Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
legal saber @Spartaco ! Existe alguma sequencia de leitura indicada para a continuação desse romance?
O pai Goriot, Ilusões Perdidas e Esplendores e misérias das cortesãs. Por quê? Bem, O pai Goriot é o primeiro romance onde Balzac concebe a ideia central da Comédia, ou seja, a de criar um enorme conjunto de romances que se passam no mesmo período e que, contando histórias diferentes, “pintam” um retrato preciso da mesma sociedade, através de personagens que vão e vem de uma história para outra. O pai Goriot é emblemático da “descoberta” de Balzac. Nele surgem personagens, principais e secundários, que atravessarão toda a Comédia, com destaque para Engène Rastinagnac e Vautrin, o malfeitor. Em Ilusões Perdidas, Lucien Rubempré é o protagonista. Sua saga de “alpinista social e intelectual” prossegue e se conclui em Esplendores e misérias das cortesãs, uma continuação de Ilusões…, com os mesmos personagens e o retorno de outros que estavam em Pai Goriot.
Legal, também pensarei em seguir, gostei bastante deste livro.
Poxa, não sabia que o livro era só o inicio de uma comedia maior. Agora faz sentido alguns personagem serem só iniciados.
Sou meio suspeito pra falar, porque nunca gostei de bailes, festas elegantes, joias e toda essa besteira da nobreza. Mas achei legal como o autor foi mostrando aos poucos, pela visão do personagem essa outra face dos nobres. Uma sociedade mais podre por dentro do que brilhante por fora. Mesmo assim, fiquei sem entender se no fim Eugênio decide lutar contra esse desejo de enriquecer ou se vai continuar tentando ingressar na sociedade. Acho que isso será explorado nos próximos volumes, certo?
Sobre Eugênio, na maior parte do tempo achava o garoto muito suscetível, provavelmente devido a pouca idade e a inconformidade com sua condição.
Mais alguém terminou o livro e tem alguma opinião?
O que eu já disse anteriormente sobre Eugênio foi a volatilidade dele. Ao mesmo tempo que ele mostra ser muito ambicioso e fazer alguns atos meio que errados (como pedir dinheiro pra família), ele depois se transforma em uma boa pessoa que ao meu ver não liga tanto para dinheiro.
Pensei que ele fosse sim casar com a herdeira que tem o irmão morto (esqueci os nomes dos personagens) para salvar o Pai Goriot e as filhas.