• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições de 2022

Em quem você vai votar no segundo turno?

• Lula

Votos: 28 90,3%
  • Bolsonaro

Votos: 3 9,7%

• Total de votantes
    31
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
Como eu comentei, em outras oportunidades, por mais que eu tenha todos os problemas do mundo com o Alckmin, deixar de votar no Lula pelo fato de o Geraldo estar na chapa, seria bastante contraditório, porque eu me lembro de ter falado — e de ter botado em tudo quanto é canto da internet — que eu votaria em QUALQUER UM DOS CANDIDATOS DE 2018 para evitar que o Bolsonaro chegasse à presidência. E, com toda a minha insatisfação, com todas as minhas ressalvas, eu reitero isso, e voto no candidato da minha escolha, mesmo que tenha de tomar todo o café do mundo para conseguir engolir o vice dele.​
Eu vou nessa também, o Lula ainda é a melhor chance de churrascar o Bolsonaro, então ele pode se aliar até ao Moro. E, cá entre nós, o tucanato não é mais o que era, ainda que o Alckmin tenha saído do PSDB, hoje eles foram jogados para o escanteio de uma esquerda moderada ou centro-esquerda, e só ganham muitos votos no Sudeste.

Mas ainda acho essa aliança muito irresponsável e oportunista.
Moro, o candidato coach

Quando vejo gente disposta a votar em Sergio Moro para presidente entendo o sucesso do coach que convenceu 60 pessoas despreparadas a subir os 2.400 metros do Pico dos Marins, interior de São Paulo. A metade que chegou ao cume precisou ser resgatada, uma epopeia de nove horas, que evitou uma tragédia, segundo os bombeiros.

O curso vendido por Pablo Marçal, chamado de "O pior ano de suas vidas", incluía essa expedição. Marçal em sua conta no Instagram escreveu, "só conquista o topo dessa montanha quem está disposto a entregar todos os recursos durante o caminho. Sangue, suor, lágrimas e gordura. O que te impede de viver aventuras como essa?".

Não ser trouxa me parece uma boa razão. Isso inclui não cair no papo furado de coaches e não votar em aventureiros. Sergio Moro é um pré-candidato que se encaixa nas duas categorias. Curso de oratória e fonoaudiologia são parte do verniz. O despreparo ele tenta camuflar levando para o seu entorno nomes palatáveis a quem se deixa iludir. É a pegadinha do Posto Ipiranga. Cai quem quer.

Não há nada no histórico de Sergio Moro que o habilite à Presidência. Entendo que depois de Jair Bolsonaro haja quem considere qualquer coisa melhor. Moro não é melhor, e qualquer tentativa de um plano seu de governo poderia ser batizada de "Os piores anos de sua vida "" Parte 2". O Brasil não aguenta mais amadores. Não temos mais quatros anos para desperdiçar com aventureiros. Moro já deixou claro que é exatamente isto: amador e aventureiro.

O ex-juiz precisa dar um rumo na vida depois de ter encerrado sua carreira no Judiciário para integrar um governo fascista e incompetente. Mas o que ele oferece como candidato é uma jornada sem equipamentos de segurança por uma trilha com histórico de acidentes fatais, em que o eleitor tem que dar "sangue, suor, lágrimas" e o resgate só chegará depois de quatro anos.

FONTE

:hxhx:
Na verdade, até de retórica ele vai mal porque fala muito mal, além de ser um péssimo jurista. Mas né, comparado com o Bolsonaro qualquer bunda de jegue brilha. E ele tem potencial para atrair mesmo boa parte do eleitorado bolsonarista.
Ah, claro, o UOL, famosa fonte mais imparcial do Brasil... Zero viés político -- nenhum.
Quer fonte imparcial e sem viés político, chama alguma velha da tua igreja pra postar no tópico das cenas de sexo da série de Amazon.

Na verdade, até de retórica ele vai mal porque fala muito mal, além de ser um péssimo jurista. Mas né, comparado com o Bolsonaro qualquer bunda de jegue brilha. E ele tem potencial para atrair mesmo boa parte do eleitorado bolsonarista.

Vi alguns cortes do Moro no Flow podcast. Ele é incapaz de organizar as ideias em um discurso coerente. É um compilado caótico e acidentado de chavões de um liberalismo de cartilha temperados com um moralismo que não orna, falando bobagens sobre temas sobre os quais ele não conhece porra nenhuma.

E ainda soltou um "Eu comandei a Lava Jato". O peixe morre é pela boca mesmo...

Vi alguns cortes do Moro no Flow podcast. Ele é incapaz de organizar as ideias em um discurso coerente. É um compilado caótico e acidentado de chavões de um liberalismo de cartilha temperados com um moralismo que não orna, falando bobagens sobre temas sobre os quais ele não conhece porra nenhuma.

o mais engraçado é que se tira o "vi alguns cortes do moro no flow podcast" dá para pensar que você tá falando do biroliro no resto do parágrafo. são praticamente iguais, moro só tem um verniz de civilidade que o biroliro não tem.

o mais engraçado é que se tira o "vi alguns cortes do moro no flow podcast" dá para pensar que você tá falando do biroliro no resto do parágrafo. são praticamente iguais, moro só tem um verniz de civilidade que o biroliro não tem.
Bozo com verniz:

Exatamente. Esse verniz de civilidade torna o Moro mais opaco que o Bolsonaro, cuja tosquidão, para dizer o mínimo, é mais aparente. Mas é o mesmo DNA político autoritário e o mesmo vazio programático, com completa ausência de diagnóstico sobre os problemas nacionais e sem visão de país. Basta sacar um economista liberal o suficiente pra cortejar a Faria Lima (estratégia Posto Ipiranga), dizer platitudes sobre a "luta contra a corrupção" e emular a agenda de costumes para cortejar seguimentos evangélicos. Não é à toa que o lavajatismo e o bolsonarismo andavam juntos até ontem e hoje se estapeiam pela mesma fatia do eleitorado. A questão aí é que essa opacidade em tese torna o Moro mais palatável para setores do empresariado, do mercado financeiro e da imprensa que embarcaram na candidatura Bolsonaro em 2018, sonhando com esse neopinochetismo tupiniquim, aliando o autoritarismo a uma agenda neoliberal mais agressiva.

Se pegarmos todos os indicadores - econômicos, sociais, ambientais, etc - temos uma dimensão sobre o desastre produzido pelo governo Bolsonaro, que além de tudo testou e estressou até o limite o nosso tecido democrático. O governo que for eleito este ano terá pela frente um cenário de terra arrasada e o desafio de reconstrução. E Moro é, sob todos os ângulos, um despreparado, um esbirro autoritário que caiu do caminhão do bolsonarismo, que além de tudo carrega orgulhosamente no currículo a destruição da indústria de construção pesada no país.

Bozo com verniz:

ah, mas o verniz que falo nem tem a ver com pauta conservadora. inclusive pedir penico pra evangélico a dilma já pediu também. 2010 era ela e o serra no 2º turno e os dois disputando os votos dos evangélicos. de repente aborto virou assunto e nesse caso quem apoiasse perdia voto. dilma escreveu carta assinando compromisso contra o aborto.

(para não ser injusta com a dilma, naquele ano o serra prometeu aos evangélicos vetar projeto que criminaliza homofobia.)

quando falo de verniz de civilidade é que em um cenário como o atual moro provavelmente não diria coisas toscas como "e daí? quer que eu faça o quê? não sou coveiro." e afins.

Eu não vejo autoritarismo no Moro, acho que ele seria bem menos pior pelo menos por saber jogar o jogo democrático e como as instituições funcionam. Esse conservadorismo dele não engana ninguém, é só escadinha pra se eleger. Agora, é claro que ele ainda teria de lidar com o peso do bolsonarismo arrependido e não acho que ele tenha alento político algum para isso. Como para muitas outras coisas.

É um oportunista. Foi enquanto juiz, foi enquanto ministro do Bolsonaro, foi quando saía, é hoje como candidato.

DNA político autoritário? Exagero... Ele só é safado mesmo.

Eu não vejo autoritarismo no Moro, acho que ele seria bem menos pior pelo menos por saber jogar o jogo democrático e como as instituições funcionam. Esse conservadorismo dele não engana ninguém, é só escadinha pra se eleger. Agora, é claro que ele ainda teria de lidar com o peso do bolsonarismo arrependido e não acho que ele tenha alento político algum para isso. Como para muitas outras coisas.

É um oportunista. Foi enquanto juiz, foi enquanto ministro do Bolsonaro, foi quando saía, é hoje como candidato.

DNA político autoritário? Exagero... Ele só é safado mesmo.
Pois é, parece que "autoritário" se tornou um adjetivo a ser usado em qualquer candidato que aparente ser conservador. É tipo o termo fascismo, também banalizado ao extremo, mas com mais "pompa".

A entrada de boca fina é interessante para ver como se comportam os que diziam ser contra corrupção e "lavajatistas", mas Moro tá no mesmo patamar do Ciro, não vai incomodar de fato na corrida, pode tirar uns votos do Bolsonaro, mas o segundo turno já está bem definido entre Lula e o capitão.

Depende do que se entende por autoritário. Não quer dizer necessariamente uma pretensão de instalar uma ditadura, mas uma tendência a desobedecer leis e ditames democráticos em prol de um maquiavelismo institucional, que ele demonstrou nitidamente em sua atuação na Lava-Jato, por exemplo: trocando figurinhas com o Ministério Público, publicizando documentos sigilosos sem motivação, expedindo ordens de condução coercitiva sem resistência anterior, enfim, cometendo todo tipo de ilegalidade e arbitrariedade sob a égide do "é pelo certo!".

A rigor da palavra, autoritário é quem faz exercer sua autoridade e nem sempre isso tem conotação totalmente negativa, pois se ele exerce a sua autoridade com ética, cumprimento a lei e honestidade está tudo certo. O problema é quando extrapola isso.

A rigor da palavra, autoritário é quem faz exercer sua autoridade e nem sempre isso tem conotação totalmente negativa, pois se ele exerce a sua autoridade com ética, cumprimento a lei e honestidade está tudo certo. O problema é quando extrapola isso.
Creio que autoritário vem de autoritarismo, não de autoridade. "Autoritário" implica necessariamente excesso.

"A justiça sou eu" é tão autoritário quanto "O Estado sou eu"
Eu acho ainda mais autoritário, mas ambos são só palavras, slogans, os quais podem ser usados por candidatos como pelos seus detratores para defini-los. São só palavras, no fundo.

A realidade é que quando você fala de um presidente autoritário eu penso logo no Bolsonaro, em algum dos caudilhos da ditadura, no Vargas, não nesse tipo de recurso à ilegalidade, safadeza institucional etc. É ruim, mas não torna ninguém fascista. Eu até acho o Moro fascistizável: basta a classe econômica poderosa e média apoia-lo de forma mais incisiva, por enquanto é só mais um oportunista, e sem chance de ganhar.

Ah, mas autoritarismo e fascismo não são sinônimos.
No caso do Bolsonaro, o estrume consegue ser as duas coisas.

Já o Moro, é tão vazio de idéias que não dá nem pra saber se ele é fascista ou não. Mas já vimos que é do tipo que não se importa em usar o aparato judicial do Estado pra favorecer um fascista que, em contrapartida, prometeu favores, além de embarcar no próprio governo do fascista.
Ele, pessoalmente, pode não ser (até acredito que não seja mesmo) mas é tão responsável pela ascensão do fascismo recente quanto os indubitavelmente o são.

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back