Oi gente, olha q coisa estranha eu aqui né? hehehe... raro eu fala sobre artes marcias...
Mas esse negocia da faixa todo mundo sabe q num tem nada haver, e obvio... A sim, pode ser q tenha, no Tae Kwon Do, por exemplo, vc precisa pagar uma quantia pelo exame de faixa. Se uma pessoa num paga num avança o nível, mas num quer dizer q seu nível físico e aprendizado estacionem tb.
Bruce Lee, apesar de eu num gostar de cita-lo, pois pra mime muito fácil fazer isso, citar. Mas esse antecessor e divulgador do Kung Fu, disse uma frase muito interessante: "a faixa só serve para segurar as calças".
Ele foi muito inteligente ao dizer isso, pois isso bate direto com a parte histórica da coisa, e tb faz a analogia q ele queria. Tipo, a faixa só serve para isso, não pra definir o quanto e bom um praticante da arte marcial em questão.
A historia e muito interessante, e eu acho q vale a pena eu comentar aqui...
Apos o Kung Fu ficar popular no oriente, isso em torno de 660 d.C. Ele foi muito assimilado pelo Japão, assim como a cultura Chinesa em geral. Mas o q no importa e a arte marcial.
Kung Fu, todos sabem deu origem ao karate ( em termos grossos, para num entrar em detalhes sobre a historia toda), porem avia um grupo de Monges no Japão, q assimilou o Kung Fu, em sua forma original, sem modifica-la e adapta-la como foi feito o Katare. Monges Japoneses q seguiam a filosofia Budista original do Ch'an, falado por eles Zen.
A arte marcial dele ficou conhecida hj em dia como Shorinjin Kempo, falado em Chinês: Shaolin Kung Fu.
Porem esses monges Japoneses q treinavam Kung Fu, tinham algumas superstições q vinham desde a China. Eles utilizavam um faixa grossa e larga, para segurar as calças. Óbvio, e tb numa medida "medicinal" segurar a coluna de movimentos bruscos, pois sabiam q era prejudicial ( eles num estavam longe da verdade ).
E como essa faixa ficava bem na frente do Chácara Centrar ( um pouco abaixo do umbigo), Chácara essa responsável pela liberação da energia de Ki ( o Qi lendo-se Chi, em chines), por isso eles acreditavam q essa energia se armazenava na faixa, e nunca a lavavam pois acreditavam q isso retiraria a energia de seus treinos anteriores, e assim usando-a, cada vez eles teriam mais força no treino, por isso essa faixa era intransferível e única, e de um material muito resistente...
Essas faixas eram brancas em sua maioria, logo se não a lavassem com o tempo elas ficariam encardidas deixando elas cada vez mais escuras. Então quem tinha a faixa mais encardida, mas preta era conseqüentemente um lutador mais treinado, ate a faixa ficar totalmente preta de sujeira...
Branca iniciante, preta experiente.
Então sabendo disso, no inicio do século com o nascimento do Judô vindo do Ju Jitsu, por Sensei Jigorokano, esse implanta ao sistema de faixa coloridas com o mesmo sentido brancas iniciante e preta o experiente. E assim acontece na reforma do Jutsu para o Do, em todas as artes marciais Japonesas. Esportes eram de homens civilizados e por isso a idéia de faixas coloridas era extremamente mais agradável, alem de um belo jogo de marketing, pois o aluno se sente inspirado a treinar se ele pode subir níveis, ate chegar no estagio final... A faixa preta.
Logo isso se espalha pela Ásia, como um método moderno de graduação, assimilado por varias artes com o Tae Kwon Do. Alguns estilos chineses por serem mais antigos preservam a idéia original e não usam faixas ou símbolos coloridos. Mas a maioria das artes no mundo hj em dia usa.
Porem, como tudo na modernização se deturpa, e hj as faixas voltam a ser nada de novo, pois e um fator extremamente comercial na maioria dos lugares, assim nascendo uma nova geração de péssimos artistas marciais e derivados.
Bem, como esse e um assunto especifico de artes marciais vou mergea-lo junto com o tópico do assunto especifico... Já e fórum esportes se fala de tudo, mas cada um mesmo eu tópico.