Pra quem quiser ver...
Quenya
(Se vocês acharem muito complicado me avisem!)
O Quenya é uma língua bem restrita, possuindo suas próprias regra para cada caso.
O Quenya possui:
· 5 vogais: a, e, i, o, u;
· 6 ditongos: ai, oi, ui, au, eu, iu (outras combinações não são vogais);
· 5 hiatos mais comuns: ea, eo, ie, io, ao;
· 24 consoantes: c (=k), d, f, g, gw, h, hy, hw, l, ly, m, n, nw, ny, p, qu (=cw), r, ry, s, t, ty, v, y, w ( gw, hy, hw, ly..., são tomadas como consoantes únitárias);
· 8 consoantes duplas: cc, ll, mm, nn, pp, rr, ss, tt;
· 12 encontros consonantais: ld, mb, mp, nc, nd, ng, ngw, nqu, nt, ps, ts, x (=cs).
Pronúncia:
Vogais:
a- como em “azul”;
á- como em “máquina”;*
e- como em “festa”;
é- como em “ver”;*
i- como “menino”;
í- como “incrível”;*
o- como em “morte”;
ó- como em “ônibus”;*
u- como “urso”;
ú- como “único”.*
a, e, i, o, u são vogais curtas, pois não têm acento.
á, é, í, ó, ú são vogais longas, pois têm acento.
* Todas as vogais longas são pronunciadas com o dobro de duração que o normal e mais fechadas).
Ditongos:
Pronuncia-se a 1ª vogal mais forte e desliza-se para a outra. Apenas o “e” no ditongo “eu” é pronunciado como “seu”, não como em “festa” (acima).
Hiatos:
Pronunciam-se separadamente (sem uma mais forte e outra mais fraca).
Consoantes:
Normalmente, apenas algumas observações:
C= sempre pronunciado como “k”;
G= sempre pronunciado como “gu” como “guerra” ou “guilhotina”;
GW= “g” esticando os lábios (como quando pronuncia-se o “w” inglês). É uma consoante *labializada. Quando eatá no meio das palavras ocorre apenas com a combinação “ngw”, pronunciando-se “ñgw”, o “ñ” é quase igual ao nosso “nh”.
HW= “wh” do inglês como “which”;
HY= como no inglês “hew” ou “human”;
HL, HR= antes eram “l” e “r”, são muito raros mas pronunciados normalmente sem o “h”;
H= “h” inglês como “high”;
HT= depende de sua posição:
Após “a, o, u” o “h” deve ser pronunciado como o “ch” no alemão “ach” (escrita fonética [x]);
Após “e, i” o “h” deve ser pronunciado como “hy”;
L= como em “lua” em todas as posições (até no final);
LY= parecida como o “lh”; Ela é uma consoante *palatalizada;
NW= ela é apenas uma consoante unitária quando está no início das palavras. Ela é uma consoante *labializada;
NY= “ñ” é quase como o nosso “nh”; Ela é uma consoante *palatalizada;
QU= sempre como nosso “qü” em “seqüência”;
R= como em “carta” em todas as posições;
RY= ela é uma consoante *palatalizada;
S= como o “ss”;
TY= ela é uma consoante *palatalizada;
W= como em “wood” (“w” inglês);
Y= como “yes” no inglês”.
*Palatalizada- é quando curvamos a parte de trás da língua.
*Labializada- é quando esticamos os lábios, como quando pronunciamos o “w”.
Tonicidade:
Onde vão as sílabas tônicas:
Monossílabos= a sílaba tônica é ela própria.
Ex.: nat “coisa”= NAT
Dissílabos= a sílaba tônica é a penúltima.
Ex.: Aman = a-man = Aman / Gandalf = gan-dalf = GANdalf / Mordor = mor-dor = MORdor
Obs.: Neste caso existe apenas uma exceção: avá “não faça”= avÁ.
Polissílabos= Esta regra é mais complicada:
· Sílaba tônica é a penúltima quando: ela é sílaba curta formando ditongo ou seguida de duas consoantes ou quando ela é uma sílaba longa.
Ex.: Elentári = e-len-tá-ri = elenTÁri (pois a penúltima sílaba é longa) / Isildur = i-sil-dur = isILdur (pois a penúltima sílaba é seguida por mais que uma consoante (ld)).
· Sílaba tônica é a antepenúltima quando: ela é sílaba curta ou sílaba curta seguida de uma ou nenhuma consoante.
Ex.: vestalë “casamento” = ves-ta-lë = VEStalë (pois a penúltima sílaba é curta não formando ditongo ou seguida de duas consoantes).
Trema: Para os nós (brasileiros) não influencia em nada, Tolkien só usou o trema para que os ingleses não “comessem” a vogal em que ele coloca o trema, para ela ser pronunciada como qualquer outra vogal.
Qualquer dúvida é só me perguntar aqui no fórum mesmo.
Gostaria de agradecer ao site da Valinor, pois é do site que eu tiro tudo que sei!
Abraços!Tchau!