• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

oportunidade em tempos de crise é capitalizar em cima de presidente interino. Parabéns aos envolvidos. :D

Não, pra deixar as coisas mais claras.

Pelo que eu estou vendo o PT parece ter deixado mesmo de entrar com candidato próprio em 2018. Devem apoiar o Ciro no PDT.

Sendo assim, eu fico pensando como seria um segundo turno... Aécio e Ciro? Não sei se os tucanos ainda querem insistir com o cheirador.

Sendo assim, eu fico pensando como seria um segundo turno... Aécio e Ciro? Não sei se os tucanos ainda querem insistir com o cheirador.
será que o Lula não sai? Ainda acredito na vitória dele em 2018.
E acho difícil o PT apenas apoiar.
Mas to achando que a disputa será entre Bolsonaro e um esquerda (PT/PSOL/PDT). Ou seja, estaremos mais no sal do que já estamos.

Se Deus quiser Lula estará preso até as eleições. E sem Lula eu não consigo imaginar quem mais o PT poderia lançar à presidência.
Mercadante? Tarso Genro? Paim? o_O Haddad?
E ainda que lançasse alguém... Os candidatos municipais do PT já estão escondendo as cores e a estrela do partido em suas campanhas. O filme do PT tá queimadaço; qualquer candidato que saia à disputa, penso eu, não chega ao segundo turno. Apostaria mesmo numa briga de Aécio e Cirão da massa.

Esquece o Lula... Lula is dead, baby, Lula is dead. É muito mais fácil o PT se esconder atrás do Ciro, que abertamente chama o impeachment de golpe.

Seja lá quem for o candidato do PSDB, a eleição de 2018 será a eleição na qual mais ouviremos a palavra "golpista".

Seus golpistas de mierda.

Já que estão fazendo exercício de futurologia..

será que o Lula não sai? Ainda acredito na vitória dele em 2018.

Pra mim das duas uma: ou ele estará preso ou pra escapar disso terminará seus dias "exilado" em Cuba alegando problemas de saúde. Não costumo ir na onda das suposições do vidente Carlinhos, mas acho essas duas possibilidades razoavelmente prováveis.

Já o PSDB acho que sofrerá um racha definitivo semelhante ao que aconteceu nas eleições municipais de SP onde João Doria e A. Matarazzo tiveram no inicio do ano uma enorme quebra de braço entre eles (Dória apoiado por Alckmin e Matarazzo por Serra/FHC) num processo de prévias cuja organização foi totalmente obscura e tumultuada, Matarazzo ao perder ficou tremendamente decepcionado e mudou de partido. Não ficarei surpreso se houver algo semelhante entre Aécio, Alckmin e Serra e só um deles continuar filiado ao partido, pois desta vez quem sobrar tende a se desfiliar.

Então não ficarei surpreso se na próxima corrida eleitoral tivermos Aécio, Alckmin ou Serra numa mesma disputa eleitoral. A minha dúvida é quem será o nome do PMDB já que até bem pouco tempo eles diziam que na próxima eleição lançariam candidatura própria.

Eu até entendo a militância chamar de "golpe". A sensação é essa mesmo: o impeachment foi completamente desvirtuado, tanto em causa - porque eventual crime de responsabilidade foi a última coisa que importou, e isso foi mais do que demonstrado pelos resultados díspares na bizarra votação separada - quanto em finalidade - já que, em vez de só afastar o governante irresponsável, preservando o resultado eleitoral (a intenção da CF é essa, com a assunção do vice da chapa), na prática o governo eleito foi substituído pelos derrotados. Some a isso a motivação espúria, de conter investigações, revelada em áudios vazados, e a tramitação que só foi possível por um ato de represália. Porém, tudo foi feito seguindo o procedimento. A culpa dessa consequência foi do próprio governo ao comprar o risco de pôr o PMDB em sua linha sucessória. Quando quis interromper o fisiologismo (que, aliás, foi útil para sua eleição), tomou o golpe a porrada.

Enfim, NÃO dá pra chamar de golpe. Mas sei lá, toda vez que eu escrevo, essa questão conceitual fica parecendo tão acessória... A verdade é que é mais uma vez em nossa história que um grupo político dá um jeitinho de tomar o poder sem eleições. E não é exagero supor que investiram pesado nessa jogada por causa do risco de perder de novo em 2018, com Lula ainda elegível (além da história toda das gravações). Sério, não suportava o governo Dilma, mas não dá pra ficar feliz com tudo isso. Preferia um massacre nas eleições.

Última edição:
Respeito muito a opinião do @Eriadan , com a diferença que eu não vejo problema em chamar o que aconteceu de golpe. O fato de toda a farsa ter sido levada a cabo, apenas na aparência, segundo o bom direito (apenas no aspecto formal, sem a contrapartida no aspecto material), apenas me ofende mais ainda. Como jurista, para mim é muito pior um golpe jurídico do que um tradicional, porque revela a fraqueza da nossa ordem jurídica.

Respeito muito a opinião do @Eriadan , com a diferença que eu não vejo problema em chamar o que aconteceu de golpe. O fato de toda a farsa ter sido levada a cabo, apenas na aparência, segundo o bom direito (apenas no aspecto formal, sem a contrapartida no aspecto material), apenas me ofende mais ainda. Como jurista, para mim é muito pior um golpe jurídico do que um tradicional, porque revela a fraqueza da nossa ordem jurídica.
mas querer o que de um legislativo bandido?

Eu não usaria o termo "golpe" pera algo legítimo e constitucional. Mas foy claramente hũa engenhosa manobra política.

Foi por manobras assi que Péricles se manteve estratego por tantos annos, não tornando entretanto a politéia atheneana menos democrática.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back