Finarfin
Li-o porque qui-lo
No desenvolver da narrativa faz sentido essa apresentação. Ela não está ali à toa. Mas não deixa de ser bem bléh.Bem, meus dois centavos sobre os capítulos, bem atrasadão...
1) Pessoal reclamou que o capítulo 5 estava sonífero. Eu acho normal que, depois daquela tensão toda no relato do Jonathan Harker, fosse preciso diminuir o passo e recomeçar bem devagar. É como se o diário do Harker fosse um prólogo, daí vem o título do filme... tchananã... "Drácula"... E o filme começa de fato numa cena bobinha qualquer, passarinhos chilreando num dia de sol, meninas bonitas dando risadinhas etc. Aliás, é consenso que em obras longas (sejam filmes ou até poemas compridos), é impossível — e mesmo indesejável — manter a voltagem alta o tempo inteiro. É tipo imaginar um peça de teatro toda feita de clímax. Eu gosto dele e é importante pra ir introduzindo os pretendentes à mão da Lucy, que irão depois compor o grupo responsável por caçar o Vampirão. É importante mostrar como eram todos excessivamente nobres, honrados e dispostos a defendê-la mesmo depois da friendzone etc. Fazem quase um pacto à semelhança do pacto feito pelos gregos para defender Helena, fosse quem fosse o escolhido por ela. E, claro, o capítulo serve també pra introduzir a Lucy e a Mina. A Lucy e sua safadezinha peculiar de quem gostaria de poder casar-se com todos (vale nada, ordinária... #amo).
Mas o Renfield menciona a certa altura que estava adorando o Mestre por muito tempo e à distância:3) O capítulo 7 é uma delicinha e já retoma, em parte, a tensão que fora abandonada nos dois anteriores, com aquele relato bacana sobre o navio. No 8, mais informações sobre Lucy sendo chupinhada pelo Vampirão e sobre Renfield. Alguém questionou se o Drácula já o influenciava muito antes. Acho que não. A loucura dele, de comer animais pra sugar a essência vital, acho que era genuína dele mesmo, enquanto louco. Acho apenas que o Drácula o percebeu como um perfeito candidato a servo fiel e o manipulou desde que aportou na cidade. Tanto mais que ele não fazia nenhuma menção ao "Mestre" antes disso.
"I have worshipped You long and afar off."