Sem animos a mais heim? Devo dizer q essas informaçoes aparente mente erradas quando vem de outra cultura elas saum simplesmente intrempretdadas diferentemente. Mas sempre tem aquele significa q ja e consagrado por todos.
Eu tb conheço esse Kanji do Vazio, e realmente el tb significa Céu. Mas eu acho q o vazio se aplica melhor ao caso da frase "Karate". Pois e uma arte q qual vc luta com as mãos limpas vazias, por isso foi o termo mais consagrado em outars linguas. Mas como sempre Aitho, vc num esta engando, o Kanji tb significa Céu.
Agora vou responder um a um as malditas duvidas!! ( precisamos urgnete mais conehcedores da historia das artes chinessas no forum!
Q da japonesa ja tem bastante e chinesa so eu! )
Primeiro ao Aitho sobre o Tai Chi, dos elementos:
Agua, Fogo, Terra, Madeira e Metal ( ou Ar). Esses saum os elementos q baseiam o Tai Ji Quan, exato... O Tai Ji criado por Chen Wah Ting. O esses elementos saum o q formam o Tao, q e a base do Tai Ji. Então vc esta certo ue? Existem uams 20 linhagens de Tai Ji, mas todas delas surgiram depois do Mestre Chen. Claro q alguams dessa depois foram implatadas dentro do Templo Shaolin então existe linhasgens q saum da propria esolca de Shaoin Quan, porem te garanto, muito raro achar aqui no brasil, pra num dizer impossivel. O mais praticado aqui no Brasil e da linhagem de Yang, eum pouco do Chen, ja vi tb da linhagem de Wu. Mas eh raro, e tb tem duas linahgens diferentes com o nome Wu...hehehe.
Sobre livros:
Olha eu pessoalmente leio todos, poq facil depois de um tempo vc destinguir oq e "picaretagem" do q e verdedeiro e consistente. Um pessoa q num me da muita firmesa e o Marco Natali, ele tem uams furada nas tecnicas de Kung Fu Wing Chun q saum tristes, mas em termos de filosofia e historia os livors dele saum um bom começo.
Tem uns livros de autores de mestres argentinos tb q as vezes tem conteudo. Os livros de Tai Chi e geralmente os mais serios, q tem mais inforamçoes consitentes. Mas ele na maioria enfatizão o estilo q eles representam, as vezes ate de uma forma arroante tentando dizer q e o melhor estilo. Mas ai vai de vc apurar oq e certo pra vc, e filtrar, e analizar e nunca repetir qo eles dizem. Mas sempre analizar com frieza embasado em seus conhecimentos pessoais.
Eu esrudei tb muito antropologia, e psicologia e tive otimos professores dessa area o Prof. Carlos Tadeu Sipiersk. Ele fez eu trabalhar em cima das artes marciais para descobrir aseios humanos sobre ela. Alem de na China conhecer o Porf. Lie Je de historia natural da china e de Wu Shu da faculdade de Pequin. Por minha sorte ele falava portugues de Portugal, ja q residiu em Makau por muito tempo.
Mas para vc achar livros vc pode procurar em livorrias comuns, como a Saraiva, an seçao auto ajuda tem muitos sobre o Tao, Busidmo e o Confusinismo e muitas dessas outars coisas q fazem parte diretamente da formaçao das artes marciais. E na seçao esportes sempre tem esse livrinhos q vc pode ler e absorver algo da historia e fundamento... ok?
Sobre as tecnicas q eu aprendi:
Na china eu so tive a oportunidade de aprender Wu Shu, nem uma forma tradicional, so o Wu Shu Olimpico. E o treino era o de movimentos como por exemplo atravessar o salão com os braços abertos como se vc tivesse crucificado levantando a pera para frente sem dobra-la, o maximoq pode e com toda velicidade. E assim varia para gira a perna, para dentro e para fora. Ai oc hutres aereos basico, o Rabo do Dragão, Furacão e Chute nas Nuvens. Esse treino vc ate acha aqui no Brasil igual, mas creioq não coma vontade e intensidade q eles faziam la.
Então isso nume segredo, so q tb num vou dar uma de psudo-professor moderno ensinar pela net ne?
Sobre o Shaolin Quan:
Leia o q vou escrever pro Aurus ali em baixo, vai diretamente de encontro com essa pergunta...
Agora para o Karyu, ex Myamoto Musashi:
Ahn mesmo desse jeito da trabalho pacas, se sabe q minha especialidade num são as artes japonesas e nem e tão gacil achar amterial para explicar tudo isso ai. Achoq Maximo q da pra achar e quem fundou a escola e alguams caracteristicas, mas e serio, eu prometo q vou escrever um texto sobre isso, eu copio aquele me post e coloca na frente da escola ok? Mas enquanto isso o Aitho fala alguns ai, como ele fez, bem ele num disse a escola exatamente, mas disse as artes... ja ajuda...
Aurus anormal disse:
Primeiro lugar o que é o tao, quando surgiram as artes marciais taoistas e porque?
Qual a diferença de tecnicas da taoista pra budista, porque ela ocorre, quando surgiram as filosofias budista e taoista, e porque?
Quem foram os inventores dessas filosofias? Como elas foram levadas para o kung-fu e porque?
Num vou ne fala nada!
Juro, ainda vou escrever um maldito livro de tudo q eu posto aqui!! Ai eu mandou vc comprarem em vez de me fazer esse tipo de pergunta!
Bem, mas vou responder de uma forma simplista, direta pra vc pegar o espirito da coisa. Pois uma resposta detalhada requer algum estudo de sua parte.
O Tao, e uma teoria fundamentada pelo primeiro imperador amarelo da china em mais ou menos 3000 anos antes de Cristo. E a teoria q explica o equilibrio e origem do Universo, com base em 5 elementos Agua, Fogo, Terra, Madeira e Metal ( Ou Ar), sendo q cada um desse tb e simbolicamente uma virtude e automaticamente um defeito assim como Agua, apaga o Fogo, Benevolencia pode destruir a Coragem... Mas em cada oposto a um pouco do outro dentro do mesmo. Como o Mal conta o Bem, mas cada um tem um pouco do outro dentro dele. O Yin e o Yang os opostos q se complementam.
E bem, dai ja começa ficar estremamente compliacdo e pra explicar isso num seria na net e requer algum tempo de estudo.
Mais tarde a teoria do Tao, se mistificou e surgiu o Taoismo q eles seguiram como religião.
O Budismo, fundado mais ou menos na mesma época pelo Principe Indiano Sidarta Galtama o Buda Original. Ela ja naseu seguido como religião. Prega a elevaçao do homem ate o estado de luz. "Deus" e tudo, toda a energia q nos certa e "Deus" e devemos evoluir par nos unirmos a esse "Deus", e quem chega e este estagio e Buda, o Iluminado. Assita o Pequeno Buda do Keanu Reaves. hehehe.
Agora, a ligaçao do Budismo nas artes marciais. Pois veio primeiro segundo registros historicos:
As artes de guerra sempre existiram, desde os inicios dos tempos na china a tecnica foi ficando apurada pora causa dos conflitos de provincias e eles realmente estudavam tecnicas apuradas de combate. E assim foi por uns 4 mil anos. Ok essa e a primeira parte.
Outra, o Budismo tinha chegado a china vindo da India, um Monge chamado Batuo, fundou um templo numa floresta q tinha pouco tempo de existencia, uma floresta jovem q em chines se diz Shao Lin, o templo ficou conhecido como Templo Shaolin.
Q obvio tb sofriam ataques para roubo e essas coisas, então alguns monges sabiam tecnicas de luta, mas pra eles se defenderem apenas. E nada muito filosofico nada era porrada mesmo e dane-se e eles numa s ligavam ao budismo de Batuo.
Mas foi descoverto com o tempo q Batuo pregava um budismo errado. Chicotadas, andar sobre brasa, definitivamente num era o original Indiano. Parte dois Ok.
Então... Em mais ou menos 500 depois de Cristo.
Um grande general e o Vigesimo Sexto Patriarca da linhagem Budista na India, Chamado como o Grande Mestre Prajnatara, ficou sabendo de Batuo na China e resolveu mandar seu discipulo o Principe Budhdarma para o Templo Shaolin. Porem mestre Prajnatara e um Grande mestre numa arte marcial criada na India para os principes aprenderema se deender o Vajramushti, Punhos do Dimante. E ele avia ensinado a Budh darma junto com os ensinamentos do Budismo. Assim Budhdarma se torna o Vigesimo Setimo Patriarca Budista e viaja a china para ensinar o verdadeiro Budismo em Shaolin. Chegando a Shaolin ( e vou ignorar todos os detalhes dessa chegada conturpada pois num vem ao caso), ele ensina o Budismo C'hen ( Zen) para os Shaolin, e alem do mais ele percebeu q eles ficavam fracos e adormaciam quando meditavam, entãoresolveu unir útil ao agradavel revolucionando o Budismo Shaolin. Ele desenvolve tecnicas de meditaçao com movimento q foi conhecido como Movimento dos 5 animais de Buddarma ( Ate ai nada de luta so terapeutico), e uma adptaçao espiritual dos movimentos dos animais.
Mas então, percebendo q os monges tb pouco se defendiam contra os ataques do ladors e era facilmente abordado em suas viajens, ( nessa epoca so dois monges sabiam lutar de verdade). Budhdarma resolve ensina-los a se defender encinando a eles Vajramushti. Mas so os dois q ja sabiam lutar se interessaram por aprender e outras 16 q vieram com ele da india. Ele na verdade não so ensinou como na visão dele melhorou a arte, q acabou se tornando única, e acombinaçao da doutrina Budista, o metodo de meditaçao com movimentos aplicado a arte q eles aprenderam, ou seja, eles treinavam arte marcial meditando ja acostumados com os exercicios antesriores dado por Budhdarma. O resultado foi a criaçao de gurreiros com uma diciplina mental e fisica de estremo poder. Niguem podia derrotar em combate qualquer um dos 18 discipulos de Budhdarma. E esse evoluiram tanto q cada uam fazia uma sequencia pessoal de movimentos para treinar. E eles foram nomeados os guardioes do templo, os porteiros em chines os Luo Han, e a arte marcial q eles lutavam então era o Luo Han Quan, Boxe dos Guardioes de Buda. E esse foi o primeiro estilo de Kung Fu como conhecemos hj, e o primeiro de muitos do Shaolin Quan o boxe dos monges de Shaolin.
Posteriosmente todos os monges tiverem q aprender Luo Han Quan, e todas as 18 forams diferentes, q cada um dos 18 executava, assim nasce a sequecia de
Shins ( ou no popular Kati ou em japones Kata), eram 18 q eles deviam aprender de inicio. Mas depois isso evoluio, mas isso ja e outra hostoria.
Agora no Tao.
O templo de Shaolin foi destruido em meados dos anos 600 e pouco depois de Cristo, por imperador. ( o pr tb num importa então num vou me alongar). Muitos dos monges fujiram para varias partes do país. E montaram resistencia contra o governo ensinando o estilo de luta deles em varios lugares. Um desse lugares foi o Templo Taoista de Wu Dong. E evoluindo a arte de lutar la dentro e logico e eles adaptaram a filosofia Taoista na arte marcial, e isso implicou no nascimento do Tai Ji Quan e muito outrso estilo com enfase no poder interno, o Qi. A qual o Tao tem grande influencia. Ba Qua Quan, Hsing Y Quan e muito outros estilos nasceram la, com essa caracteristicas de energia interna. Nasce a diferença entre estilo internos e externos. Mas obvio esses ja existiam em Shaolin, mas não coam caracteristica do Tao.
Bem, a difereça entre estilos Taoista e Budistas, depoisd e um tempo mais nem uma, pois tecnicas de combate Taoistas e Busdistas se fundiram. E os estilos de kung fu apresentam as mesmas carcteristicas fisicas e de tecnicas. Soq a grande maioria dos estilo internos são Taoistas so isso.
Agora em questão de filosofia são diferentes, e como a base de uma arte e a filosofia, eu considera vc confundir artes Taoistas com Budistas muito errado, pois se vc confunde a filosofia da arte vc confunde a própria arte e todos os seus ensinamentos. Entãoa diferença e a filosofia e fundamento. Em tecnicas e simplesmnte q na maioria as taoistas saum estilos internos...
Por isso eu digo q a influencia das religioes nas artes marciasi nunca podem ser ignoradas, seja vc Catolico, Espirita ou Evangelico, se vc pratica arte marcial deve aceitar as caracteristicas de suas origem e aceitar q elas foram criadas sob as religioes e filosofias q foram, num e nescessario vc mudar de religião, obvio mas deve sim estudar e entender. Se vc ignora isso, a arte perde totalmente o sentido de ser...
Esse estudo e sempre de muita importancia...