Eu não voto até ler O Médico e O Monstro, tá Anica?
Sobre Frankestein...
A surpresa de ver que o livro tinha pouco a ver com o monstro burro e carente daquele filme clássico foi causada pelo excelente filme excelente filme dirigido e protagonizado pelo Kenneth Branagh (p*rra, o Robert DeNiro como o monstro foi uma das melhores coisas que vi no cinema desde que nasci!!!!).
Depois de ler o livro, fiquei interessado em rever o filme do Brannagh, pra decidir qual achei melhor.
Realmente, aquele filme antigo não faz a menor justiça ao livro, mais do que bom. Gostei muito do tipo de narração feita pelo próprio Dr. Frankestein.
Achei muito fascinante o modo como ele descorria sobre as próprias desgraças de forma apática, já insensibilizado pela dor constante.
Minha sequência favorita do livro é o Dr. narrando como o monstro narrou pra ele sua estada naquela cabana, observando aquela família humilde e desenvolvendo carinho sincero por ela.
Ei, vocês notaram que o monstro nunca foi nomeado?
Sobre Drácula...
De longe a melhor característica desse livro é o fato da narração ser feita
toda através de registros e documentos. O Stocker soube fazer isso de uma forma muito dinâmica e envolvente.
Mas fora isso, o que mais vale ver são as maquinações do Conde. Porque o desenvolvimento dos personagens me incomodou um pouco, no tocante a grande maioria os envolvidos terem culhões de aço.
Mas considero a Mina Murray, Abraham Van Helsing (
) e o Jonathan Harker os personagens mais marcantes do livro, sem dúvida.
Aliás, considero o primeiro mês de documentação o melhor do livro justamente por causa do Jonathan.
Quanto ao resto, achei levemente decepcionante, como o fato do Drácula ser quase que totalmente mostrado como um monstro visto de longe temerosamente.
Nisso o filme tem um mérito gigantesco. Eu considero o livro e o filme do Coppola como complementos não-oficiais um do outro.
Pena que o cinema tenha pego esses ótimos personagens literários e tenham tornado-os mitos populares hiper caricatos.
Há ainda hoje quem acredite que Drácula é apenas um cara dentuço e sedutor que morde pescoços femininos e que o Frankestein seja apenas um monstro idiota e amiguinho que é injustiçado.