Olha so... eu vou colocar agora tipo doda semana aqui um arte marcial q eu conheço... algumas muito raras e interessantes... Eu acho legal informar a galera e tb se eu guardar so pra mim ne? De q serveria oq eu aprendi.... Vou compartilhar com vcs...
Eu devo conehcer so aqui no Brasil umas 70 e poucas artes marcias sem contar o estilos e ramificaçoes, e eu resolvi colocar aqui as mais raras ou quase raras... Ok Karate, Kung Fu, Tae Kwon, Judo ..etc.etc.. essas todos connhecemos....mas e e existem artes marcias nos paizes menos esperados tb... olhem so..
HJ eu vou falara do:
Savate (França)
História:
Conhecida como Boxe Francês, é uma arte marcial da França, que surgiu por volta de 1790 (mais precisamente no séc. 18 ). Savate significa "sapato" ou "bota", e era também o termo usado pelos parisienses vadios (lutadores de rua) que usavam, agressivamente, todas as partes do corpo como armas (principalmente os pés, dirigidas aos pontos vitais do adversário). O Savate não foi criado por uma única pessoa não, teve participações de muitas pessoas ara criar esse estilo, entre essas pessoas, Michel Casseux, o qual criou a "Teoria da Savate", onde Casseux classificara a arte em 15 divisões de técnicas de pé ou bota e 15 divisões de bengala ou bastão.
Lecionando aos ricos e nobres, Casseus conseguiu popularizar o Savate, derrubando a idéia de que esse sistema só servia para os marginalizados. O interesse pelo Savate começou a se espalhar pela Europa, atingindo também a sua popularidade nos Estados Unidos. O Savate sofreu algumas mudanças (causadas pela derrota de Charles Lecour, o melhor aluno de Casseux, por um lutador de Boxe, chamado Owen Swift), como a fusão das técnicas inglesas de luta de punho por volta de 1845.
O Boxe visa o ataque com braços e punhos, enquanto o Savate visava as mãos como defesa. Lecour percebeu que os franceses estavam na desvantagem pelo uso das mãos, e que os ingleses só viam as pernas como recursos de avanço e recuo, o qual começou a combinar o Boxe com a Savate, até chegar no Boxe Francês. Em 1899, Joseph Charlemont escreveu vários livros nos quais codificou e aperfeiçoou os métodos do Savate. Ele dava muita impôrtancia a precisão dos chutes e conseguia controlá-los a ponto de chutar uma janela e tocar o vidro sem quebrá-lo.
Durante o curso deste século, oSavate vem sendo praticada por todos. Foi ensinada nas forças armadas francesas, e escolas foram abertas na Bélgica, Suíça, Itália e Alemanha. Em 1924, o Savate foi um esporte de demonstração dos jogos Olimpicos de Paris. Hoje, o Savate é praticado internacionalmente por homens e mulheres, e o campeonato mundial acontece a cada dois anos.
Técnicas Básicas:
Na savate existem 4 categorias básicas de braços (ou soco):
- Jab's e Diretos ("les directs")
- Cruzados ("les crochets")
- Ganchos ("les uppercuts")
- Swing ("les swings")
Estes golpes podem ser desferidos tanto na linha da cabeça quanto na linha de cintura do adversário. Existem também 4 categorias básicas de pernas ou chutes:
- Baixo ("pied bas")
- Lateral ("pied chasses")
- Circular ("pied fouettes")
- Inverso ou Giratório ("pied en revers")
Porém, estes golpes podem ser desferidos em 3 linhas distintas de ação, ou seja, podem atingir o adversário em três diferentes ângulo ou altura, com golpes em linhas alta, média e baixa, oferecendo uma grande variedade de golpes diferentes. Os chutes desferidos nas linhas média e alta são produzidos com a perna de sustentação reta, e por outro lados, os chutes na linha baixa são usados com a perna de sustenção curva.
O quadril é colocado "de lado" em relação ao oponente em todos os chutes exceto os chutes frontais, nos quais os quadris ficam de frente para o oponente.
Se alguem quiser comentar ou perguntar algo eu estou por
ai...ok??
E outro dia eu explico outra arte marcial diferente...