ai Ptah... eu estava la no campeonato do ibira...( um coisa logica
), e vai ter o de Kyokushin q tb vou la ver ( outra coisa obvia
).
A sobre as formas... o nosso amigo Vilya colocou bem. A algumas formas q o objetivo nume a luta em si... E so um certo trenamento, alguans estilos de Wu Shu antigo tem forma q nem de longe são utilizadas em combate...Mas elas foratecem e treianm o interno...entendem?? Então um forma pode ter varias funçoes... Mas tb adimito... q aqui no Brasil o kung fu e muito fraco, então mesmo pessoas q praticam foram de enfase em combate, pecam na luta, e pecam feio...
Agora como todos ja sabem, quando eu morava na china... aff... eu vi lutas de tirar agua da boca, coisa de tigre e dragão... O lance e emocional tb, se vc esta querendo vencer num campeonato vc vai fazer tudo pra isso... E dane-se oq vc faz, a nãos er q vc derrube o adversario... Isso e um erro muito grande nos praticantes de kung fu por aqui... E ainda num vejo remedio pra esse erro... ego e fogo.
No Karate as formas eu vejo q saum quae todas voltadas para o combate, e combate decisivo... ne? Bate derruba! Isso facilita um pouco a utilizaçao deles e assimiliaçao na hora do combate... Mas e fato, os praticantes de karate aqui no brasil são muito mais concientes e respeitosos q os de kung fu... e falata muito aianda pro kung fu brasileiro chegar a esse nivel...