Bom, verdade seja dita, dada a frequência com que Tolkien usou fontes bíblicas, não acho que seja "constrangedor" pro Byrd procurar paralelos desse gênero mesmo em Túrin ( onde a lotação de analogias já tá meio que estourada já que o personagem como Tolkien disse já é um amálgama de 3 personagens míticos diferentes).
O problema é que nessa de se focar no elemento do incesto ele, provavelmente, deixou passar a analogia que era realmente relevante.
Essa do filho de Davi virar um incestuoso com a irmã como punição pelo orgulho do pai não deixa de ter mesmo um certo paralelismo com a punição de Túrin pelo excesso de confiança de Húrin em arrostar a vontade de Morgoth. Mas outra analogia viável e mais interessante é a que pode ser traçada entre Húrin Thalion e Jó, do livro de Jó. O diálogo entre Húrin e Morgoth meio que espelha a conversa entre Deus e Satã do início desse livro na Bíblia, onde ambos fazem uma aposta a respeito da fé de Jó.
As privações e injúrias infligidas ao Jó pela sua fidelidade a Deus lembram as agruras de Húrin que,
como Jó, vê toda a sua família perecer devido à sua lealdade a Turgon.
Mas uma outra analogia que "pega" nesse pedaço do Silmarillion aparece mesmo no caso de Tuor e Gondolin e essa Byrd deixou passar completamente batido.
O encontro de Tuor com Ulmo é paralelo à sequência de Moisés se encontrando com a sarça ardente na Bíblia. Assim como o personagem de Tolkien , Moisés foi enviado pra persuadir um rei, o faraó do Egito, a fazer algo que não queria , libertar os judeus do cativeiro, assim como Tuor foi enviado a Gondolin pra avisar Turgon de que era hora de abandonar a Cidade Escondida.
Assim como aconteceu na Bíblia, Ulmo imbuiu no humano uma porção de sua essência através do pedaço de seu manto ( que, em si mesmo, já é paralelo com o manto de Manannan Mac Llyr o deus do mar céltico) para que esse fale com voz "inspirada" perante o rei, assim como Jeová coloca o seu poder em Moisés para que esse fale com desenvoltura perante o faraó ( os teólogos aventam a hipótese de que Moisés, sem o incentivo de Jeová, sofria de gagueira).
De A Queda de Gondolin , HoME II
Do Silmarillion
Olhem aí Manannan Mac Lir o dono do "manto de invisibilidade" original , deus do mar bondoso da mitologia céltica, galesa e gaélica.
Aí é ele usando seu manto que é símbolo da "sombra dos mares divisores" pra separar de vez Cuchulain e Fand sua mulher que andavam de chamego ( suspeito que foi daí que Shakespeare derivou a relação conjugal tumultuada entre Oberon e Titania).
Vejam a história referida aí nesse link: ( a popularização da mitologia céltica com o neo-paganismo atual tornou facílimo achar pelo menos resumos de tudo quanto é história até em português.Bons tempos esses.
Histórias de Amor Gaélicas II - A Infidelidade de Cuchulainn
Também apadrinhador de heróis poderosos, no caso Lugh Lamhfada, que foi levado ainda criança pra ser salvo e treinado em sua ilha de Mann, que também foi partida de um outro pedaço que era a Irlanda, assim como a Iha de Balar era , originalmente, unida a Tol Erëssea. Cirdan também meio que faz o papel de Manannan Mac Lir ao treinar e criar Ereinion Gil-Galad na Ilha de Balar assim como Ulmo protegeu e conduziu Tuor.
E olhem só as armas que Manannan deu pra Lugh na despedida e suas descrições. A "cota" ou manto era parecido com o manto de Ulmo dado a Tuor e o elmo com jóias incrustadas lembra demais o tal do "rutilante elmo" de Gil-Galad que, talvez, quem sabe, pode lhe ter sido dado por Cirdan.
Discretíssima o paralelo com a descrição de Ulmo hein? Vejam só:
Ou seja: qualquer semelhança não é mera coincidência.
A propósito, o nome do vala Ulmo vem do
Santo Ulmo ou Santo Elmo, o santo patrono dos marinheiros, que deu o nome ao fenômeno fogo-de-santelmo, também chamado "fogo do mar", usado por Tolkien na descrição do vala em Contos Inacabados. Fogo do mar , santo Ulmo, santelmo, sarça ardendo em chamas sem se consumir... Pegaram a piadinha?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fogo-de-santelmo
E Byrd teve a moral nessa de sacar o paralelismo da armadura deixada pra Teseu para que ele fosse reconhecido pelo seu pai com as armas deixadas pra Tuor , mediante as quais ele seria reconhecido como o emissário predestinado de Ulmo perante Turgon. Essa eu também tinha sacado. Uma coisa que o Byrd não viu , entretanto, foi que , na mitologia grega, Teseu, na verdade, era filho de Poseidon, deus do mar, do mesmo jeito que Tuor era o predileto protegido de Ulmo, o "deus do mar" tolkieniano.
E, a propósito, quem fez a comparação entre Gil-Galad e Lugh na Wiki de influências de Tolkien em inglês foi justamente eu mesmo. Bom ver que está sendo útil ou que outras pessoas saquem as semelhanças por conta própria
.
Ademais, o análogo mais próximo de Huan é o cachorro de Arthur em Kulhwhc e Olwen, que era tão grande que tinha o nome de Cafall ( cavalo). Meio parecido não é não? Ainda mais considerando que Lúthien usou Huan como montaria ou como se fosse mesmo um cavalo...