Oromë
Purge 'em all
E o que Manwë faria? A soltaria? Mesmo sabendo que um elfo não pode ter duas esposas? Pode não ser proibido nos dias de hoje, mas estamos falando de um época com valores bem definidos. Um elfo não pode ter duas esposas pelo simples fato de que Míriel não estava morta. Como dissestes, é tão incomum que ao longo de todas as eras de Arda não houve outro fato registrado nos anais élficos. E estamos falando de alguém que representava a Casa dos noldor, e um elfo tomar uma segunda esposa não pegaria nada bem em Tírion.
Então, quem teve que decidir sobre o triângulo real Míriel-Finwë-Indis? Manwë. Para o bem ou para o mal.
PS: mas já começou o Círculo de acusaçãoxdefesa? E os outros?
Obriga-la a retornar que ele não podia. Míriel estava morta sim (o fëa abandonou o próprio corpo), apenas poderia voltar quando quisesse, mas preferiu ficar nos palácios de Mandos. E obrigar o Rei dos Noldor a ficar sozinho, para seguir uma tradição (veja bem, tradição, e não lei) que apenas seu povo, e não os Valar, seguia, não faz muito sentido. É cruel, e Manwë desconhece a crueldade.
Não existe problema algum com isso. O problema começa com Fëanor sendo mimado e birrento, e esquecendo que é justamente por causa dele que a mãe não está ali. Finwë abriu seu coração novamente, e se Fëanor não fez o mesmo, a culpa não é de Manwë.