Tenho alguns livros encalhados na minha estante, que ganhei ou que comprei por impulso no passado e ainda não tive vontade de ler. Até consegui desencalhar alguns... mas, por exemplo, o meu "Os Irmãos Karamázov", naquela edição em dois tomos da Editora 34, está ali encalhado há mais de meia década. Eu vou ler, mas ainda não bateu a vontade.
Por conta disso, eu tenho tentado - nem sempre com sucesso - otimizar as minhas compras, pra que os livros que eu compre a partir de agora não passem por isso, de ficar encalhados muito tempo.
No ano passado, me organizei pra ir comprando aos poucos todos os livros da Lygia Fagundes Telles, editados pela Cia das Letras, porque aquelas edições são maravilhosas e porque eu queria reunir o que me fosse possível da obra da autora. Resultado: estou com 13 livros dela na estante e já li 8 até o momento, intercalando com outras leituras.
Na minha penúltima compra, encomendei:
- Homens Imprudentemente Poéticos, do Valter Hugo Mãe;
- A Sucessora, da Carolina Nabuco;
- Kyoto, do Yasunari Kawabata;
- A Muralha, da Dinah Silveira de Queiroz.
Já li os três primeiros, despachei o Kyoto (que não gostei muito) para Troca no Skoob e a leitura do quarto livro está em andamento.
Ontem resolvi aproveitar um cupom de 20 reais na Americanas e comprei A República dos Sonhos, da Nélida Piñon, que eu estava namorando há muito tempo (o livro, não a Nélida
).