Desculpa, com todo o respeito a você e à sua opinião Merc... Eu ri do trecho negritado.
Lula não é inteligente, ele é esperto - e isso faz dele um excelente oportunista. Tudo o que ele fez foi ser esperto o bastante para reconhecer a própria burrice e prontamente se cercar de pessoas que pensassem por ele. Ele é simplesmente uma figura pública que incrivelmente inspira e tem carisma (seria uma porra de bardo com boost em carisma numa partida de RPG, certeza). E, acredite, acho isso admirável nele. De verdade. Se Dilma não fosse tão arrogante, teria feito o mesmo e teria se dado muito bem.
Eu não votaria no Lula porque ele e seu partido tiveram sua vez e foi desastroso, no final das contas. A máscara dele e de seu partido caíram, e o efeito foi oposto. Não sou fã do Bolsonaro, mas se ele tiver a mesma sagacidade de Lula em contratar as pessoas certas, não vejo por que não dar a ele uma chance - mas acho pouco provável que essa experiência seja positiva. Ele tem o carisma de um javali com dor de dente, têm se mostrado tão brilhante quanto um aluno mediano de escola pública cheio de C's no boletim e, sinceramente, penso que esse discurso ultraconservador dele vai ser sua ruína. Digo isso com a mesma convicção que eu diria, sendo de direita, que se Dilma ou Lula tivessem feito um bom trabalho eu não veria problemas na reeleição de ambos.
Quanto a Dória, tudo o que vi até agora foi o hate dos saudosistas do Haddad, mas ele parece ser competente. Ele está preocupando Alckmin e isso, querendo ou não, significa alguma coisa - agora é observar o que ele vai aprontar até ano que vem.
Olha, Seiko... com todo o respeito, eu acho que você está muito enganada.
Me parece que é estar muito fora da realidade achar que Lula e Bolsonaro estão no mesmo patamar.
Sem fazer juízo de valor, vamos lá...
Me formei politicamente em proximidade com uma esquerda crítica ao PT - e, com o passar dos anos, fui me tornando mais e mais crítico ao lulopetismo.
Ainda assim, sempre achei despropositado o fato de certa imprensa pintá-lo como um ignorante semi-analfabeto. Isso ele não é...
Está longe de sê-lo. Lula tem 40 anos de vida pública, um nordestino que surgiu como liderança sindical no final dos anos 1970, tendo comandado centenas de greves contra os governos militares. À sua volta fundou-se um partido de massas que pouco a pouco passou a orbitar em torno da sua liderança.
Elegeu-se deputado constituinte e se tornou o principal líder da oposição por anos e anos, até que se elegeu presidente da República por duas vezes.
É hoje a última grande liderança da política brasileira em termos de expressividade e capital político.
Eu considero o governo dele um desastre, mas provavelmente não pelos mesmos motivos que você. O cara governou 8 anos, sobreviveu a todos os escândalos de corrupção e abandonou o segundo governo como o presidente mais popular da nossa história, com impressionantes 87% de aprovação. Um jornalista paulistano que entrevistei, ligado ao PSDB, me disse - está gravado - que, em 2010, toda a alta burguesia paulistana que ele frequentava era, citando textualmente, "mais lulista que o povão". E não, eu não desprezo nesse cálculo o fato de ele ter tido a sorte de uma conjuntura econômica internacional bastante favorável, com o boom das commodities e o efeito China, etc, etc, etc. Ainda assim há que se considerar aí a sua capacidade de articulação política, de ler o momento, de fazer composições...
Quando parte dos principais quadros do PT tinham se queimado por escândalos de corrupção e o PSDB ainda ficava pulando de Serra pra Alckmin, ele usou desse capital político para projetar novos quadros políticos - fabricou Dilma e Haddad e deu uma sobrevida ao partido.
O que você colocou não está errado no seguinte sentido: ele não deixa de ser um espertalhão, carismático e oportunista... mas não é só isso. É uma raposa política. É um político hábil e isso demanda uma certa inteligência.
Nesses 40 anos de vida pública, viu-se obrigado a debater publicamente com pessoas de formação acadêmica do mais alto nível. É um cara que se viu obrigado a debater com um acadêmico do quilate do Fernando Henrique Cardoso, um sociólogo que tem trabalhos de referência, ou um José Serra - contra o qual se elegeu - economista, professor universitário, com doutorado nos Estados Unidos, etc. O Lula não tem formação acadêmica, mas ele se formou na política. É um cara que vai saber discutir, em certo nível, questões relativas à economia nacional, política externa, questão agrária, políticas públicas; e é um cara que sabe ler o seu público, fazer discursos que dialogam com o povão, que mobilizam afetos.
Uns anos atrás, você deve se lembrar, o New York Times deu uma coluna mensal pra ele.
E aí, você vai me desculpar, o Bolsonaro não está no mesmo patamar. Daí eu repito o trecho negritado que te fez rir. Com todos os defeitos que o Lula tem, burro ele não é. Ele pode ser uma farsa, sob muitos aspectos, mas burro ele não é...
E invoco como testemunha da minha insuspeição o camarada
@Felagund , que me acha um puta antipetista intransigente, e os demais colegas de forum que porventura tenham acesso às minhas postagens de facebook.