Tantos povos, culturas e histórias das regiões "inexploradas" da Terra-média que eu acho que vão ser desperdiçadas apenas para agradar a cartilha panfletária fantabulosa do politicamente correto do entretenimento moderno: só lembrar de Harad, as regiões selvagens de Rhûn, os Variags, os povos de Khand, o misterioso oriente não apresentado no "Lore" mitológico do Legendarium. Exemplo: os povos de Harad são morenos/negros, altos, ferozes e valentes. Olha o potencial criativo para o quanto de personagens poderiam surgir, os diálogos, a cultura, as tradições com um quê de civilizações do norte da África e uma homenagem aos mitos "desconhecidos" da África subsaariana. As histórias das intrigas políticas com as andanças de Sauron e seus emissários nos desertos, nos "minaretes" e cidades exóticas desta região citada por Tolkien. Tá aí a diversidade que os produtores tanto almejam. O tanto que reclamam da falta de asiáticos ou outras etnias na obra ou em suas adaptações, mas olha o quanto de homenagens aos mitos, tradições e culturas orientais poderiam ser apresentados aproveitando o "lore" já apresentado por Tolkien e mostrando novas áreas, novos mapas e regiões da T.M. Caramba, eu sempre via as invasões bárbaras (carroceiros, balchots, povos de Rhûn) do extremo oriente contra o noroeste da T.M (onde se passa o Silmarillion, hobbit e o sda) como uma referência a historiografia europeia com as investidas dos povos (semi) nômades asiáticos (os citas, hunos, mongóis, etc). Potencial há, mas a preguiça dos produtores e a busca pelo caminho da "representatividade" faz com que seja mais fácil usar um ícone da cultura pop que são os hobbits para usar atores negros que poderiam ser os Reis domadores de Mumakils em Harad com suas culturas guerreiras. Mas, imagino que a cabeça dessa adaptação siga o caminho do: "olha, expandir esse mapa do sul da Terra Média deve ser muito trabalhoso, ninguém sabe ou se interessa pelos Haradrins, vai ser custoso, vai exigir muito apresentar esses povos morenos. Vamos pro caminho mais fácil mesmo. Coloca um hobbit negro."