• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você é a favor da legalização do aborto?

Você é contra ou a favor a legalização do aborto?

• Total de votantes
    116
O fim da vida se da com o fim das atividades cerebrais. Ora, se o fim se dá dessa forma, o inicio deveria ser o começo das atividades cerebrais.
Realmente, é um ponto complicado, mas uma coisa é simples: aquele conjunto de celulas troncos envolta de liquidos dos mais variados tipos não é ainda um ser humano.

Mas o início das atividades cerebrais é algo, para quase todos os casos, muito menos dramático, bem mais gradual que o seu término. Quando, durante a formação de um sistema nervoso central, pode-se dizer que aquele ser já é autoconsciente, ou tem a potência para tal? Isso sem debater outras coisas que têm a mesma importância na discussão, como a existência de uma alma e em que ponto no tempo ela surge ou passa a "habitar" o feto. Como a natureza da consciência é um dos debates filosóficos, científicos e religiosos mais complicados que existem, a questão da própria moralidade do aborto passa por uma miríade de questões pessoais.

Acredito que, como em outras ocasiões, a "fé" da pessoa (quer seja em alguma religião, quer seja no próprio paradigma científico) deva ser respeitada - ao menos enquanto o mundo tiver uma resposta mais definiva, se é que vai ter.

Morte e vida são processos diferentes.

Na morte com o fim da atividade neurológica naturalmente vai ocorrendo falência dos órgãos.

Mas na formação do embrião o processo neurológico está apenas latente. Se não for interrompido ele naturalmente se estabelece.

Mas o início das atividades cerebrais é algo, para quase todos os casos, muito menos dramático, bem mais gradual que o seu término. Quando, durante a formação de um sistema nervoso central, pode-se dizer que aquele ser já é autoconsciente, ou tem a potência para tal? Isso sem debater outras coisas que têm a mesma importância na discussão, como a existência de uma alma e em que ponto no tempo ela surge ou passa a "habitar" o feto. Como a natureza da consciência é um dos debates filosóficos, científicos e religiosos mais complicados que existem, a questão da própria moralidade do aborto passa por uma miríade de questões pessoais.

Acredito que, como em outras ocasiões, a "fé" da pessoa (quer seja em alguma religião, quer seja no próprio paradigma científico) deva ser respeitada - ao menos enquanto o mundo tiver uma resposta mais definiva, se é que vai ter.

Perfeita a sua colocação e concordo com ela.
Exatamente por isso sou contra a lei da proibição, pois ela empurra essa questão pessoal, que passa pela Fé das pessoas, para todas as outras que tenham pensamentos diferentes. A lei proíbe que divergências sobre o tema tenha o direito de agir conforme sua própria moral.

Morte e vida são processos diferentes.

Na morte com o fim da atividade neurológica naturalmente vai ocorrendo falência dos órgãos.

Mas na formação do embrião o processo neurológico está apenas latente. Se não for interrompido ele naturalmente se estabelece.
Sim, é verdade, mas mesmo esses processos mais brandos da formaçao neurológica do feto tem um inicio, e são capazes de se detectar por exames.
Se o aborto fosse mais debatido e mais estudado, talvez tivéssemos mais certezas sobre isso.

Mas é estudado e muito! Faz parte da embriologia. Eu até coloquei aqui um post com os critérios vs o tempo de gestação. A questão que a ciência apenas define os critérios com base em aspectos, por exemplo, fecundação, nidação, formação da notocorda, recepção a estímulos dolorosos, formação pulmonar, etc. Agora afirmar categoricamente qual critério que vai definir a dignidade humana (acho que vida no caso é um conceito bem mais amplo) não é possível sob uma ótima completamente isenta de conceitos morais.

É verdade, porem voce quase nao encontra cientistas que defendam que o inicio da vida se de na concepção.
Alias,uma forma interessante de analisar isso é seguindo o caminho inverso.
O fim da vida se da com o fim das atividades cerebrais. Ora, se o fim se dá dessa forma, o inicio deveria ser o começo das atividades cerebrais.
Realmente, é um ponto complicado, mas uma coisa é simples: aquele conjunto de celulas troncos envolta de liquidos dos mais variados tipos não é ainda um ser humano.

Pesquisando na internet vi que a morte cerebral é uma morte clínica, o resto do corpo ainda funciona por algumas horas. Os médicos usam isso pra falar com os familiares e dar a opção de doar os órgãos, mas o corpo ainda está vivo. Ninguém enterra alguém com morte cerebral até que o coração pare de bater.

O estado nao tem é o direito de proibir! Que mal faz a sociedade se uma mulher sente nao estar pronta para ter filhos? Ou se ela simplesmente nao quer ser mãe? Ou é muito nova, ou já tem muitos filhos...
Por a culpa na "imbecilidade" da população é reducionismo. Os anti-concepcionais não tem 100% de garantia, as camisinhas estouram, escapam, rasgam, estragam, enfim. A diversas formas de uma garota engravidar mesmo usando de meios para não acontecer.

Se ela sente não estar pronta, simplesmente não quer ser mãe, é muito nova ou já tem uma penca de filhos, previna-se!
Tu leu os outros posts ou só o inicial? Todos aqui falaram pra se usar mais de um método anticoncepcional.

A ineficiência do nosso sistema de saudê não pode ser usado como desculpa para a proibição do aborto! Sinceramente, isso nem faz sentido. Quer dizer que se a educação publica no país é uma merda, incluir o ensino de Sociologia e Filosofia nas escolar piorariam o quadro?
E com o aborto podendo acontecer, provavelmente diminuiriam alguns dos problemas envolvendo crianças recém nascidas nos hospitais, como desnutrição, maus tratos, doenças e etc.
Sociologia, pelo que minhas professoras ensinavam, era uma coisa extremamente inútil. Filosofia era melhor dependendo do professor, mas enfim, uma reforma no sistema educacional é necessária mesmo.
O aborto é solução pra tudo, quanto reducionismo.
Existem caminhos que uma mulher que pariu e não quer criar a criança pode seguir: adoção. Tem um monte de casal querendo adotar e tratariam essas crianças muito bem.

Não cara, esse argumento é intolerante e machista (sem ofensas, nao estou lhe chamando de machista ou intolerante, apenas o argumento).
As mulheres podem engravidar mesmo se precavendo! Tem garotas muito novas que iniciam sua vida sexual sem saber ao certo como tudo aquilo funciona e o que pode vir a gerar uma gravidez! O assunto de sexo é um tabu na vida da maioria das familias brasileiras. Muitos pais se negam a aceitar que um dia suas filhas farão sexo, e por isso muito pouco é convesado com essas meninas.
Existem também outros pontos que ecoam nesse tema, varios outros alias, portanto jogar tudo na "idiotice" de algumas mulheres é reduzir o debate.
Notou que o teu argumento mostra o quanto a burrice é culpada por essas mulheres engravidarem? Não é só porque os pais não conversam com as filhas que elas engravidam. Internet tá cheia de conteúdo, é só pesquisar e não ficar só no MSN, Orkut, Facebook, etc.
Mas tu tocou num ponto que já foi falado no tópico: a educação familiar. As famílias não educam mais os filhos, largam tudo pra escola/professores e coitado do professor que repreender o filhinho da mamãe, capaz de ter que prestar esclarecimentos na polícia (já vi isso).

Assim como a gente nao pode afirmar quando começa a vida, voce nao pode afirmar que os homens apoiariam o aborto, alias, o que eu vejo é muito o contrario, mas tudo bem.
Tu afirma que a vida começa com o início da atividade cerebral e finda ao término deste.
Não sei onde tu vê isso, mas o que mais tem é malandro que sai engravidando a torto e a direito e nem se preocupa com nada.

Sim, não é o aborto que faz o homem ver a mulher como objeto dele, e eu nem disse isso, eu falei que o homem ve a mulher como seu objeto e um dos deveres que os homens impoem as mulheres é da obrigação de ser mãe, seja pela lei (aborto) seja pelo constrangimento publico (mulheres solteiras e sem filhos são "solteironas", "titias", "encalhadas" e etc).
Isso realmente não acabara com o fim do aborto. Mas permitindo que as mulheres decidam o que ELAS quiserem fazer dos seus corpos já é um grande passo!
Grande passo para o quê? É difícil entender que as mulheres podem decidir o que fazer com os seus corpos ANTES de conceber, e até depois desde que não interfira no desenvolvimento da criança? Ninguém aqui quer que as mulheres saiam de casa usando burcas nem nada do tipo.
O fato é que o embrião/feto/que o valha é um organismo em desenvolvimento que depende da mãe para se alimentar, respirar, etc. e liberar a interrupção desse desenvolvimento é o mesmo que tratarmos essa vida em desenvolvimento como um parasita.

Os métodos contraceptivos existem, a informação existe, pessoas conscientes inexistem... ou estão em processo de extinção.

Pesquisando na internet vi que a morte cerebral é uma morte clínica, o resto do corpo ainda funciona por algumas horas. Os médicos usam isso pra falar com os familiares e dar a opção de doar os órgãos, mas o corpo ainda está vivo. Ninguém enterra alguém com morte cerebral até que o coração pare de bater
.
Sim, isso eu já sabia, só achei um pouco de preciosismo se eu externa-se isso, afinal é apenas uma definição tecnica essa questao de "morte clinica", pois como vc mesmo disse, com o falecimento cerebral o corpo ja começa a ser preparado para uma possivel doaçao.

Se ela sente não estar pronta, simplesmente não quer ser mãe, é muito nova ou já tem uma penca de filhos, previna-se!
Tu leu os outros posts ou só o inicial? Todos aqui falaram pra se usar mais de um método anticoncepcional.
Eu realmente nao li todos os posts, mas li as primeiras paginas, mas acho que já me referi aos meios anti-concepcionais. Muitos deles são dificeis de se conseguir (nao sei ao certo, mas pilulas anti-concepcionais precisam de acompanhamento de ginecologistas e preços altos, além de nao terem 100% de garantia).
Camisinhas, como ja dissemos, podem rasgar, furar, escapar, estragar, e etc, também não é 100% seguro.
Pilulas do dia seguinte nao tem completo efeito e perdem ainda mais com a frequencia de seu uso.
Se outro metodos forém , coito interrompido, sexo sem penetração e etc, bem, ai eu nao posso culpar ninguem por nao gostar desses formas mais "eficientes" de nao engravidar! Rsrs

Sociologia, pelo que minhas professoras ensinavam, era uma coisa extremamente inútil. Filosofia era melhor dependendo do professor, mas enfim, uma reforma no sistema educacional é necessária mesmo.
O aborto é solução pra tudo, quanto reducionismo.
Existem caminhos que uma mulher que pariu e não quer criar a criança pode seguir: adoção. Tem um monte de casal querendo adotar e tratariam essas crianças muito bem.
Bem, eu faço Sociologia na faculdade, sou aluno de Ciencias Sociais e posso dizer com bastante propriedade de que inutil a sociologia nao tem nada! Talvez voce possa ter ficado um pouco frustrado por ter tido maus professores.
E eu nao propus que o aborto é a solução para o machismo, a pobreza, a criminalidade nem nada disso! Só que é um passo para a maior conquista da emancipação daqueles que realmente vivem.
E quanto a adoção, é bom lembrar que os pais que querem adotar querem padrões bem claros: Crianças muito novas e brancas na maioria dos casos, as crianças negras (que sao a grande maioria dos orfanatos) e mais velhas acabam passando a infancia inteira no orfanato, a'te que sao expulsos ao fazer 18 anos.

Notou que o teu argumento mostra o quanto a burrice é culpada por essas mulheres engravidarem? Não é só porque os pais não conversam com as filhas que elas engravidam. Internet tá cheia de conteúdo, é só pesquisar e não ficar só no MSN, Orkut, Facebook, etc.
Mas tu tocou num ponto que já foi falado no tópico: a educação familiar. As famílias não educam mais os filhos, largam tudo pra escola/professores e coitado do professor que repreender o filhinho da mamãe, capaz de ter que prestar esclarecimentos na polícia (já vi isso).
E qual a porcentagem de jovens e mulheres adultas no Brasil que tem acesso a tamanho conhecimento via online? Quantas familias nesse país nao tem computadores? E quando tem acesso a eles, nao sabem onde pesquisar, ou simplesmente querem pesquisar coisas diferentes? Nao se pode exigir que todos tenham o mesmo nivel intelectual e de cultura que voce ou outro.
E sim, eu concordo que ALGUMAS familias nao educam e largam a mulecada para aprender na escola ou na rua mesmo, isso é outro ponto e eu acho que se aprofundar nisso seria fugir do nosso tema central.

Tu afirma que a vida começa com o início da atividade cerebral e finda ao término deste.
Não sei onde tu vê isso, mas o que mais tem é malandro que sai engravidando a torto e a direito e nem se preocupa com nada.
Mas eu nao afirmei isso meu amigo! Eu disse que é plausível tal visão sobre como começa e acaba a vida! Longe de mim essa prepotência de afirmar algo tão amplo como isso hahaha!

Grande passo para o quê? É difícil entender que as mulheres podem decidir o que fazer com os seus corpos ANTES de conceber, e até depois desde que não interfira no desenvolvimento da criança? Ninguém aqui quer que as mulheres saiam de casa usando burcas nem nada do tipo.
O fato é que o embrião/feto/que o valha é um organismo em desenvolvimento que depende da mãe para se alimentar, respirar, etc. e liberar a interrupção desse desenvolvimento é o mesmo que tratarmos essa vida em desenvolvimento como um parasita.
Ja respondi parte dessa colocação nesse mesmo post. É um grande passo para a maior liberdade das mulheres na sociedade! Sim, existe informação e existem metodos anti-concepcionais, mas não existe acesso a todos nem a informação e nem a TODOS os metodos, muitas vezes o unico que realmente tem é a camisinha.
E o feto nao deve ser tratado como um parasita, mas sim como um conjunto de celulas, que se tudo der certo, e também por vontade da mãe, pode se tornar um ser humano!
Mas um filho nascer, a mulher precisa QUERER ser mãe, se não, ela pode sim privar o resto da sua vida de uma obrigação que todos pensam que ela tem apenas por ser uma mulher.

Eu realmente nao li todos os posts, mas li as primeiras paginas, mas acho que já me referi aos meios anti-concepcionais. Muitos deles são dificeis de se conseguir (nao sei ao certo, mas pilulas anti-concepcionais precisam de acompanhamento de ginecologistas e preços altos, além de nao terem 100% de garantia).

Pílula se pega em QUALQUER posto de saúde de graça.
E mesmo comprada, não é cara... ou pelo menos não era quando eu tomava.

Camisinhas, como ja dissemos, podem rasgar, furar, escapar, estragar, e etc, também não é 100% seguro.

Meio óbvio que também depende muito da qualidade da marca, usar corretamente e no tamanho correspondente.
Muita gente se ferra à toa também.

Pilulas do dia seguinte nao tem completo efeito e perdem ainda mais com a frequencia de seu uso.

Pílula do dia seguinte é uma EXPLOSÃO de hormônios. Só não vai funcionar se a mulher tiver útero de ferro.

E outra, como já dito antes várias vezes: pílula do dia seguinte não é balinha, pra ficar tomando todo dia! Se ela precisa tomar todo dia, então é BURRA mesmo!!! E vai ter um problema muito sério de saúde... pq a pílula do dia seguinte, se bem me lembro, corresponde ao nível hormonal do mês todo de uma cartela de pílulas comuns. Ou seja, 30x do que o necessário diariamente para evitar gravidez.

Ela foi feita para usar em casos esporádicos de emergência!

Se outro metodos forém , coito interrompido, sexo sem penetração e etc, bem, ai eu nao posso culpar ninguem por nao gostar desses formas mais "eficientes" de nao engravidar! Rsrs

Existem outros menos comuns, como o DIU - sim, eu sei que há casos de mulheres que engravidaram com DIU, mas é a mesma porcentagem de quem engravida usando só a pílula ou só a camisinha. Ou seja, mínima!

E eu nao propus que o aborto é a solução para o machismo, a pobreza, a criminalidade nem nada disso! Só que é um passo para a maior conquista da emancipação daqueles que realmente vivem.

Emancipação???

Ou seja, o bebê é um parasita alienígena que só serve pra destruir a vida do casal?

Fala sério!

O governo, como sempre, quer é tapar o sol com peneira, procurar o caminho mais fácil, para NÃO investir no que de fato se necessita.

Um exemplo disso é que desde a criação do ProUni e das Bolsa-Tudo não houve um MÍNIMO esforço para melhorar a educação de base nas escolas públicas, afim de que as futuras gerações não precisassem apelar para esses tipos de recursos e vencessem na vida por conta própria.

E quanto a adoção, é bom lembrar que os pais que querem adotar querem padrões bem claros: Crianças muito novas e brancas na maioria dos casos, as crianças negras (que sao a grande maioria dos orfanatos) e mais velhas acabam passando a infancia inteira no orfanato, a'te que sao expulsos ao fazer 18 anos.

A culpa nem de longe é dos adotantes.
A culpa é da GIGANTESCA burocracia existente no Brasil para se adotar uma criança de qualquer ascendência. Tem MUITA gente que não se importa com isso.

O Brasil NÃO tem um cadastro único e nacional nem das crianças disponíveis para adoção e nem das crianças desaparecidas. Também não tem um controle de Assistência Social constante para fiscalizar casos de abuso e maus tratos.

E qual a porcentagem de jovens e mulheres adultas no Brasil que tem acesso a tamanho conhecimento via online? Quantas familias nesse país nao tem computadores? E quando tem acesso a eles, nao sabem onde pesquisar, ou simplesmente querem pesquisar coisas diferentes? Nao se pode exigir que todos tenham o mesmo nivel intelectual e de cultura que voce ou outro.

Sério? É brincadeira, né?
Desde que foram implantados os programas de inclusão digital QUALQUER pessoa tem acesso à rede hoje em dia. Seja no computador em casa, na LAN House, no computador da escola, no telefone, na casa de um amigo... O Orkut que o diga!

Só que o pessoal prefere a futilidade a fazer um esforço pra pensar.
Google tá aí pra isso... você pode digitar qualquer assunto que aparece uma lista enorme de onde pesquisar, a começar pela Wikipedia.
A questão não é nem falta de acesso ou nível intelectual. O problema é a falta de CURIOSIDADE. A falta de vontade de CRESCER, evoluir, melhorar. O problema é o COMODISMO.

Já vi muita gente que era MUITO pobre, mas foi atrás e melhorou de vida. Quem quer, quem REALMENTE quer, mesmo que demore, corre atrás por conta própria e muda de vida, a começar pela leitura, pela vontade de estudar, pela ânsia de conhecer!

Olha, vou dar um exemplo até bobo disso: essa semana tava revendo o fim da 3ª temporada de TBBT e em um episódio a Penny aparece de madrugada bêbada no apartamento do Leonard reclamando que por culpa dele ela havia se tornado mais exigente em relação aos caras com quem saía. Que antes de namorar ele, ela não percebia o quanto os caras com quem ela costumava sair eram burros.

Um outro exemplo, mais sério, até porque é uma história real, é o filme Preciosa. Não sei se vc já viu, mas se não viu, veja.

É tudo uma questão de INSTIGAR a mente! Fazer a pessoa querer mais e sentir que pode conseguir mais!
Porém, isso não é interessante para a política de "pão e circo".
Não sou esquerdista, nem gosto de Che Guevara... mas admito que ele disse algumas verdades:

"O conhecimento nos torna responsáveis"

"Um povo que não sabe ler, nem escrever, é um povo fácil de enganar"

E sim, eu concordo que ALGUMAS familias nao educam e largam a mulecada para aprender na escola ou na rua mesmo, isso é outro ponto e eu acho que se aprofundar nisso seria fugir do nosso tema central.

Algumas? Não. A GRANDE maioria.

Ja respondi parte dessa colocação nesse mesmo post. É um grande passo para a maior liberdade das mulheres na sociedade! Sim, existe informação e existem metodos anti-concepcionais, mas não existe acesso a todos nem a informação e nem a TODOS os metodos, muitas vezes o unico que realmente tem é a camisinha.

Sou mulher e não vejo liberdade nenhuma nisso!

O que vejo com cada vez mais frequência na nossa sociedade, neste e em vários outros assuntos, é uma inversão de valores.
O que se almeja, na verdade, é a liberdade para ser inconsequente sem assumir nenhuma responsabilidade pelos atos cometidos e pelas decisões erradas que se tomou! (como não se prevenir quando podia).

E o feto nao deve ser tratado como um parasita, mas sim como um conjunto de celulas, que se tudo der certo, e também por vontade da mãe, pode se tornar um ser humano!

É a SUA visão... não a de todos.

Para mim, a partir do momento que se fixou na parede do útero é uma vida! (porque a célula fecundada pode, naturalmente, não conseguir se fixar e ser eliminada do organismo sem que a mulher perceba).

Mas um filho nascer, a mulher precisa QUERER ser mãe, se não, ela pode sim privar o resto da sua vida de uma obrigação que todos pensam que ela tem apenas por ser uma mulher.

Não, ela tem essa obrigação porque todo ato tem consequência, toda ação tem uma reação... isso é uma lei universal da natureza!
Se os pais educassem as crianças para serem responsáveis no futuro, isso não seria problema... Mas, claro, é muito mais fácil fugir à responsabilidade!

Pílula se pega em QUALQUER posto de saúde de graça.
E mesmo comprada, não é cara... ou pelo menos não era quando eu tomava
As melhores são caras, e é melhor tomar com instrução médica.
Sem contar que é necessario fazer a contagem certa dos dias e etc, o que pode parecer facil a qualquer garota que já conheça sobre a questão, mas existe na sociedade pessoas que nem imaginam como isso funciona.

Meio óbvio que também depende muito da qualidade da marca, usar corretamente e no tamanho correspondente.
Muita gente se ferra à toa também
Nao depende tanto assim da marca, e quanto a tamanho, só existem dois ( Grande e normal) algumas lançaram a tamanho pequeno, que com certeza a maioria dos homens se sentem constrangidos demais para comprar.
E mesmo se vc comprar a camisinha mais cara da farmácia, ela pode estourar, pode ta furada, um monte de coisas...

Pílula do dia seguinte é uma EXPLOSÃO de hormônios. Só não vai funcionar se a mulher tiver útero de ferro.

E outra, como já dito antes várias vezes: pílula do dia seguinte não é balinha, pra ficar tomando todo dia! Se ela precisa tomar todo dia, então é BURRA mesmo!!! E vai ter um problema muito sério de saúde... pq a pílula do dia seguinte, se bem me lembro, corresponde ao nível hormonal do mês todo de uma cartela de pílulas comuns. Ou seja, 30x do que o necessário diariamente para evitar gravidez.

Ela foi feita para usar em casos esporádicos de emergência!
Mas CUSTA entender que VOCE e o pessoal aqui do Forum pode ter conhecimento sobre isso, mas MILHÕES de outras mulheres não?! Muitas transam, tomam a pilula do dia seguinte e pronto! Nem fazem idéia da perda de efeito dela.
E nao pode sempre ficar culpando elas pela ignorancia! Pois como já dissemos aqui, sexo é tabu! Muitas familias nao conversam sobre isso e rola muito mito sobre o tema!

Emancipação???

Ou seja, o bebê é um parasita alienígena que só serve pra destruir a vida do casal?

Fala sério!

O governo, como sempre, quer é tapar o sol com peneira, procurar o caminho mais fácil, para NÃO investir no que de fato se necessita.

Um exemplo disso é que desde a criação do ProUni e das Bolsa-Tudo não houve um MÍNIMO esforço para melhorar a educação de base nas escolas públicas, afim de que as futuras gerações não precisassem apelar para esses tipos de recursos e vencessem na vida por conta própria.
Ja respondi essa questao de o bebe ser um "parasita", esse argumento é apelativo.
E nao tem nada em relaçao a governo tapar sol com peneira e muito menos com bolsa familia e ProUni o0
O que existe é uma proibição de um ato puramente particular! Ninguem irá obrigar NINGUEM a abortar, mas quem quiser vai ter garantias médicas e atendimento para isso! As mulheres nao precisarão mais se arriscarem e morrerem nas mesas de clinicas ilegais.
É claro, investir na educação de base e incluir educação sexual nas escolas melhorariam muito e com certeza derrubariam as taxas de aborto, mas ainda assim existirão mulheres engravidando sem ter vontade, e a elas é um direito poder decidir sobre o resto da sua vida.

A culpa nem de longe é dos adotantes.
A culpa é da GIGANTESCA burocracia existente no Brasil para se adotar uma criança de qualquer ascendência. Tem MUITA gente que não se importa com isso.

O Brasil NÃO tem um cadastro único e nacional nem das crianças disponíveis para adoção e nem das crianças desaparecidas. Também não tem um controle de Assistência Social constante para fiscalizar casos de abuso e maus tratos.
E quando eu coloquei a culpa nos adotantes? Eles adontam as crianças que eles quiserem oras! Só falei que a procura é sempre por crianças mais novas e brancas! Negar isso é ir contra a realidade! Qualquer orfanato, publico ou privado, confirma isso.
E quanto a burocracia, pouco conheço realmente para falar, apesar de que o meu melhor amigo é adotado e sua irmã também (ambos loiros de olhos azuis por acaso).

Sério? É brincadeira, né?
Desde que foram implantados os programas de inclusão digital QUALQUER pessoa tem acesso à rede hoje em dia. Seja no computador em casa, na LAN House, no computador da escola, no telefone, na casa de um amigo... O Orkut que o diga!
Nao, desculpa, de brincadeira só pode ta voce...
Lindo sonho esse em que TODOS os brasileiros tem acesso a internet rapida e gratuita, em que a população mais carente conhece os mecanismos da internet. Sonho esse em que tem internet em TODAS regioes do país e que a inclusão digital (chamada de "maldita" por tanto outros) realmente abraçou a todos.
Por favor, isso é de uma ingenuidade...

Só que o pessoal prefere a futilidade a fazer um esforço pra pensar.
Google tá aí pra isso... você pode digitar qualquer assunto que aparece uma lista enorme de onde pesquisar, a começar pela Wikipedia.
A questão não é nem falta de acesso ou nível intelectual. O problema é a falta de CURIOSIDADE. A falta de vontade de CRESCER, evoluir, melhorar. O problema é o COMODISMO.
A sim, o problema nao existe na sua estrutura! Afinal todos no Brasil sabem como navegar na internet, sabem onde devem procurar sites que contenham informações.
Alias, todos no Brasil sabem LER, isso já é ótimo!
Infelizmente nada disso é verdade, portanto não acuse pessoas que mal sabem ler, que nunca tiveram um computador em casa e que jamais entenderiam sobre questões fisiológicas de "comodistas".

Já vi muita gente que era MUITO pobre, mas foi atrás e melhorou de vida. Quem quer, quem REALMENTE quer, mesmo que demore, corre atrás por conta própria e muda de vida, a começar pela leitura, pela vontade de estudar, pela ânsia de conhecer!
:roll:
Sério, nós estamos falando da mesma sociedade? Eu to falando do BRASIL!! Onde METADE DA POPULAÇAO É ANALFABETA FUNCIONAL!!!
E ai vc vem e me fala que é só eles QUEREREM que eles vao melhorar? Que se eles quiserem eles podem LER E ESTUDAR e assim melhorar de vida?!?!
Ah, por favor..

Sou mulher e não vejo liberdade nenhuma nisso!
Por que nunca precisou de um aborto, e espero que nunca precise, pois quem precisa nesse país coloca a vida em risco..

É a SUA visão... não a de todos.

Para mim, a partir do momento que se fixou na parede do útero é uma vida! (porque a célula fecundada pode, naturalmente, não conseguir se fixar e ser eliminada do organismo sem que a mulher perceba).
Claro, é a minha visão, assim como essa é a sua.

Não, ela tem essa obrigação porque todo ato tem consequência, toda ação tem uma reação... isso é uma lei universal da natureza!
Se os pais educassem as crianças para serem responsáveis no futuro, isso não seria problema... Mas, claro, é muito mais fácil fugir à responsabilidade!
Mas é facil obrigar uma garota que errou ou que acidentalmente engravidou a ser mãe e "assumir as consequencias", o dificil é ajudar essa pessoa que as vezes nao tem a menor condição de cuidar de um bebe!
Sem contar que milhoes de pessoas no Brasil são criadas sem familia, pois ou nao tem pai, ou a familia trabalha o dia todo e nunca estão juntos...
Enfim, a realidade foge muito desse julgamento moral de "os pais deveriam ter ensinado e a garota SABE que isso podia acontecer".

Ingenuidade é achar que o aborto vai resolver todos os problemas sociais do Brasil e contraditório é dizer que o governo não tapa o sol com peneira, mas reclamar pq tem gente que não sabe ler e escrever pq o mesmo governo não investe em educação!

Eu fui alfabetizada em casa e posteriormente fiz do pré até a 3ª série em 2 escolas públicas que eram excelentes. Muito ao contrário do que se vê hoje! Ninguém levantava a voz para um professor, JAMAIS. Hoje o professor é que vai preso por repreender um aluno! Se isso não são conceitos invertidos...

Não estamos mais na Idade Média em que uma garota de 12 - 13 anos ou menos casava obrigada sem orientação nenhuma com um cara 10 ou 15 anos mais velho que ela! Mas tem gente que acredita que ainda estamos...

Última edição:
ngenuidade é achar que o aborto vai resolver todos os problemas sociais do Brasil e contraditório é dizer que o governo não tapa o sol com peneira, mas reclamar pq tem gente que não sabe ler e escrever pq o mesmo governo não investe em educação!
Mas eu NUNCA disse que o aborto resolveria todos os problemas...
E eu nao disse que o governo nao tapa o sol com a peneira, e sinceramente não entendi a relaçõ que vc quis colocar aqui.
O aborto é proibido e eu nao vejo principio nessa proibição, apenas um principio moral/religioso que deve ser PESSOAL, e nao enfiado goela abaixo de todas as mulheres.
Também concordo que a educação no Brasil é lastimavel e que isso é um facilitador na geração de filhos indesejados.
Onde que eu fui contraditório?

O aborto é proibido e eu nao vejo principio nessa proibição, apenas um principio moral/religioso que deve ser PESSOAL, e nao enfiado goela abaixo de todas as mulheres.
Não me lembro bem sobre o que já foi dito neste tópico sobre a Holanda, mas acabei de descobrir que lá o "aborto de recém-nascidos" é legalizado, desde que feito por um médico.
Acredito que isso demonstra como certas decisões estão sim muito mais dependentes da moral de uma sociedade, da sua cultura, do que de estudos científicos que comprovem quando se dá o início da vida humana ou que fetos não sentem dor, porém não há nada de pessoal quando se fala na vida de outras pessoas, mesmo quando esta outra pessoa pode ser considerada "apenas" como uma pessoa em potencial ou uma vida humana em potencial.

Parei de ler o tópico há algum tempo, porque vocês são muito chatos (mas não pensem que desgosto de vocês, eu também sou chata, :lol:), mas vi um trequinho que acho interessante compartilhar:

'Engravidei duas vezes de bebês anencéfalos'

Vanessa Oliveira, gerente de contas de 29 anos

“Engravidei duas vezes e os dois bebês tinham o mesmo problema: anencefalia. Na primeira vez, eu tinha 23 anos. Era uma gravidez programada, desejada. Soube aos 3 meses de gestação que o bebê era anencéfalo. Foi muito triste. Procurei especialistas e todos diziam que ele não tinha chances - podia viver dias, horas ou já nascer morto.

Optei pelo aborto legal, mas enfrentei muita burocracia. Se você não tem condições financeiras de contratar advogado para acompanhar o processo, não consegue. No meu caso, eu só tive a autorização judicial para interromper a gravidez com 7 meses e meio de gestação.

Quando você mais precisa de ajuda, não recebe apoio - nem dos médicos nem da Justiça. Fiz aborto numa época já de risco. Aos 7 meses e meio, meu filho pesava só 300 gramas e tinha 15 centímetros. Tão pequeno assim, não fazem enterro. O corpinho dele ficou para estudos. Eu o chamava de Lohan, mas nem foi preciso registrá-lo.

Quatro anos depois, engravidei de novo. Dessa vez era uma menina, Sara. O pesadelo se repetiu - aos 3 meses de gestação, o exame revelou a anencefalia.
Eu já conhecia a burocracia, as dificuldades para conseguir o aborto legal. E não tinha como pagar um advogado novamente. Por isso, decidi levar a gravidez até o fim.

As pessoas vinham dar parabéns pela bebê, perguntavam como ela estava. Eu não falava a verdade, é muito difícil dar explicações o tempo todo. Eu dizia que estava tudo bem.

Criei um mundo só para mim e nesse mundo eu voltaria para casa com minha filha. É cruel sentir o seu bebê se mexendo durante a gravidez e saber que ele não vai ficar com você.

O médico sugeriu que eu fizesse uma cesárea, porque teria mais tempo para ficar com ela. Minha filha viveu 14 horas. Pude pegá-la no colo, mas não a amamentei. Ela ficou na incubadora, respirando com a ajuda de aparelhos. Fiquei ao lado dela o tempo todo, dei o amor e o carinho que eu pude.

Aqueles que são contra o aborto de fetos anencéfalos defendem a gravidez a termo para que os órgãos possam ser doados. Nem esse consolo eu tive. Os órgãos dela não estavam completamente formados, começaram a falhar momentos depois do nascimento. O coração era muito fraquinho.

Tive de registrar a Sara, fazer o atestado de óbito e enterrar minha filha. Só os pais sabem a dor do que é viver todo esse processo. A interrupção da gravidez aos 3 meses poderia evitar tanto sofrimento.

Decidi falar porque apoio a causa (do aborto de bebê anencefálico). Fico muito emocionada ao contar essa história e até hoje só falei para os parentes e amigos mais próximos.

Nunca soubemos por que isso aconteceu conosco duas vezes. Não há nenhum caso na minha família nem na família do meu marido. Os médicos investigaram, mas não conseguem nos dar uma resposta. Desisti de engravidar. Agora, estamos na fila de adoção.”

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,engravidei-duas-vezes-de-bebes-anencefalos,859464,0.htm

Bizarro. Espero que o Bentinho tome providências a respeito disso, esse tipo de coisa vai contra tudo o que a Igreja ensinou em 2000 anos.

Absurdo.

Eu nunca entendi por que as pessoas se intrometem tanto na vida das outras. "Oi, desconhecida! Fez, agora tem que assumir." Nah, cada um que cuide da sua vida e que tenha filho se quiser e se puder.

Sou a favor de aborto em qualquer situação.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back