crítico se espera que ele ofereça contradições, Ciro Gomes faz ressalva em tudo e tem um discurso que pode ser conciliado com qualquer coisa, impossível se contradizer assim... Ciro pode criticar o governo, mas nas eleições ele se conveniente poderá se colocar como um sucessor petismo (se o PT não tiver candidato), ele pode ser pró-mercado quando fala com liberais, e um grande regulador quando fala com outro público, e por aí vai.
Mas e aí, a democracia está em risco por causa do que ocorreu com o Lula? Ou Ciro é um idiota e errou nesse ponto, ou devemos ficar alarmados pela democracia, não vejo meio termo.