Kindle e outros eBook Readers
Estou criando este tópico para responder à pergunta do Gorthol:
Diário, estou pensando em comprar um e-Book Reader, mas estou em dúvidas sobre qual seria o modelo mais viável. Estava decidido pelo Kindle, mas li tantas reclamações pela internet que fiquei sem norte.
Alguma sugestão?
Vale lembrar que eu estou falando do ponto de vista de uma pessoa que não tem problemas de visão. Se tu usa óculos, a tua experiência vai ser diferente da minha, e o tamanho do texto vai ser mais importante do que todo o resto (mais polegadas = melhor).
Então, primeira coisa, é importante definir o que tu quer. A principal pergunta, para esse tipo de escolha, é: quer a luz do quarto acesa ou apagada enquanto está lendo?
Se a luz do quarto vai estar acesa, a escolha é óbvia: o Kindle básico de 69 dólares. Melhor do que isso, só o extinto Kindle DX, que tinha quase 10" e é o Kindle que eu mais ouvi pessoas chatas para detalhes falarem bem. Hoje em dia, só unidades usadas são vendidas, e está uma nota preta.
Se você quer ler com as luzes apagadas, a coisa muda de figura. Um iPad 3 ou 4 é a opção mais cara, mas é inegável que a tela de Retina de 10" vai te dar a melhor experiência de leitura. Um iPhone (4, 4S e 5) tem a segunda melhor tela, e o iPod Touch lançado em setembro tem uma tela de Retina equivalente à do iPhone 5.
Eu pessoalmente leio meus livros em um iPod Touch de 2ª geração, que tem uma tela de 163 dpi, 3,5", e eu li os dois livros das Crônicas do Regicida inteiros nele, sem ter problemas de cansaço de visão. O iPod Touch mais novo tem 326 dpi e 4", o que é um mundo de diferença comparado com o que eu tenho.
O problema com essas opções é tempo de bateria. Tu vai ter esse mesmo problema com qualquer outro celular, qualquer outro tablet, inclusive o Kindle Fire, Fire HD e Fire HD 8,9". A solução aí é o Kindle Paperwhite que, segundo a Amazon, lendo 30 minutos por dia, com o wi-fi desligado e com o
backlight em 10%, consegue 8 semanas de bateria. Suponho que tu possa passar uma ou duas semanas lendo 5 horas por noite com a luz em 70% sem ter de te preocupar com a bateria. Um iPad tem, segundo a Apple, 10 horas de bateria em uso pleno (não esse uso cheio de mimimi da Amazon). Meu iPod Touch dura umas 3 horas, então já ligo ele na tomada após duas horas de leitura.