Spartaco
Anton Bruckner - 200 anos do nascimento
Nossa, eu estou muito empacada com o livro: capítulo 17 ainda
Eu somente li os vinte primeiros capítulos. A culpa é que acabo querendo ler vários livros ao mesmo tempo. Fazer o quê?
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Nossa, eu estou muito empacada com o livro: capítulo 17 ainda
Quem mandou assistir o filme?Nossa, eu estou muito empacada com o livro: capítulo 17 ainda
Nem é por isso...Quem mandou assistir o filme?
Ainda tô empacada no livro, mas assisti o filme ontem a noite. Confesso que me deixou bem desanimada, achei bem sem gracinha e acabei ficando com muita raiva das duas irmãs. Espero que o livro seja melhor, senão eu vou me decepcionar com a Jane Austen
N0 filme o único personagem que se salvou foi mesmo o Cel. Brandon, mas ainda odiei ele no final.
Nem é por isso...
Eu já estava achando o livro chato antes de ver o filme. #prontofalei
Aí resolvi assistir pra ver se dava uma animada.
Não deu.
Não tem como! Não sei como vocês conseguiram ficar com raiva dos dois.
Mas eu gostei do teu textão, até deu uma empolgada pra ver se eu termino de ler...Acabou que foi, né?
Eu vim comentar a leitura, só que me animei e a "Apologia de Jane Austen" ficou muito grande. Mas ainda venho falar do livro, pode deixar.
Acho que foi drama pra nós, leitores do século XXI, mas tinha muita coisa implicada no relacionamento: eles tinham um compromisso implícito; todos falavam que iriam se casar e ele a levou passear na casa da tia, vazia!
Sim, concordo com tudo isso.Mas em defesa dela, eu acho que Jane Austen quer fazer uma crítica aos relacionamentos com base em primeiras impressões. Marianne via o Willoughby perfeito, todo romântico, carregou ela na chuva, gostava das mesmas coisas e tinha o mesmo desprezo pelas regras sociais e o Brandon como um velho (35 anos) com gota, caladão e sério, procurando um segundo casamento (eca!), sem nada de atraente ("Todos o consideram, mas ninguém lhe dá atenção" nas palavras de Willoughby). Só que o primeiro se revela um fdp e o segundo um gentleman-like, como tinha sido a primeira impressão de Elinor sobre ele. Lembrem também que Brandon tinha até planejado uma fuga romântica para a Escócia com Eliza, o que não parece ser algo que ele faria à primeira vista.
Em Austen é bom desconfiar das primeiras impressões (pelo menos em relação aos homens). O mesmo se passa em Orgulho e Preconceito com Darcy e o "preconceito" que sofre de que é arrogante etc. Apesar de ele também ter preconceito em relação à Elizabeth pela pobreza e achar que ela só estaria interessada no dinheiro dele.
A gente fica com raiva dela por desprezar o Brandon várias vezes, por não merecer ele, e por achar que Elinor merece mais e deveria terminar com ele (parece bem claro que não vai), mas a partir de quando desfaz as primeiras impressões negativas, e erradas, ela dá uma chance para ele, que romanticamente suportou ser maltratado todo o tempo. E aí que está a crítica. Quer dizer, no fundo, ele era mais romântico que Willoughby todo o tempo, não?
Como vejo os interesses amorosos das irmãs Dashwood:
Ver anexo 66743
Respectivamente: Willoughby e Edward Ferrars
O primeiro, bonitão e pernóstico, provavelmente não deve passar de um bosta que finge ser o que não é.
Acho que a Marianne ainda vai dar graças aos céus por ele ter tomado chá de sumiço.
Já o Edward, é um Hardy perfeito. Só sabe ficar reclamando pelos cantos: que não é bom em nada, que não é sociável, que não é bonito... e pelo jeito ele foi sempre assim, pamonha, já que numa certa altura concordou com a mãe de que o melhor a fazer da vida era ficar coçando o saco indefinidamente!
Tipo, como assim? Não faz nada? Só come, dorme ecagareclama?
E ainda mantenho a opinião que escrevi uns posts atrás, sobre a Elinor estar se enganando a respeito dele.
Principalmente pelo seguinte trecho:
Ela está naquele espírito de negação que todas nós (ou a maioria de nós, pelo menos) já esteve: o espírito de arrumar desculpas pra não admitir que o cara não está nem aí pra gente.
Ele não ligou? "Vai ver perdeu meu número!", "Vai ver teve que trabalhar no fim de semana!".
Ele não se declara? "Vai ver é tímido", "Vai ver está esperando eu dar o primeiro passo."
Aquela visita que ele fez no chalé foi o cúmulo da sensaborice.
E ainda teve o lance do cabelo no anel.
Tenho a impressão de que a Elinor vai se dar muito mal e terminar sozinha, coitada.
Acho que o Cel. Brandon (o único personagem masculino que se salva ali, até agora) seria o ideal pra ela, mas ele arrasta a asinha pra chata da Marianne, então, a não ser que apareça alguém, ela vai ficar pra tia, porque aquele Edward (ó vida! ó céus!) não dá.
E viram só quem faz a Sra. Palmer?
A Dolores Umbridge!
Ver anexo 66744
Ver anexo 66745
"O Sr. Palmer é tão engraçado! Ele não tem nenhum senso de humor."