Finarfin
Li-o porque qui-lo
Clube de Leitura, 26º livro, Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe
Dando continuidade à versão do Clube de Leitura inaugurada pelo @Béla van Tesma com Drácula na qual "(...) não escolhemos o livro pelo método anterior, de indicações seguidas de enquete; antes, impusemos nossa vontade (...)" abro esse tópico para planejarmos e angariarmos voluntários para desfrutarmos da leitura coletiva desse clássico.
Minha ideia inicial é uma leitura lenta de modo a não atrapalhar outros planos de leitura (ou de vida) que os participantes possam ter. Nada que não possa ser alterado. O tópico está aí para, entre outras coisas, acertarmos isso.
Estou baseando meu planejamento na tradução de Jenny Klabin Segall, que saiu pela 34.
Vou dar uma sugestão inicial de 15 semanas, começando em fevereiro, que ficaria assim:
06/02 - Dedicatória
- Prólogo no teatro
- Prólogo no céu
(Primeira parte da tragédia)
- Noite
- Diante da porta da cidade
13/02 - Quarto de trabalho
- Quarto de trabalho
- Na taberna de Auerbach em Leipzig
20/02 - A cozinha da bruxa
- Rua
- Crepúsculo
- Passeio
- A casa da vizinha
- Rua
27/02 - Jardim
- Um caramanchão
- Floresta e gruta
- Quarto de Gretchen
- Jardim de Marta
- Na fonte
- Diante dos muros fortificados da cidade
- Noite
- Catedral
06/03 - Noite de Valpúrgis
- Sonho da noite de Valpúrgis ou As bodas de ouro de Oberon e Titânia
- Dia sombrio - Campo
- Noite - Campo aberto
- Cárcere
20/03 (Segunda parte da tragédia)
- Primeiro ato
03/04 - Segundo ato (Loveless sugeriu estender o prazo do segundo ato em mais uma ou duas semana)
17/04 - Terceiro ato
01/05 - Quarto ato
15/05 - Quinto ato
Optei por deixar o espaçamento entre as discussões de uma semana para a primeira parte e de duas semanas para a segunda, que é maior, para não ter que quebrar os atos no meio.
A princípio é isso. Se o pessoal que topar participar preferir, podemos acelerar o cronograma. Fica aberto a sugestões.
@Melian , à caça!
Última edição: