• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento Amigo-Oculto Literário - 2024

Melian

Período composto por insubordinação.
Não nos afastemos muito. Não nos afastemos das flores, dos pássaros, dos pingos de chuva que nos ensinam a cair. Não nos afastemos uns dos outros, para que não vivamos em um mundo caduco. À exemplo do que disse Drummond, vamos permanecer, no aqui, no agora, com os nossos, porque "o presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas." Para onde vamos? Para onde a Literatura nos levar. Não é ela que tem nos conduzido até aqui? Ou seria o amor? Até aqui nos trouxe o amor: pelos livros ou pela a humanidade? Não são uma coisa só? Lygia Fagundes Telles disse, certa vez, que a Literatura é uma forma de amor. Nessa pegada, eu volto a Drummond. A Literatura é uma forma de amor pelo "tempo presente, os homens presentes, a vida presente." A literatura é o que vemos quando fechamos os olhos e abrimos a mente. O que vemos quando compreendemos que a linguagem é corpo e que "qualquer canto é menor do que a vida de qualquer pessoa". Por isso, vamos nos aproximar um pouco mais, participando do Amigo-Oculto Literário da Valinor de 2024.​

Participantes: (A lista será montada após a confirmação, neste tópico, de todas as pessoas que participarão do evento).

Béla van Tesma
Eriadan
Mavericco
Ana Lovejoy
Bruce Torres
Erendis
abylos
Bartleby
Níra
Clara
Loveless
Meneldur (?)
Kainof
Indu

Sugestão de Cronograma (Será alterado, após anuência dos participantes):

Início do prazo de envio do livro: 11/11/2024
Fim do prazo de envio do livro: 30/11/2024
Data de início da revelação: 09/12/2024

JUSTIFICATIVA PARA AS DATAS, CONFORME FIZEMOS NO ANO PASSADO: Geralmente, a revelação acontece quando está quase chegando o Natal. As vozes da minha cabeça e eu achamos que isso acaba sendo contraproducente, porque, nessa época, muitas pessoas já viajaram, estão preocupadas com os preparativos para o Natal, dentre outras coisas, e acabam não participando como gostariam do tópico. Queria sugerir que antecipássemos a revelação, já que começamos a organização antes — o que dá tempo de as pessoas ajeitarem as coisas financeiramente — para não causarmos um "conflito de agenda" (como se nerd tivesse vida social! :rofl:) na vida dos amiguinhos. O que acham? Deem uma olhadinha nas datas que sugeri. Vocês podem (e devem!) sugerir outras, que sejam melhores para todos.​

ATENÇÃO! Caso você nunca tenha participado deste evento, leia a explicação a seguir, feita pelo @Eriadan .

Resumindo o evento para os novatos:

O que é:
um amigo secreto anual só de livros (físicos :sad:) entre usuários do Fórum Valinor. É a 3ª edição consecutiva.
Como funciona: (1) todos encaminham para um organizador (que não participa do sorteio) o seu nome e endereço; (2) O organizador faz o sorteio secretamente, e encaminha para cada um a pessoa que ela tirou e os seus respectivos dados; (3) é dado um prazo para envio dos presentes pelo correio; (4) o evento termina com a revelação, no tópico.
Quando? Os itens (1) e (2) ainda não têm data definida; o prazo para envio do livro será de 11 a 30 de novembro; a revelação começará no dia 09 de dezembro.
Como funciona a revelação: já que começa depois do recebimento dos presentes, cada um já sabe quem o tirou, portanto a revelação é invertida: a pessoa que ganhou o livro dá dicas de quem a tirou, para os outros tentarem acertar.

Devo dar sugestões de livros que gostaria de ganhar? Vai de cada um. É recomendável, porém opcional.
Devo escrever dedicatória no livro? Vai de cada um. A maioria das pessoas dá bastante valor.
Servem livros usados? Também vai de cada um. É aconselhável cada participante manifestar suas preferências em relação a estes três últimos itens.
Servem livros digitais? Não. :cry: (A não ser que o participante deixe indubitavelmente claro que, quem o tirar, pode lhe enviar um e-book).
Há limite mínimo ou máximo de valor?
Não.

Dica importante: ao fazer o envio nos Correios, informe a modalidade impresso, cuja taxa é menor, exclusiva para envio de livros. Escreva no envelope:
Impresso — Fechamento autorizado.
Pode ser aberto pela ECT.

De preferência, utilize uma embalagem que possa ser aberta e fechada com facilidade, ou leve aberto, para fechar somente na hora.


Para quem quiser se familiarizar com o formato do evento, seguem os links para os tópicos dos anos anteriores:

Amigo Secreto Literário 2021.
Amigo Secreto Literário 2022.
Amigo-Oculto Literário 2023.
 
Última edição:
PRIMEIRO POST DE CONVOCAÇÃO:
@Béla van Tesma o senhor pediu, o tópico saiu. (Pior rima da história do fórum: sim ou claro?)
@Eriadan só porque não vou participar neste ano, lembrei-me de um livro lindíssimo para kindle que você iria adorar, acho. Mas não sei se você já o leu. Cê tem uma lista com todos os livros que já leu na vida? Se tiver, dê um jeito de compartilhá-la. hahahahaha
@Mercúcio você é o que mais gosta deste trem. Impossível pensar em Amigo-Oculto sem me lembrar de você, migo.
@abylos migo, cê precisa participar. Todo mundo se diverte com seu gosto literário. (Não sei bem se isso foi um elogio, mas cê sabe o quanto te adoro).
@Finarfin será que cê consegue participar neste ano, migo? Fez muita falta no ano passado.
@Bruce Torres uma coisa eu sei: cê não vai me tirar neste ano, migo Bruce. hahahaha
@Indu corre aqui, querido, cê tava louco pra gente abrir o tópico.

A Anica eu vou chamar lá no Bluesky.​
 
SEGUNDO POST DE CONVOCAÇÃO:
@Ana Lovejoy sim, miga, eu vou te buscar lá no bluesky. :abraco:
@Bartleby Passou o Nobel, agora dá tempo de você vir falar com os meros mortais, migo.
@Loveless migo, esqueça-se um cadinho das querelas da sua vida amorosa e venha se divertir com o povo pirado da Valinor.
@Níra Para de loucura com filmes e venha aqui ler uns livrinhos.
@Erendis miga, apareça, vai!
@Kainof tô chamando só por educação, porque só gosto do Ulisses.
@Indily De você, eu gosto, pode vir, miga.
@Clara miga, diz que vai participar neste ano, diiiiiiiz!
 
Migos, ajudem-me a chamar o povo. Eu não consigo me lembrar dos nicks. Sempre fico ansiosa porque me esqueço de alguém. Sério, isso me faz mal. Chamem quem vocês forem lembrando aí, por favor.​
 
Excited Season 4 GIF by The Office
 
Anica e Bruce já confirmaram. Ambos disseram que, assim que puderem, passam aqui no tópico. Sendo assim, até agora, temos os seguintes participantes confirmados:

Eriadan
Mavericco
Ana Lovejoy
Bruce Torres
Erendis (?)
 
To dentro :)

Quase da vontade de você nunca participar, @Melian pra gente ter esses posts bacanas, mas podemos ter os dois e espero que tenhamos nas próximas edições :mrgreen:

Estamos na 4ª edição
Isto significa que em 2045 teremos massacre quartenário? 🤔

Por enquanto só dei falta da Blanda na lista
@Arringa Hrívë , apresente-se :mrgreen:
 
eu convidei o @Deriel para participar também de deixar de ser pai ausente aqui na valinor, mas ele não pareceu muito animado. se pá se vcs mandarem umas mps para ele cheias de amor aí ele vem.
Vou mandar mensagem pra ele dizendo: "ADAR, bora participar do amigo-oculto!" :dente:

Confirmados:

Béla van Tesma
Eriadan
Mavericco
Ana Lovejoy
Bruce Torres
Erendis (?)
abylos
Bartleby
 
Confirmados:

Béla van Tesma
Eriadan
Mavericco
Ana Lovejoy
Bruce Torres
Erendis (?)
abylos
Bartleby
Níra
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back
Topo