Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Kkkk, é que nos anos em que lia bastante, lia mais não ficção... Esse ano estou vendo clássicos — da 7ª arteCaraca. A vida está passando, meu jovem; foco nos clássicos.
Leia ao menos O Deserto dos Tártaros.
Virgem de 40 anos vs. Twink safado@Nírasolmo, cuidado com as dicas. Vêm da mesma pessoa que disse que O Virgem de 40 Anos é a sua cara.
Você diz sempre, mas eu não creio. E ainda que nisso eu cresse, a cada nova encarnação a alma se esquece do que leu nas outras vidas... Então como saber o que já li e o que me falta?
¯\_(ツ)_/¯
Caraca, eu também só li 4! Os meus foram: Os 3 Mosqueteiros, Alice no País das Maravilhas, As Vinhas da Ira e Orgulho e Preconceito.Só li 4 livros
Ou 3, se for desconsiderado aquele panfleto da Ediouro falando que era Os Miseráveis
Você precisa ler a introdução de "Por que ler os clássicos", de Italo Calvino, na qual ele os define, entre outras várias maneiras, como "9. Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos". Eu reforço isso e digo para que nunca se fie em conhecimento difuso pelo ouvir dizer, ou por ter visto um filme etc. Não quando se trata, óbvio, de clássicos.Tem muitos que eu já li as versões infanto-juvenis (Alice, Lusíadas, Os Miseráveis, Moby Dick, Robinson Crusoé) ou que já conheço bem a história por outros meios (1984, Três Mosqueteiros) e aí não tenho tanta vontade de ler. Talvez mais pro futuro.
Pois é, ultimamente eu passei a ir mais atrás dos clássicos. Tanto que, dos 7 da lista, 5 eu li nos últimos dois anos. Acontece que são tantos que eu preciso usar algum critério... Mas você tem razão, vou trocar o método da eliminação pelo da priorização.Você precisa ler a introdução de "Por que ler os clássicos", de Italo Calvino, na qual ele os define, entre outras várias maneiras, como "9. Os clássicos são livros que, quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, quando são lidos de fato mais se revelam novos, inesperados, inéditos". Eu reforço isso e digo para que nunca se fie em conhecimento difuso pelo ouvir dizer, ou por ter visto um filme etc. Não quando se trata, óbvio, de clássicos.
Boooa! Bem lembrado. Uso essa dica para séries (prioridade às finalizadas e com poucos episódios), nem me liguei em pedir essa dica para livros!Bem, um critério possível seria priorizar os mais curtinhos (isso é tipo usar Game Shark) pra ganhar números mais rapidamente.
De toda a lista eu recomendaria como curtos estes aqui (deixando de fora a poesia, que muita gente não gosta, e incluindo, apesar do maior tamanho, aqueles que têm certo apelo mais contemporâneo, como "1984" e "Admirável Mundo Novo"... Alguns talvez sejam difíceis de achar hoje em dia, pois esgotados, como "Galileu Galilei", do Brecht, e o "Don Juan", do Tirso):
Mas outros muitos clássicos ainda poderiam ser pensados que ficaram de fora.3. Hamlet, William Shakespeare
11. Édipo Rei, Sófocles
12. Otelo, William Shakespeare
23. O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
26. O Estrangeiro, Albert Camus
27. Medéia, Eurípedes
29. Noite de Reis, William Shakespeare
31. Coração das Trevas, Joseph Conrad
32. Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley
45. Esperando Godot, Samuel Beckett
46. 1984, George Orwell
47. Galileu Galilei, Bertold Brecht
51. Tartufo, Molière