Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Concordo com tudo que você falou até esse ponto.
(aliás, você devia sim votar nele no primeiro turno)
Ciro, ao meu ver, fez certinho. Ele se coloca como antibolsonaro E antilula ao mesmo tempo, tem baixa rejeição e vem se posicionando com candidato de centro mais que centro-esquerda. Vi ele no Flow Podcast onde ele foi muito bem nesse sentido, e agora ele tem o João Santana cuidando da campanha dele, e por isso segue esse caminho. Com o sumiço de Moro e Mandeta, e a alta rejeição ao Doria, Ciro tem tudo pra se manter como terceira força, e até crescer mais até as eleições. Tem mais de um ano ainda, é bobagem cravar o segundo turno.
Ele sabe que não terá o voto do petista e do bolsonarista. Mas quer os que rejeitam os dois lados, quer pegar o voto de quem vota no lula por odiar o biroliro e vice-versa.
Ao menos no Twitter, onde o apoio a Ciro era relativamente grande em 2018 ( "Ciro já virou" etc), ele vem caindo bastante no conceito desde o começo do ano.. ainda mais depois que disse ser a favor do voto impresso
Nossa, é intankável que vocês vejam o Ciro como opção de alguma análise política, sequer de um projeto político. É de uma nulidade gritante. E não falo isso a la petista querendo desmontar o cara, mas à parte a falta de base política e dos problemas pessoais mesmo, que eu não acho que coadunam com a posição política que ele quer conquistar, o cirismo não tem projeto algum para o país. É um amálgama de pseudo-liberalismo social-democrata com um nacionalismo difuso, algumas ideias capengas e soltas de administração pública de interesses privados. Ideologicamente, não dá nem pra chamar de terceira via. É um nada bem franksteinizado.
Pra mim é um caso bem típico de um político democrata e decente, mas bem oportunista nessa capitalização de votos da terceira via, não existe nada de promissor em substancial em Ciro Gomes para a esquerda. Se eu fosse liberal, ainda acho que engoliria seco as bobagens que ele fala de economia e votaria nele como uma opção menos pior entre a esquerda mais democrática e a extrema direita.
Fixed.Com guilhotinas, claro.
@Mercúcio o Ciro é oligarquista, e quem é do nordeste, sabe que esse é um grande problema, eles falam que tem todo um novo projeto, mas no fundo fazem o mesmo, ele ate tem um bom projeto para a educação, mas não passa disso.Olha... por razões puramente pragmáticas, eu possivelmente acabe aderindo à candidatura Lula.
Mas acho o Ciro, em termos de diagnóstico de país e de projeto, bastante mais avançado que o lulopetismo. Você sabe dizer o que o Lula e o PT estão propondo para o país, em termos de projeto nacional? Sabe me dizer quais os marcos de economia política que o PT projeta?
Eu não sei, embora tenha alguns palpites a respeito. O Lula não faz esse debate, simplesmente porque para ele é mais cômodo se postar como um polo de atração anti-Bolsonaro, sem dizer a que veio. Seu capital político o habilita pra isso e ele pode se dedicar a arranjos táticos, do ponto de vista eleitoral, sem se dar ao trabalho de discutir uma alternativa para o Brasil. Naturalmente, não estamos oficialmente em campanha. Mas não acho que isso vá mudar muito quando estivermos. A conferir!
No mais, esse dizer que quem mora no Ceará vai saber explicar o [mal] que é a "cirocracia" é um argumento vago e sem substância, com todo o respeito. Qual a base desse seu argumento? Se o parâmetro for eleitoral - e eu nem digo que esse seja um parâmetro perfeito - em 2018, o Ciro foi o presidenciável mais votado no Ceará.
O problema do Ciro, a meu ver, é exatamente falta de base política. E nesse sentido, acho mesmo que queimar pontes com o petismo foi um erro tático.
Mas isso é muito mais do que a gente já teve até hoje.ele ate tem um bom projeto para a educação, mas não passa disso.
Essa deve ser a crítica mais injusta que eu já li a Ciro, e olha que eu já discuti no Facebook. Mas entendo de onde vem. Ciro é insuportavelmente prolixo, e sempre inunda os discursos com afetações de vaidade (que ele tem de sobra) e insultos e todo tipo de jogada retórica, até que a gente se dá conta de que está preso no fio da eloquência, não do conteúdo. Mas o que o diferencia das demais candidaturas, em geral empenhadas na ideia de "se eleger primeiro, governar depois", é justamente a exposição antecipada de um projeto objetivo, dizendo detalhadamente o que propõe em cada área e por quê. No último livro dele, que o @Mercúcio já mencionou, esse projeto é bem esmiuçado: para cada tópico, o diagnóstico do problema, a avaliação das potencialidades e a propositura. É possível criticar e reprovar o projeto, mas alegar a sua inexistência, só mesmo por desconhecimento.o cirismo não tem projeto algum para o país.
[... Por quê? Que características do coronelismo ou "oligarquismo" se encontram na história de Ciro, fora esse jeitão arrogante, e ser do Nordeste?]o Ciro é oligarquista.
Quando consegue passar do single digit. é que nem galinha voando.Ainda é o candidato dos 10 a 12%
É, amigo, mas desenvolvimentismo é um guarda-chuva ideológico gigantesco que pode abrigar ideias díspares e de fronts ideológicos tão diversos quanto fascismo e social-democracia cristã europeia. Ou seja, não explica muita coisa. O que eu vi nesses ciclos de palestra foi muita conversa mole e cacoete sobre os problemas do modelo que o lulopetismo vem adotando e um choro sobre as artimanhas do capital golpista, mas nada de muito concreto. O que ele propõe, retomar a substituição de importações? Eu não vi nada de muito concreto, mas também não sabia desse livro, pode ser que eu o pegue pra ler e pague minha língua, mas além do caráter datado do trabalhismo em termos da nova fase do capitalismo, outras perguntas precisam ainda ser respondidas. De que natureza é esse trabalhismo? É social? Em que sentido? Há uma adaptação às novas realidades sociais, tecnológicas, de negócios? A aliança entre capital e trabalho se mantém mesmo nas atuais condições? Eu não vejo doutrina no Ciro, só muita conversa.
E nem sou tão contrário ao velho pragmatismo em vez de doutrinas mirabolantes, mas se você se coloca como o único candidato portador de um projeto político nacional, é bom mostrar a que veio. Até agora não mostrou, não basta falar de projeto nacional sem demonstrá-lo.
@Mercúcio o Ciro é oligarquista, e quem é do nordeste, sabe que esse é um grande problema, eles falam que tem todo um novo projeto, mas no fundo fazem o mesmo, ele ate tem um bom projeto para a educação, mas não passa disso.
Além do que, a um engano que muitos levam a não compreender o que o oligarquismo faz nas cabeças nordestinas, o fato de alguns candidatos nordestino ganharem na maioria das vezes com bons resultados em seus estados de origem, é um protecionismo que os eleitores fazem com seus políticos de casa, o coronelismo é um problema latente, e com o aumento desses programas "sensacionalistas" como do Siqueira, que foi cria daqui de Alagoas, isso ajudou a dar continuidade nesse pensamento que as famílias oligárquicas devem permanecer no poder, porque estão melhores preparados do que o resto do povo, os Bragança se utilizam desse argumento para manter os monarquistas por perto.
Mas não esqueçamos, que Ciro somente teve bons números na ultima eleição, graças ao ódio propagando contra ao PT, aqueles que não votariam no Bolso votaram nele, e agora que ele está cada vez mais próximo ao centro, o que nos leva a um candidato que estaria totalmente a mercê de toma la da ca.