Aqui, pelo menos, o resultado da eleição surpreendeu um total de 0 pessoas. Bolsonaro ganhou de longe em todas as cidades da minha região e o chorume por conta de ir pra segundo turno e ter uma chance real do Lula ganhar está tão grande, mas tão grande, que vocês não tem noção.
Já ouvi relatos de stories dizendo que "são um bando de burros, tomara que tenham que comer merda e os cachorros de vocês quando isso virar uma venezuela" e daí por diante.
O pior é ver pessoas que eu conheço faz mais de 20 anos e que eu sei que são pessoas boas, interessadas em ajudar a comunidade, com filhos, famílias e que não são preconceituosas (são pessoas que eu conheço de frequentar a casa, os filhos brincarem com as minhas filhas) e que estão defendendo, eu não consigo entender. Como que a pessoa pode ser uma pessoa boa, que eu sei que é e ainda defender isso? Estão sendo dias muito difíceis, e o pior ainda está por vir.
Porque o mundo real não é preto ou branco, bonito ou feio, bom ou ruim.
E inclusive muitos dos seus amigos e familiares que votam no Bolsonaro podem estar nesse momento dizendo "Nossa, eu sei que a Renata é uma boa pesosa boa, interessada em ajudar a comunidade, com filhas, familia que não odeia a civilização cristã". Esse hábito da gente demonizar quem vota diferente é muito danoso pra sociedade.
Quem vota no Bolsonao não vota por querer gays em campos de concentração e o genocídio negro. Vota porque acredita na narrativa dele de defender as suas famílías e virtudes cristãs que eles possuem. Eles não olham pro Bolso e enxergam um monstro assassino, e sim um cara do povo que quer o melhor pro Brasil e por isso enfrenta a mídia e as elites. E principalmente votam porque não querem mais viver num país cheio de corrupção como era no governo do Lula, onde você ligava a TV todo dia num escândalo diferente. Eles acreditam que o Bolsonaro é uma opção diferente do normal, desse bando de político que só pensa em poder e não no Brasil, enquanto dá esmola pra pobre continuar votando neles.
AH MAS NEITHAN TUDO ISSO É MENTIRA
Eu sei, mas tem gente que acredita nisso mesmo, ué. Nosso papel então não é demonizar quem cai nesse papo, mas tentar mostrar que a verdade não é bem essa. E isso leva tempo e muita paciência.
Um exemplo prático: Minha família sempre foi antipetista ferrenha, tirando eu e minha irmã mais velha que chegou a votar no Lula 2x. No domingo, só essa irmã mais velha votou no Bolsonaro (evangélica, acredita que Lula é satanista e blábláblá) Minha irmã, avó (com 87 anos) e tios foram votar no Lula que sempre odiaram, e minha mãe foi de Ciro e irá de Lula dia 30, e eu tive um certo mérito nisso, por jamais tirar sarro delas por votarem em Aécio, mas mês após mês, ano após ano, ia apontando alguns fatos, fazendo elas pensar, etc. E funcionou, aqui pelo menos. Fora o fato do Bolsonaro ser um ótimo cabo eleitoral pro PT, claro
. Mas usei isso a favor, durante a pandemia lembrei elas das campanhas de vacinação de gripes, como era, etc. Que na época que o PT quebrou o Brasil a gente viajava junto, fazia churrasco, blablabla, Na boa e tentando segurar a arrogância.
A gente não convence ninguém sendo prepotente com quem pensa diferente, isso é pregar pra convertido e satisfazer o próprio ego, por isso Twitter e afins viraram um esgoto: Geral se fecha em suas bolhas "do bem" e destilam seu desprezo por quem pensa diferente. Por isso tantos prints de ódio para quem não votou no Lula e sim no Ciro, por exemplo. Assim como quem votou na Tebet e não no Bolsonaro. Por isso petistas estão xingando sulistas de porcos fascistas, e bolsonarias chamando nordestinos de pobres imbecis, porque se fecharam em suas próprias bolhas eleitorais e demonizaram quem pensa diferente.
Fora que muitas vezes pegam exemplos pontuais e usam como se fosse um padrão. Como se todo bolsonarista quebrasse placa da Mariele Franco, o se todo petista falasse sério quando posta no twitter que "odeia o cidadão de bem". Juntar prints de situações extremas com o uso de aplicativos como whatsapp e facebook podem fazer um estrago enorme, isso pra não entrar no quesito: política na igreja, um buraco enorme também.
E isso não começou em 2018 hein. Em 2014 lembro muito bem de como já estava tudo bem dividido entre Aécio e Dilma, no clima bem pesado também, que nasceu lá pra 2013 mesmo, durante aquelas MERDAS de jornadas de Junho, mas é algo que a Internet e suas redes ajudam a aumentar, porque não é um fenômeno brasileiro, mas mundial. As últimas eleições norte-americanas foram assim, na França idem, é uma tendência infelizmente, e bem preocupante a médio prazo, porque essas narrativas aliadas à internet e tecnologias como deepfake podem fazer com que a verdade seja cada vez mais difícil de ser enxergada para boa parte da população.