• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pronúncia

Ae, Galadriel se pronuncia "Galádriel" neh?

A letra "H" no começo se pronuncia como "R" neh? Tipo como "head", cabeça em inglês...

Ae, vejam se está certo esse nome q eu criei... Thorondil "Amigo das Águias"..

Pronúncia SINDARIN

Gente, eu tô estudando o sindarin... Mas eu não sei se todas as línguas tolkienianas têm a mesma pronúncia para vogais, encontros vocálicos, encontros consonantais, etc... :|
Eu tenho as definições de pronuncia somente do Silmarillion, elas podem ser usadas no sindarin?

Aproveitando o embalo, queria tirá a dúvida da pronúncia do R.
Ouvi dizer q se fala como no alemão... Mas o problema eh q eu não sei como se pronuncia R em alemão :|

Seria como os cariocas? Tipo em carroça...
Seria tipo em inglês? como em born "nascer"
Ou seria dakele jeito q o Faustão fala?, tipo nakela frase famosa dele... "Po*** meu!"

Como o Faustão, mas não tão longo. :) Quanto ao resto das consoantes, é só seguir as instruções do Silma.
Quanto às vogais, não vou opinar aqui porque tenho uma idéia diferente do que seria uma vogal como Tolkien queria.

Só para tentar esclarecer mais um pouco, vou colocar aqui umas definições sobre a pronúncia das vogais sindarin, tiradas de uma mensagem da lista Elfling:

Vogais curtas do sindarin:

a, e e o são pronunciados como no quenya.
i = "i" em "sick"
u = "oo" em "foot"
y = "u" na palavra francesa "lune" ou "ü" na palavra alemã "für"

Vogais longas do sindarin:

á, é, ó e ý são pronunciadas como suas contrapartes curtas, mas com duração maior.
í = "i" em "machine"
ú = "u" em brute, ou "oo" em "moon"

Vogais extra longas do sindarin:

As vogais do sindarin marcadas com um acento circunflexo (â, ê, etc.) são pronunciadas especialmente prolongadas.

Ditongos sindarin:

ai, au e ui são pronunciados como no quenya.
ei = "ei" em "eight", ou "ay" em "ray"
ae = "ah" + "eh" pronunciadas como uma sílaba
oe = "oh" + "eh" pronunciadas como uma sílaba

Espero que tenha ajudado mais um pouco. :wink:

Deixa eu ver se eu entendi:

- a, e, i, o, u: São pronunciados como no português
- y: É pronunciado com um "biquinho" igual ao U francês... (pelo q eu tinha entendido no documento da Ardalambion era igual ao I do português, como em lindo)
- á, é, í, ó, ú, ý: você fala normalmente mas continua soando um pouco e dá um intervalo maior até a próxima letra
- â, ê, î, ô, û, y(com ^): Não entendi muito bem, mas eh tipo :osigh:
- ai, au, ui, ei: como em português
- ae, oe: AI seperadamente, não como na esclamação de dor Ai! e OI separadamente, não como no comprimento Oi!

Eh isso? :o?:

Bem, para começar você só vai achar nos textos de Tolkien (e quaisquer outros em Quenya) o ä, ë, ö. O trema é para ser completamente ignorado, ele não tem nenhuma função fonética. A sua única função é para que os gringos e ingleses não esqueçam de jeito nenhum que a vogal deve ser pronunciada completamente, já que eles tem essa tendência de "comer" vogais.

Aliás, isso significa que você não precisa se encomodar em escrever com trema. Já que ele é desnecessário, você pode omiti-lo completamente e não vai fazer a mínima diferença.

Heledir disse:
Deixa eu ver se eu entendi:

- a, e, i, o, u: São pronunciados como no português
- y: É pronunciado com um "biquinho" igual ao U francês... (pelo q eu tinha entendido no documento da Ardalambion era igual ao I do português, como em lindo)
- á, é, í, ó, ú, ý: você fala normalmente mas continua soando um pouco e dá um intervalo maior até a próxima letra
- â, ê, î, ô, û, y(com ^): Não entendi muito bem, mas eh tipo :osigh:
- ai, au, ui, ei: como em português
- ae, oe: AI seperadamente, não como na esclamação de dor Ai! e OI separadamente, não como no comprimento Oi!

Eh isso? :o?:

(Editado por Tilion: É basicamente isso mesmo.
Quanto às vogais com circumflexo, releia com atenção meu post anterior que você entenderá como devem ser pronunciadas.)

Por favor, não estudo quenya ou qualquer outro idoma tolkieniano, só gostaria de saber como se pronuncia corretamente o nomes da Arwen (SEm explicações sobre fonética, pois não entenderia mesmo) :oops:
:obiggraz:

Separando as sílabas, ficaria Ár-uen mesmo... mas, na pronúncia, praticamente não há diferença, e o nome soa da mesma forma, pois é falado rapidamente.

Ae, eu tô com uma dúvida... Eu queria saber como q faiz pra sabê qual eh a sílaba tônica de uma palavra em sindarin... Alguém aí me ajuda.

Se eu nào me ingano é bem parecido com as linguas derivadas do Latim, entào é parecido com portugûes mesmo... mas eu nào tenho certeza.

Celebring disse:
Se eu nào me ingano é bem parecido com as linguas derivadas do Latim, entào é parecido com portugûes mesmo... mas eu nào tenho certeza.

Não. O sindarin não tem nada de latino; a influência maior nesse idioma foi a do galês.

Thorondil disse:
Ae, eu tô com uma dúvida... Eu queria saber como q faiz pra sabê qual eh a sílaba tônica de uma palavra em sindarin... Alguém aí me ajuda.

Em palavras de duas sílabas, a tônica é a primeira sílaba.

Em palavas mais longas, a tônica é a penúltima sílaba, na qual haverá uma vogal longa, um ditongo ou uma vogal seguida por duas (ou mais) consoantes.

Quando a penúltima sílaba possuir uma vogal curta seguida apenas por uma (ou nenhuma) consoante, a tônica passa a ser a sílaba anterior, a antepenúltima.

Eae povo

E sou meio novo no forum e estou tentando a aprender Quenya,mas eu queria saber se alguem possui alguma gravação de Tolkien falando em Quenya para melhorar minha pronuncia, a um tempo atras eu tinha alguns arquivos mas perdi tudo devido a problemas no meu computador, se alguem tiver eu gostaria que me passase, obrigado.

Como é a pronuncia?

Se houver alguma maneira queria saber como é a pronuncia dos nomes do Silmarillion? Tipo Morgoth, Luthien, Huan, Eorl, Finarfin e o Bombadil se diz bombádil ou bom badil?

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.764,79
Termina em:
Back