• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições de 2022

Em quem você vai votar no segundo turno?

• Lula

Votos: 28 90,3%
  • Bolsonaro

Votos: 3 9,7%

• Total de votantes
    31
  • Votação encerrada .
Status
Fechado para novas mensagens.
Mas não é a garantia ou não de primeiro turno e sim a diferença percentual bem folgada entre os dois primeiros colocados, sem falar de erros grosseiros nos estados.

Eu quero saber se Ciro Nogueira e o Lira vão cobrar punição aos institutos que "erraram grosseiramente" ao indicar a vitória do Bolsonaro no primeiro turno...

Enfim, eu acertei quase na mosca a porcentagem do Lula, e subestimei o Bolsonaro. Novamente, em análises do instituto MR, eu acho que a maior parte dos eleitores de Ciro e Tebet que migrariam pro Bolsonaro já foi no primeiro turno (principalmente os do Ciro). Os que restam devem ir mais pra Lula ou nulo.

Eleição que só queima ainda mais o filme dos institutos de pesquisa que erraram mais uma vez, impressionante que o instituo que chegou mais perto foi o Paraná Pesquisas. Alguns deram vitória do Lula já no primeiro turno, e quase todos cravando Bolsonaro abaixo dos 40, o que prometia um segundo turno bem tranquilo, e vai ser bem diferente disso.

Bolsonaristas e candidatos de Direita num geral foram bem em vários estados. Só de ex-ministro do Biroliro temos Damares, Mourão, Moro e Marcos Pontes eleitos para o Senado. Zema reeleito, Claudio Castro reeleito, Tarcísio chegando forte em SP e com tendência de vitória sobre o Haddad que sofre muita rejeição no interior do Estado.

E o congresso vai ter 100 candidatos do PL, de longe o maior partido da câmara, e com a base aliada inteira do Lula com 80 cadeiras.

E a tal vitória tranquila em primeiro turno e o clima de otimismo criado pela campanha nos últimos dias (estamos meu bem por um triz) do Lula vai ser afinal um segundo turno bem apertado, com Bolsonaro bem mais forte do que o esperado. 47% a 43% é totalmente indefinido, ainda mais com Bolsonaro fazendo campanha com Tarcisio em SP, e com seus governadores reeleitos em RJ e MG. A situação nos 3 maiores colégios do páis é muito mais favorável ao presidente atual.

Odeio MUITO esse clima festeiro antes da hora, baseado em pesquisas e campanha de artistas, como se o povo realmente se importasse em quem Caetano Veloso e Luisa Sonza votam. Em 2018 e o "Vira voto" foi a mesma merda, até festinha com cantoria rolava. Agora tá aí a realidade, Bolsonaro muito mais forte do que o esperado, até porque enquanto a galera global toda fazia o L, na periferia a campanha era feita nas igrejas, e os fieis ouvem muito mais seus pastores do que atores e cantores. Mano Brown cantou a bola em 2018, ninguém aprendeu nada, nem vai aprender.

E pior, mesmo que Lula ganhe, ele vai assumir um congresso totalmente dominado pelo centrão e pela direita, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado e nos governos estaduais dos principais Estados da União.

Minha esperança é que Bolsonaro já tenha recebido todos os votos dos "envergonhados", e que não tenha tanto fôlego pro segundo turno, mas tô pessimista.

O bom é que se somar os votos do Lula com os do Ciro, Lula ganha. Ainda bem que a militância e a campanha petista não criou nenhum tipo de animosidade com ciristas, já pensou agora eles anularem? Porque aqui entre nós, quem vota em Tebet não vai votar 13 muito menos os que foram em Soraya, Novo e Paganus. Brincadeirinha, eu já li coisas como "Obrigado Ciristas por deixarem ocorrer um segundo turno" bem no dia da eleição, e vai ser daí pra pior. Porque a culpa nunca é das escolhas e estratrégias do PT e sua já habitual arrogância e maniqueísmo, e sim dos outros. E se perder no final é porque o povo brasileiro é fascista.

Pesquisa não é futurologia. Se as pessoas respondem X e na última hora votam Y, tem como prever? Faz parte. Mourão era o terceiro colocado aqui no RS para o Senado, mas metade dos eleitores da Ana Amélia devem ter migrado o voto pra ele, porque senão teria dado Olívio (PT). A própria divulgação das pesquisas tende a fazer com que o eleitor mude e adapte sua estratégia conforme a coisa não pareça se encaminhar para um cenário favorável.

É difícil separar também o que é erro de pesquisa, decorrente de falhas metodológicas, e o que é consequência da dinâmica eleitoral, como o voto útil. O que eu acho péssimo é que os institutos vendem uma precisão que não existe, intervalos de confiança que me parecem sempre muito estreitos, ainda mais se fizermos uma análise histórica de erros e acerto das pesquisas. Provavelmente não ia render notícia se os resultados das pesquisas tivesses intervalos de confiança talvez mais corretos, mas que gerasse mais conclusões do tipo "está imprevisível a eleição", como é o caso.

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back