Dossiê da unificação: brecha para títulos em 1920 e 1937
O dossiê entregue à CBF pela unificação dos títulos brasileiros a partir de 1959 pode abrir brecha para que dois torneios anteriores também sejam reconhecidos como campeonatos nacionais. As competições, disputadas em 1920 e 1937, possuem as características semelhantes às da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, cujos vencedores, ainda esta semana, poderão ser reconhecidos como campeões brasileiros.
O caso mais interessante é o de 1937. No início daquele ano, foi disputado o Torneio dos Campeões de 1936, organizado pela Federação Brasileira de Football (FBF), embrião da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual CBF. Segundo o próprio dossiê, ao qual o
LANCENET! teve acesso com exclusividade, o objetivo da competição era "definir um campeão nacional".
A FBF convidou clubes de todo o Brasil, mas apenas quatro aceitaram participar: Atlético-MG, Fluminense, Portuguesa e Rio Branco-ES. Disputado no sistema de pontos corridos, em dois turnos, o torneio teve como vencedor o Galo.
O que o dossiê diz..."O primeiro campeonato nacional de
clubes oficial, já que foi organizado pela
Confederação Brasileira de Desportos,
ocorreu em agosto de 1920, no Estádio
das Laranjeiras, ou Estádio de Álvaro
Chaves, de propriedade do
Fluminense Football Club(...)"
O Paulistano, campeão do Torneio
dos Campeões de 1920, é apontado
como "primeiro campeão nacional"."Em 1936, a CBD organizou o 'Torneio
dos Campeões Estaduais', cujo objetivo
era definir um campeão nacional.
Participaram Fluminense, Atlético Mineiro,
Portuguesa de Desportos e, representando
o Estado do Espírito Santo, o Rio Branco.
Foram também convidados, mas não
enviaram representantes os Estados de
Minas Gerais, Rio Grande do
Sul e do Nordeste."
Vencedor em 1937, o Galo teria
conquistado o título em 1936,
segundo diz equivocadamente o
documento, que também erra ao
afirmar que não houve representante
de Minas Gerais.
Na época, a imprensa esportiva exaltou a conquista. O "Jornal dos Sports" escreveu: "O Athletico levantou o título de campeão do primeiro certame entre clubes campeões regionais que a Federação Brasileira de Football instituiu para o corrente ano".
O diário "A Noite" destacou a importância da competição, como "o título máximo da FBF".
Assim como a Taça Brasil e o Robertão, o Torneio dos Campeões permaneceu vivo na memória dos torcedores durante décadas.
– É bicampeão! Um timaço, um timaço (o de 1937) – afirmou ao "Jornal do Brasil" o folclórico torcedor José Gomes Ribeiro, o Sempre, após o Atlético-MG conquistar o título do Brasileirão de 1971, em dezembro daquele ano.
Primeiro Brasileirão
Em agosto de 1920, foi disputado o que seria o primeiro campeonato nacional de clubes. Organizado pela FBF, o torneio reuniu os campeões carioca (Fluminense), gaúcho (Brasil-RS) e paulista (Paulistano). Este último acabou campeão, vencendo suas duas partidas no triangular. O Paulistano encerrou suas atividades futebolísticas em 1929.
Fonte:
http://www.lancenet.com.br/brasileirao/Dossie-unificacao-brecha-titulos_0_392960821.html
É isso aí!! CA Paulistano primeiro campeão brasileiro de todos os tempos.
Em tempo, vamos falar um pouco mais sobre o Paulistano:
O
Club Athletico Paulistano é um clube poliesportivo [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasileiro"]brasileiro[/ame] sediado em
São Paulo, fundado em [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/29_de_dezembro"]29 de dezembro[/ame] de [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/1900"]1900[/ame], suas cores são vermelha e branca. Sua sede encontra-se no
Jardim América, próximo ao [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro"]centro[/ame] da cidade. Formou um importante clube de futebol no início do
século XX, tendo vencido o [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol"]Campeonato Paulista de Futebol[/ame] onze vezes ([ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1905"]1905[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1908"]1908[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1913"]1913[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1916"]1916[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1917"]1917[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1918"]1918[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1919"]1919[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1921"]1921[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1926"]1926[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1927"]1927[/ame] e [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1929"]1929[/ame]).
Até hoje, o Club Athletico Paulistano, que fechou seu departamento de futebol em [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/1929"]1929[/ame], é o único clube a ter sido tetracampeão paulista consecutivamente, em [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/1916"]1916[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/1917"]1917[/ame], [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/1918"]1918[/ame] e [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/1919"]1919[/ame]. Nenhum clube paulista conseguiu igualar tal marca.
[1]
Quando saiu dos campos, o Paulistano era disparado o melhor time do estado. Tinha onze títulos contra sete do Corinthians e três do
Palestra, além de ter contado com [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Friedenreich"]Arthur Friedenreich[/ame] que foi seu artilheiro por seis vezes. É até hoje, [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/2009"]2009[/ame], o único tetracampeão consecutivo do Campeonato Paulista (1916 a 1919, sendo que mantém em sua sala de troféus as duas taças oferecidas pela [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/APEA"]APEA[/ame]).
Pode-se considerar que o Paulistano abriu as portas do continente europeu para o futebol [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasileiro"]brasileiro[/ame]. Tanto que nos anos trinta alguns brasileiros foram representar o futebol europeu, principalmente na
Itália. Houve o famoso [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Anfilogino_Guarisi"]Anfilogino Guarisi[/ame], Filó, que não só jogou em time italiano, como representou a
Itália na Copa de [ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/1934"]1934[/ame], sagrando-se campeão mundial.
Após o fechamento do departamento de futebol, uma grande parte de seus jogadores e alguns membros da diretoria fundaram o que é hoje o São Paulo Futebol Clube.
Fonte: [ame]http://pt.wikipedia.org/wiki/Club_Athletico_Paulistano[/ame]
Analisando o último parágrafo, acho que seria justo o meu time começar a vender a camisa "7-3-3". Afinal, convenhamos... o futebol brasileiro não começou em 1959, né?