Bom, Neithan, série original da Netflix enfocando cultura tribal negra eu acho que até tem sim....
Inclusive enfocando temas fantásticos.
Essa daí é um exemplo:
Uma jovem bruxa do século 17 viaja no tempo para salvar o homem que ama. Mas antes ela terá de se adaptar à vida moderna em Cartagena e derrotar um terrível rival.
www.netflix.com
E deve ter várias outras enfocando elementos etnográficos por aí.
Tipo essa:
Espíritos centenários transformam o bairro paulistano da Liberdade em um campo de batalha. Esse confronto de outro mundo vai assombrar a vida de Pardal e seus amigos.
www.netflix.com
A série animada do Principe Dragão ( recomendo DEMAIS), por exemplo, incluiu uma tribo de Elfos com pele
negra.
Inspirados por uma descoberta extraordinária, dois príncipes humanos e uma elfo assassina se unem numa jornada épica na busca de paz para seus reinos em guerra.
www.netflix.com
There are six Elf races in The Dragon Prince.
screenrant.com
E está cheia de pautas identitárias feitas de uma maneira, pra mim, bem interessante, orgânica e palatável. E várias homages e desconstruções criativas do legado de Tolkien que tendem a angariar a simpatia de muito fã da obra.
Isso com certeza cabe como um dos motivos para você assistir The Dragon Prince, no texto anterior que fiz sobre o assunto, mas essa questão...
www.nebulla.co
A propósito eu desconfio que o criador do Príncipe Dragão seja o mesmo dessa proposta pra animação do Silmarillion ( o traço se vcs observarem é MUITO parecido)
Every chapter of J.R.R. Tolkien's Silmarillion, as illustrated by Dresden Codak author SEN
silmarillionproject.tumblr.com
Eu, por exemplo, não me iludo de achar que a bandeira da representatividade estaria sendo brandida se não fosse o fato dela ter se tornado economicamente rentável e que esse, de fato, não era o interesse principal e de curto prazo da Netflix e de quem mais a empunhe. Viabilidade comercial faz parte do jogo e, inclusive, ajudou a abolir a escravatura.
Mas diga-se de passagem, foi o interessse financeiro que fez o Tolkien vender os direitos cinematográficos do SdA ainda em vida pra Hollywood e tb foi a briga do Tolkien Estate com a galera da Time Warner e com o PJ por dinheiro que fez com o PJ tivesse que fazer o Hobbit no lugar do Guilherme Del Toro, interferindo com a qualidade do produto final.
Como já falei lá atrás, tb não foi coincidência que o CT se animou de editar material inédito depois que SdA tornou Tolkien uma franquia tão lucrativa depois de um longo hiato de uns 12 ou 14 anos. Foi interesse financeiro oriundo da adaptação animada do Bakshi, do Boon de Star Wars e do AD&D que garantiram a publicação do Silmarillion, de Contos Inacabados e dos HoME, uma conjunção de fatores que se originou na contracultura hippie que entoava loas a Tolkien no meio de sexo, drogas e rock and roll..
How did a decade that dawned with the Age of Aquarius end in Altamont and the Manson Family bloodbath? The 1960s were a time of revolution - political, social psychedelic, sexual. But there was another revolution that many historians forget the rise of a powerful current that permeated pop...
books.google.com.br
Grana é mais uma, às vezes, a principal água que move o moinho mas isso não significa que tudo que vem dessa necessidade, de gerar renda, seja espúrio, ou não traduza uma demanda legítima em termos morais, intelectuais ou filosófico-religiosos, mesmo que, a princípio, essas pautas não caiam na apreciação ou não sejam convenientes para todo mundo. Inclusive por motivos financeiros tb, já que esse tipo de interesse existe nos dois lados, como nós todos aqui no Brasil aprendemos da pior maneira.