Eu fiz uma compra de oito livros (dos quais já chegaram sete) pela Cultura:
1) Corações na ponta da chuteira: capítulos iniciais da história do futebol brasileiro (Fábio Franzini);
2) O mistério do samba (Hermano Vianna);
Comprei esses dois, porque havia lido partes deles numa disciplina no mestrado que discute questões referentes à identidade nacional brasileira. Foi a melhor aula de discussão que já tive, falando de samba e futebol.
Claro que com um olhar direcionado, acadêmico. Mas são muito bons!
3) O Imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra (Antônio Pedro Tota);
Esse surgiu a partir de uma indicação feita pelo professor da mesma disciplina, perante uma questão que levantei quanto ao contexto da política da boa vizinhança, sobre a construção da brasilidade no exterior, valendo-me dos exemplos de Carmem Miranda e do malandro Zé Carioca.
4) História do Japão (Kenneth Henshall);
Sou fascinado por cultura japonesa, embora eu seja bastante ignorante a respeito. É também uma tentativa de sanar uma deficiência de formação.
5) Educação nos Terreiros e como a escola se relaciona com crianças de candomblé (Stela Guedes Caputo)
Esse livro me veio por indicação de um ex-professor de literatura, que hoje faz mestrado em Educação na mesma instituição em que faço o meu mestrado em História: a UFSJ. Acho que minhas inclinações políticas e minhas idéias sobre qual o papel social da escola foram decisivas pra que eu me interessasse e comprasse esse livro.
6) Administrando Impérios - Portugal e Brasil nos séculos XVIII e XIX (organizado por Renato Pinto Venâncio, Andréa Lisly Gonçalves e Cláudia Maria das Graças Chaves);
7) Território, Conflito e Identidade (organizado por Cláudia Maria das Graças Chaves e Marco Antônio Silveira);
Esses dois livros são para dar suporte à minha pesquisa de mestrado, mas sua necessidade é mais imediata, para um artigo que estou escrevendo para uma disciplina do mestrado. Em minha pesquisa, tenho por objeto a atuação de instituições coloniais (em especial o Juízo de Órfãos) no mercado creditício nas Minas Gerais do século XVIII. E o artigo que escrevo é sobre a construção da lusitanidade e a afirmação da soberania do Império Português na América Portuguesa ao longo do século XVIII, enfocando principalmente a capitania de Minas Gerais.
8) Samurai X - Kenshin Kaden (esse ainda não chegou).
Porque adoro animes, porque adoro Rurouni Kenshin e porque sou fascinado por cultura japonesa.