Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Não to dizendo q o time não precisa de um meia armador. Estou dizendo que dá pra ser campeão sem um. E o São Paulo tem um bom meio de campo, suficiente para vencer sem um meia armador clássico. Veja a seleção brasileira, ganhando sem um meia típico camisa 10.
Ditto.Acontece que muita gente se atrapalha nessa definição de camisa 10.
O camisa 10 não pode ser um jogador como o Pelé foi porque esse jogador não existe mais.
Ronaldinho Gaucho foi quem mais se aproximou porque em 3 anos no Barcelona ele era o camisa 10 que dava show.
Mas também tem o camisa 10 mais discreto, que faz a bola rodar pelo campo, que bate faltas e chuta bem de fora com habilidade. Exemplos: Wagner do Cruzeiro e Alex ex-Inter. Bons jogadores com uma certa experiência para fazer o que o 10 tem que fazer.
Apenas repetindo, Marlos era reserva no Coritiba. O Muricy achar que ele era o 10 o escalando de titular numa quarta de final da libertadores deve ter sido seu maior erro como treinador do São Paulo.
Não to dizendo que o menino nao tenha talento, apenas que não está pronto para isso.
Ah, e ter um Riquelme como camisa 10 como o boca tinha ajuda e bastante para ganhar algo.
Só pra deixar que eu concordo com quase tudo no texto (um bom texto Neithan, parabéns) mas que isso de vários clubes que podem se dizer como os maiores, só era possível pq o campeonato basileiro era em forma de competições de mata-mata (onde decisão, sorte e competência na hora H contavam mais) e que agora, com pontos corridos, vai acabar e o Brasil deve se tornar uma versão piorada de Espanha e França...Eu discordo sobre Danilo. Cicinho e Junior foram muito mais importantes do que ele no elenco. As principais jogadas do SPFC em 2005 eram armadas pelas laterais, com o Junior ou Cicinho entrando na diagonal. E a dupla de volante também era espetacular, com Mineiro e Josué. Se fosse o Hugo no lugar do Danilo, o resultado, IMO, deveria ser o mesmo que foi com o Danilo. E essa armação que o Muricy tentou esse ano, mas Junior César e W. Diniz não renderam como se esperado.
Nossa cara, admite: Você é o Furia disfarçado. Se liga! O SPFC, assim como vários outro clubes, passou por uma grande fase, que se acabou. Santos reinou por 6 anos; Palmeiras teve as Duas Academias+Parmalat. Corinthians no fim dos anos 90; Flamengo na década de 80; Inter no fim da década de 70 e assim por diante.
Quase todo grande time já teve seus anos de reino no planeta bola no Brasil. O SPFC também. Teve a máquina demolidora de 86, viveu o paraíso no início da década de 90 e agora, de 2005 até 2008. Viveu anos de amargura, pipocando, ou até com elencos fracos. O Elenco atual ainda é bom, e ainda pode ganhar títulos, mas possivelmente as principais peças, como Hernanes e Miranda devem ir embora. E como a diretoria está preocupada com o projeto Morumbi 2014, deve deixar o futebol um pouco de lado. O problema é que a diretoria, por sua soberba e arrogância, transformou a torcida em um bando de arrogantes também. Esquecem, essa história de Soberano é pra vender DVD pra torcida modinha, enquanto o clube ainda está em cima. Mas, depois da DÉCIMA ELIMINAÇÃO EM MATA-MATA SEGUIDA, provavelmente as vendas diminuirão, já que a torcida rosa é a menos fiel do brasil.
Tanto é que até em 2008, quando o SPFC se sagrou TRI-campeão brasileiro, a marca futebolística mais valiosa do ano, de acordo com o jornal Valor Econômico, foi o Palmeiras. E em segundo veio Corinthians, pra depois vir SPFC e Flamengo. Ora, onde está então a maior força futebolística do país? Acho o Juvenal, mesmo bebendo muito Red Label, ainda consegue convencer torcedores, incrível. (OBS: Palmeiras ganhou um paulistinha e o Corinthians estava na série B)
E realmente, só o SPFC tem 6 títulos nacionais (Os seis como Camp. Brasileiros), já que Santos possui 8 títulos nacionais, assim como o Palmeiras. O Santos conquistou 5 taças brasil, um torneio Roberto Gomes pedrosa e dois Brasileiros. E o Palmeiras conquistou 4 brasileiros, dois Roberto Gomes Pedrosa e tuas taças Brasil.
(já que São Paulino não manja muito de futebol, e acha que o futebol no Brasil começou em 86, vamos lá: Todos sabemos que o Camp. brasileiro teve início em 71, certo? Muito bem, parabéns! Mas desde 59, era organizado no Brasil, com clubes de vários estados, torceios de âmbito nacional. Inclusive, o primeiro campeão nacional foi o Bahia, em cima do Santos de Pelé. Esse torneio, em mata-mata (por isso que o SPFC não ganhou!) durou até 67 (ou 68?) Onde se teve início ao Roberto Gomes Pedrosa, um torneio que tinha fase de grupos e depois mata-mata (por isso não ganharam?), muito parecido com os regulamentos do Campeonato Brasileiro até 2002. Esse torneio mudou de nome, e se tornou o Campeonato Brasileiro de Futebol, em 1971. Mesmo depois de virar Campeonato Brasileiro, teve algumas alterações, como a Copa União e João Havelange. E dezenas de alterações na forma de disputa e número de times disputando o torneio. Aliás, o formato e regulamento atual, de pontos corridos com 20 clubes, é desde 2005. Em 2003 e 2004 eram com mais clubes.
Enfim, esqueça a história de maior do mundo. O SPFC é um time grande do Brasil, que deve sim ser respeitado e temido, por toda sua história. Mas existem uns outros 5 ou 6 clubes brasileiros que também são tão grandes quanto o SPFC. Não vou dizer que Atletico Mineiro é grande, isso seria ladainha pra vender jornal em Minas, mas clubes como Corinthians, Flamengo, Vasco, Palmeiras, Inter, Cruzeiro e Grêmio são tão grandes quanto o SPFC.
O REFFIS e o CT de Cotia são ótimos, e são estruturas que devem sim ser copiadas e admiradas, mas isso não faz do SPFC maior que ninguém. Um clube é muito mais que prédios e equipamentos.
Sobre revelação de jogadores, o Inter está ganhando de vocês nos últimos anos, hein? Esse ano mesmo, já tem um novo matador saindo de lá, assim como Pato e tantas outras jóias que saíram do Beira-Rio nos últimos tempos. Eles são os soberanos então? O Cruzeiro também tem uma base maravilhosa, e nem por isso é o maior do mundo. Existem clubes que tem como características formar jogadores. Palmeiras por exemplo, não tem. Ademir da Guia, Djalma Santos, Luis Pereira, Rivaldo, Djalminha, Edmundo, Evair e etc...vieram de outros clubes, e depois escreveram seu nome na nossa história. Revelar não quer dizer muita coisa. Dane-se que o SPFC revelou o Kaka, ele brilhou muito mais no Milan. Assim como "dane-se" se o Bangu nos deus Ademir da Guia, ele reinou em campos Palestrinos.
Enfim, a grandiosidade tricolor é balela. Histórinha pra boi dormir. SPFC é grande, mas não o maior. Aliás, não tem como apontar o maior clube do Brasil. Pra mim, é o Palmeiras. Pra você Rama, é o SPFC. Pro Fingolfin é o Vasco, pro Fingolfin genérico é o Grêmio, pro pelego é o Inter e assim vai... essa é inclusive, a coisa mais legal do futebol brasileiro. Um torcedor do Valencia(ESP) nunca vai poder dizer que o clube dele é o maior da Espanha, pois na Europa é bem definido isso. Aqui, até torcedor do Corinthians pode dizer que o S.C Gambás Paulista é o maior do Brasil!!!
PS: Alguém mais além de mim acha que o Furia trazia sorte ao SPFC? Tipo, só ele sumir que o SPFC se foi junto, incrível.
_______
Sobre o camisa 10, dá sim pra ser campeão. Óbvio que ter um meia armador ajuda muito. O Palmeiras jogando sem o Cleiton Xavier (para aqueles que não gosta dele, ele é o líder de assistências na temporada, em todo o Brasil. Fica a dica pra quem quer cornetá-l0) muda de cara. Mas tendo dois bons alas, ou volantea que saem pro jogo, isso pode ser contornado. Exemplo claro é o SPFC tri-brasileiro sem 10.
Você quis dizer contratação, não?A tal "diretoria comum" conseguiu negócios que transforam o São Paulo na maior força futebolistica do país, e se tivemos negócios "ruins" basta verificar a média: quantos times tiveam uma média tão boa na revelação de jogadores?
Eu acho que pode vir a ser uma França. Mas nunca uma espanha.Só pra deixar que eu concordo com quase tudo no texto (um bom texto Neithan, parabéns) mas que isso de vários clubes que podem se dizer como os maiores, só era possível pq o campeonato basileiro era em forma de competições de mata-mata (onde decisão, sorte e competência na hora H contavam mais) e que agora, com pontos corridos, vai acabar e o Brasil deve se tornar uma versão piorada de Espanha e França...
Meu time ganhou um título nacional mais recente que o seu, sob esse critério o meu é grande e o seu não é. Td depende do critério.Você quis dizer contratação, não?
Eu acho que pode vir a ser uma França. Mas nunca uma espanha.
A própria França se você pegar hoje, o maior campeão nacional ainda é o SaintEttiene (ou sei lá como se escreve) com 10 titulos. O Marselha tem próximo disso. Bordeux acho que tem uns 7. O Lyon conseguiu seus 7 agora. Monaco tem mais de 5 também, se não me engano. O PSG também é considerado grande. Etc.
Concordo que provavelmente diminuirá o número de times considerados grandes (como Fluminense). Mas não chegará ao nivel que temos na Espanha com polarização de 2 clubes apenas. Ou na Itália/Inglaterra com 3 considerados gigantes.
Teremos ainda, pelo menos, uns 6 ou 7.
Exatamente, comparar o Fla com a Mangueira é extremamente válido!!!Tem uma coisa q eu não concordo com o Neithan nem um pouco. Dizer que o São Paulo teve uma grande fase mas acabou.
Olha a trajetória do time
2005 - Campeão da Libertadores
2006 - Campeão Brasileiro
2007 - Campeão Brasileiro
2008 - Campeão Brasileiro
E hoje ainda tem um elenco bom o suficiente pra brigar pelo título embora EU, pessoalmente, acredito que fica de fora até da libertadores, por outros motivos q não a qualidade do elenco.
Pra dizer que a hegemonia acabou, o São Paulo precisa ficar uns 2 anos sem ganhar nada. O Flamengo, que dominou os anos 80, não ganhou tudo seguido. 6 meses de derrota não significa fim de nada.
E sobre a opinião de maior clube, pra mim o maior clube brasileiro é o Flamengo. Um pouco pelas glórias do passado, mas em grande parte pelo tamanho de sua torcida. Se fosse carnaval o Flamengo seria a Mangueira e o São Paulo a Imperatriz Leopoldinense que tecnicamente ganha todo ano, mas nunca empolga ninguém.
Fo só elogiar o Neithan que ele começa a falar merda , quer dizer que, se o Flu tivesse conquistado a Libertadores no ano passado ele seria grande, mas como não o fez, não é? Absurdo isso, cara!!!É bem o que o Fusa (não dá pra digitar seu nick) disse, dois ou três grandes não teremos, serão sempre uns 6, 7 mesmo. Mas o mapa vai ficando cada vez mais centralizado. Hoje em dia, só Sudeste/Sul.
Na minha visão são 9 clubes que, por títulos e torcida que possui, podem ser considerados grandes. (em ordem alfabética pra não ter briga)
Corinthians*
Cruzeiro
Flamengo
Grêmio
Internacional
Palmeiras
Santos
São Paulo
Vasco
Os Oito que possuem libertadores + Corinthians.
E é até difícil fazer a lista, porque ainda se exclui Botafogo, Fluminense e Atlético Mineiro.
Mas esses clubes citados acima, assim como Sport, Vitória ou Avai, são clubes de força regional, sem muita força fora de seus domínios. O Tricolor carioca, por exemplo, tem 30 títulos cariocas, algo respeitável, mas quando vamos falar em títulos nacionais, são Um Brasileiro, um Robertão (certo?) e uma Copa do Brasil. Pra mim, a única diferença entre Fluminense e Sport é o tamanho do Rio de Janeiro e de Recife. Se Recife tivesse 10mi de habitantes, teria tanta torcida quanto o Fluzão, IMO. Eu nunca vi um torcedor do Fluminense aqui em São Paulo (encontros nacionais não contam, certo Ecthelion?), mas trabalho com dois Flamenguistas e um Vascaíno (Sim, são muito aloprados). Sei lá, podem achar bairrismo meu, mas esse último parágrafo foi mais opinião pessoal minha, algo pra se discutir por meia hora numa mesa de bar.
Sobre a hegemonia, é que o ciclo acabou. O elenco atual não deve durar, Hernanes, Miranda podem sair, RC se aposentará e assim por diante. Já que o JJ está todo preocupado com o fato de talvez o Morumbi não ser a sede da abertura, provavelmente os recursos dos próximos anos serão gastos em projetos de reforma e marketing pró-Morumbi. Não acho que num futuro próximo, o SPFC ganhe títulos importantes. Até porque vários outros clubes já estão aprendendo a jogar sistema de pontos corridos, e se planejando melhor para essa nova realidade do futebol Brasileiro.
E também sobre o Flamengo, creio que torcida não é tudo. Do trio de ferro paulista, o time de maior torcida é o mais "carente" de títulos.
Com certeza!!!Eu ainda colocaria Fluminense e Atlético Mineiro pela questão dos estaduais ainda serem muito frescos para o futebol brasileiro.
Talvez isso mude daqui umas décadas quando os defensores dos estaduais (como eu) começarem a morrer e fiquemos sempre apenas vidrados no nacional de pontos corridos e continental de mata-mata. Ambos passariam para o hall de ex-grandes, caso deixem de ganhar titulos desse porte e suas torcidas despenquem em números (que já não são tão expressivas).
Botafogo, na minha opinião, será pra sempre eterno grande. Mesmo que venha a abrir falência e suma do mapa.
A foto da escalação do Bota dos anos 60 é pra estar pendurado em qualquer local onde se aprecie futebol.
Putz.Bom sobre o bando de besteiras ditas pelo Neithan (e os que aproveitaram pra desafogar suas mágoas com o Maior do Brasil):
Mimimi!
Até dezembro de 2008 era um tal de "odeio dizer isso, mas o São Paulo tem a melhor diretoria", "Tenho que admitir que o São Paulo é exemplo pra todos os times", "Ah se meu time tivesse uma diretoria dessas", "É verdade que o REFFIS e o CT do São Paulo são os melhores..."
Então temos um semestre ruim, cai o técnico e toda a inveja e mágoa contida nos anos e anos de supremacia Tricolor são vomitadas.
Posso entender.
Mas a verdade é: Nesta década somos o melhor time brasileiro. Somos TRI campeões Mundiais e da Liberatdores. HEXA brasileiro (não venham com campeonatos pré 71 que NINGUÈM, só os chorões, contam).
Não é oficial na CBF, não vale. Afinald e contas se fossem uam situação inversa flamneguistas, palmeirenses, santistas e cia bela também não aceitariam.
Corram atrás, perderdores!
Meu time nunca foi pra terceirona.Meu time ganhou um título nacional mais recente que o seu, sob esse critério o meu é grande e o seu não é. Td depende do critério.
Se a CBF oficializar estes títulos do passado, onde alguns times jogaram apenas 4 partidas para serem campeões, onde arbitragens eram suspeitas, se validarem os títulos destes torneios como campeonato brasileiro ai sim estamos perdidos.
Fo só elogiar o Neithan que ele começa a falar merda , quer dizer que, se o Flu tivesse conquistado a Libertadores no ano passado ele seria grande, mas como não o fez, não é? Absurdo isso, cara!!!
Bom sobre o bando de besteiras ditas pelo Neithan (e os que aproveitaram pra desafogar suas mágoas com o Maior do Brasil):
Mimimi!
Até dezembro de 2008 era um tal de "odeio dizer isso, mas o São Paulo tem a melhor diretoria", "Tenho que admitir que o São Paulo é exemplo pra todos os times", "Ah se meu time tivesse uma diretoria dessas", "É verdade que o REFFIS e o CT do São Paulo são os melhores..."
Então temos um semestre ruim, cai o técnico e toda a inveja e mágoa contida nos anos e anos de supremacia Tricolor são vomitadas.
Mas a verdade é: Nesta década somos o melhor time brasileiro. Somos TRI campeões Mundiais e da Liberatdores. HEXA brasileiro (não venham com campeonatos pré 71 que NINGUÈM, só os chorões, contam).
Não é oficial na CBF, não vale. Afinald e contas se fossem uam situação inversa flamneguistas, palmeirenses, santistas e cia bela também não aceitariam.
Corram atrás, perderdores!
Se a CBF oficializar estes títulos do passado, onde alguns times jogaram apenas 4 partidas para serem campeões, onde arbitragens eram suspeitas, se validarem os títulos destes torneios como campeonato brasileiro ai sim estamos perdidos.