• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 3 (com spoilers)

• Criador do tópico Criador do tópico Loveless
  • Data de Criação Data de Criação

Qual sua nota para o terceiro episódio da primeira temporada?

• Total de votantes
    37
Os Haradrins e os povos do leste já existiam na 2ª Era. Sobre Harad: Tolkien se inspirou na Etiópia para a criação desse povo: http://tolkiengateway.net/wiki/Haradrim

Sobre os povos do leste. Tolkien falava que era inspirado na Ásia (China, Japão, etc): http://tolkiengateway.net/wiki/Rhûn#Etymology

Até a fala do Bilbo em enfrentar os "povos dragões do leste" possuía uma versão antiga que referenciava a própria China:

O próprio autor já tinha pensado nisso. Um reflexo de aspectos do nosso próprio Mundo. Pena que a série (me parece) não vai explorar essas regiões e homenagear os mitos e histórias da África e Ásia.
Na verdade, Harad e Rhûn são apenas as palavras para "sul" e "leste" em sindarin e -rim é a terminação do plural coletivo dessa língua.
O meu ponto é: no material original há informações sobre a geografia humana, digamos assim, da Terra Média sobretudo à época da Guerra do Anel, claro. E a série tem, portanto, de preencher muitas lacunas.
Não sei se vocês repararam nem tenho certeza de o ter feito bem, mas as transições mostrando o mapa me dão a entender que aquele senhorio que a guarnição de Arondir ocupa e do qual, parece, Halbrand é pretendente fica onde virá ser Mordor. Aí cabe perguntar: nomes anglo-saxônicos (Halbrand 'Espada Inteira'? Tredwill 'Vontade de Pisar'? Theo, hipocorístico de algum nome começado em theod 'povo'? Waldreg, primeiro tema de weald 'poder'? Bronwyn, segundo tema de wynn 'alegria'?) fazem tanto sentido aí nesse momento?
Observação: tudo isso sempre da perspectiva de um leitor de Tolkien. Para quem não o leu, tanto faz se os Rohirrim falavam anglo-saxão porque na estória a sua língua era mais arcaica que a comum.

Última edição:
É por aí mesmo. Concordo. Principalmente nessa da Galadriel.

É baseada numa obra de Tolkien não é mesmo? Então, sim, os desvios não são bem-vindos para muitos de nós. Não gostei daquele Troll que golpeou Frodo em Moria, que mesmo com mithrill iria ser totalmente esmagado. Era um orc no livro. Compreendi perfeitamente que por causa de maximização de personagens, Glorfíndel foi trocado por Arwen quando pegou frodo depois do golpe no topo do vento. Há mudanças compreensíveis, e mudanças desnecessárias, tolas até, eu diria.

Avaliar uma obra de fantasia por si só não precisa de comparação. Avaliar uma obra baseada em literatura sempre terá a própria literatura como régua de medição. Você não acha isso um tanto natural? Não me incomoda aqui no fórum as pessoas terem gostado da série. De certa forma fico feliz por elas, se me entende, o que me incomoda é essa ataque a quem expõe seus desgostos. Oxi... será que vou ter que ficar só no Fórum do (Diga Amigo e Entre!)? Aqui as paixões parecem estar prevalecendo sobre o direito dos outros de exporem, suas alegrias ou decepções, no meu caso muitas decepções.

É isso que estou sentindo. Desfigurando a obra. É, como ouvi dizer, vagamente baseada em Tolkien, agora tenho certeza disso, apesar de que quando ouvi não comprei a ideia, decidi assistir e tomar eu mesmo minhas conclusões. As terras estão lá, os personagens tem o mesmo nome, mas está tudo desfigurado. Que ótimo que isso não incomoda alguns. Poderão assisitir sem esse desgosto que sinto.

Estranha e muito. Quando eu li que seriam várias temporadas já fiquei empolgado, achando que veria a Alvorada e o Ocaso de Númaior. Algumas temporadas poderiam focar em Annatar em na forjadura dos anéis, outras mais em Númanor. Pensei, "vai ser lindo", mas quando ví Míriel repensei "ferrou tudo", tá no fim da segunda era. Cara, não tem como uma Galadriel do fim da segunda era ser tão afoita, tola, guerrerinha incompreendida, não saber se comportar ante o trono de Númaior, quano eu vi o primeiro espisódio, achei que toda essa busca dela era porque a segunda era tinha acabado de começar. Os dramas da primeira era estavam ainda bem vívidos, mas enfim, é isso. Até Ar-Pharazôn são mais de 3 mil anos só na segunda era. Esse tempo todo ela ficou assim, com essa carranca, correndo de um lado para outro procurando Sauron e sendo incompreendida. 3 mil anos...

Acho que muita coisa não foi dita sobre a Terra-Média na segunda era, e aqui penso que a equipe tem muita liberdade de criação. Achei legal a ideia que usaram para o amiguinho da Galadriel. Se referem a hater quando alguns apontam as falhas da série, mas olha esse comentário final. Então, como disse o amigo lá em cima, isso não é Senhor dos Anéis, é uma coisa inspirada nisso, eles podem escrever o que quiserem, podem fazer Morgoth voltar e se tranformar em Tom Bombadill, pode fazer Númenor não ser destruída, podem fazer Isildur casar com uma elfo e ir morar em Lórien, porque, afinal de contas, eles já estão fazendo o que quere, e não devemos criticar nada, porqu se não esteremos sendo "bobos, infantis".

Gandalf vem sozinho, sem os outros 4? Na era errada, e age como um imbecil. O que que houve com ele quando saiu do oeste e veio para a Terra-Média, pra ficar tão estranho assim? E ainda por cima um ser atrapalhado, quase bobalhão. Vários seres atravessaram do Oeste para a Terra-Média, Elfos, os senhores do oeste, os maiar que os acompanharam na guerra da ira, Oromë vinha ali cavalgar, era uma ida e vinda não tão incomum. Daí Gandalf faz essa travessia via cometa parecendo um imbecil quando chega aqui? Não sei, pra mim não tá fechando.

Mas os numenorianos navegavam até a costa da Terra-Média e inclusive cobravam tributos de alguns dos povos que lá viviam. Como a Amazon faz o que quer, até poderia reescrever a história e dizer que não perderam o contato, daí poderia fazer sentido

Foi perfeito como você colocou. Era isso que eu esperava.

"Graças aos Elfos vocês ganharam essa ilha" Disse Galadriel perante Ar-Pharazôn e Míriel. Eles ganharam a ilha pela graça dos Valar. COmo diz o Silma, Númenor foi "erguida por Ossë das profundezas das Grandes Águas, e foi estabelecida por Aulë e enriquecida por Yavanna;"

Daí vem a Galadriel e joga essa mentira ali. Que pode ser verdade na Amazon Timeline.

Não sei porque chamam Míriel de rainha regente. Se Ar-Pharazhôn ainda não ururpou o trono, ela é a rainha de direito e fato, não regente. Mas diz os apêndices do livro 3 dizem que ela nem chegou a ser a 4ª rainha, porque Ar-Pharzhôn casou-se com ela para tomar o poder (ou não, afinal aqui é a Amazon timeline, ninguém sabe o que vai ocorrer). Parece ser o caso de que ela é regente porque o rei foi aprisionado nessa versão da Amazon, oque, ou eu perdi alguma informação, ou é outro desvio.

A língua élfica é falada mais naturalmente na série. Nos filmes é falada lentamente, como quando um novato fala uma língua que não é nativa.
Ao analisar quele símbolo com Elendile ver que era um mapa para Mordor, Galadriel diz "como eu não percebi", bom com as montanhas alinhadas erroneamente e a ponta da cadeia das "White Mountains" colocada isoladamente, parecendo outra montanha solitária, daí fica difícil mesmo né.

Concordo como que foi dito sobre Elendil, dignamente representado. A série continua merecendo ser assistida pelo modo como retrata os locais... pra mim, lindamente representados, praticamente de forma impecável.

mas não achei forçada essa linhagem dele como descendente direto dos senhores que juraram lealdade a Morgoth, poderia muito bem vir a se tornar um nazgul, embora não creie que seja exatamente o Rei.

Acho que é isso. É isso que vai ser. Meu mimimi não vai mudar isso. Como já disse antes, sensação de oportunidade perdida. A franquia nas mãos erradas. Sò me resta lamentar e aceitar que dói menos. Não vai adiantar vir aqui e apontar os devios, mas é só o que me dá vontade de fazer. Talvez possamos criar um fórum só pra discutir os desvios, para não incomodar os fãs incondicionais da Amazon.
Depois volto para comentar mais, mas eu não considero essa sua crítica como 'choro inútil', pelo contrário, são críticas muito pertinentes e é nisso que ela se distingue do choro hater padrão. Outro dia vi um sujeito reclamando que o cabelo dos Elfos estava descaracterizado. Putz, bicho... Aí não dá. Acho importante distinguir aqui a crítica da série como adaptação dos livros e como fenômeno cultural, e a sua crítica se enquadra no primeiro caso.

É crítica, não choro hater ou lambeção de bolas de fãs entusiasmados.

Na verdade, Harad e Rhûn são apenas as palavras para "sul" e "leste" em sindarin e -rim é a terminação do plural coletivo dessa língua.
O meu ponto é: no material original há informações sobre a geografia humana, digamos assim, da Terra Média sobretudo à época da Guerra do Anel, claro. E a série tem, portanto, de preencher muitas lacunas.
Não sei se vocês repararam nem tenho certeza de o ter feito bem, mas as transições mostrando o mapa me dão a entender que aquele senhorio que a guarnição de Arondir ocupa e do qual, parece, Halbrand é pretendente fica onde virá ser Mordor. Aí cabe perguntar: nomes anglo-saxônicos fazem tanto sentido aí nesse momento?
Observação: tudo isso sempre da perspectiva de um leitor de Tolkien. Para quem não o leu, tanto faz se os Rohirrim falavam anglo-saxão porque na estória a sua língua era mais arcaica que a comum.
Como já falei antes...Browyn não é anglo-saxão....é galês. E "Theo" deve ser diminutivo de Theodoric que é "godo" ou seja "gótico"

Outra coisa.... não acho que pq as fontes de inspiração pra alguns elementos da cultura material sejam tendentes pra sugerir cultura subsaariana que NECESSARIAMENTE haja uma correspondência isomórfica. Os Subsaarianos e etíopes podem ter inspirado alguns elementos da visualização "étnica" deles em Harad mas o elemento de usarem olifantes como arma de guerra sugere claramente os fenícios e cartaginenses que não são subsaarianos e nem "etíopes".

Do mesmo modo os Anglo-saxões tb não eram grandes criadores de cavalos, o atributo dos Rohirrim, nesse aspecto, veio dos Godos que inspiraram inclusive os nomes da geração anterior à dinastia de Théoden.

Outro dia vi um sujeito reclamando que o cabelo dos Elfos estava descaracterizado. Putz, bicho

Tb acho a encheção de saco por causa das cabeleiras dos elfos o cúmulo do fanatismo. Antes dos filmes do PJ era até mais "canônico" os elfos de Tolkien NÃO SEREM representados com cabeleiras superlongas no geral e a tendência de interpretar desse modo monolítico torna a representação dos elfos tediosa e tendente à mesmice.

Aquele visual "lambido de vaca" parecia fazer dos elfos de Tolkien um bando de Emos andróginos ou metaleiros Pós Chapinha das Trevas e não a coisa multitribalista que Tolkien parecia sugerir.

Tinha os com cabelo comprido como esse provável Thingol ou Celeborn

1662836850341.png
E o Celebrimbor
1662836967905.png

E os elfos ranger de Lothlórien , todos esses na arte do mesmo Angus Mcbride

1662837047524.png

Última edição:
Gandalf vem sozinho, sem os outros 4? Na era errada, e age como um imbecil. O que que houve com ele quando saiu do oeste e veio para a Terra-Média, pra ficar tão estranho assim? E ainda por cima um ser atrapalhado, quase bobalhão. Vários seres atravessaram do Oeste para a Terra-Média, Elfos, os senhores do oeste, os maiar que os acompanharam na guerra da ira, Oromë vinha ali cavalgar, era uma ida e vinda não tão incomum. Daí Gandalf faz essa travessia via cometa parecendo um imbecil quando chega aqui? Não sei, pra mim não tá fechando.
Não vejo como bobalhão, mas como alguém que perdeu a memória ao atravessar o portal. Talvez ele esteja em busca das estrelas para retomar sua memória ou algo do tipo. Estou acreditando que a primeira temporada dele não será muito além disto e sua andança com os Hobbits. Talvez só revelem mesmo seu nome no último episódio.

Acho que sou uma das poucas pessoas que não gostou tanto desse terceiro episódio. Não foi um episódio que me deixou triste, já que finalmente deu pra sacar que Halbrand não é Sauron, achei meio tosco também ele no bar e depois brigando com os numenorianos. Não que eles não merecessem, com um episódio já tomei ranço desse povo e não vejo a hora de Númenor cair (ótimos atores).
Outra parte sem noção é o cativeiro onde se encontra o Arondir. Como assim eles acharam que não teria nenhum orc lá fora? Desespero, faz sentido. Talvez seja uma parte realista.
Enfim, aguardando o Celeborn entrar na história, tá demorando pra caramba.

PS: Elendil uma fofura.

Não vejo como bobalhão, mas como alguém que perdeu a memória ao atravessar o portal. Talvez ele esteja em busca das estrelas para retomar sua memória ou algo do tipo. Estou acreditando que a primeira temporada dele não será muito além disto e sua andança com os Hobbits. Talvez só revelem mesmo seu nome no último episódio.
Tem gente dizendo que tem um relato do Gandalf na Terra-Média na Segunda Era em Os Contos Inacabados, página 520. Estou sem meus livros no momento. ALGUÉM CONFERE POR FAVOR.

Provavelmente no episódio 4 voltarão a mostrar os núcleos dos elfos/anões e daquela tchurminha da Bronwyn que está fugindo de seu vilarejo. Fizeram bem em não mostrar tudo junto e misturado no episódio 3.

E pelo menos pra mim o Halbrand saiu com pontos negativos desse episódio, pela sua moralidade questionável naquela briga toda. Se os produtores imaginam que eu vou simpatizar com ele, vai ser preciso mudar da água pro vinho.

Gente, não teria como colocar uma enquete em cada tópico destinado a um episódio, não? Seria legal se pudéssemos avaliar cada episódio, separadamente. A qualidade costuma oscilar. Às vezes, temos um episódio excelente e, em seguida, temos um horrível, o que, no cômputo geral, faz com que a nota caia. Por isso, seria interessante termos enquetes separadas. Ou não. Estou apenas sendo chata, como a elfa do meu avatar.

Boa ideia, enquete adicionada!

Os dois primeiros episódios estão em tópico único, mas como há dois tópicos, pensei em utilizar cada um para a enquete de um episódio diferente. Que acham?

Na página 513 da edição da HarperCollins diz com todas as letras que os Istari "apareceram pela primeira vez na Terra-média por volta do ano 1000 da Terceira Era". Diz ainda, umas linhas antes: "Pertenciam unicamente à Terceira Era e depois partiram, e ninguém, exceto talvez Elrond, Círdan e Galadriel, descobriu de que espécie eram ou de onde vieram".

Tem gente dizendo que tem um relato do Gandalf na Terra-Média na Segunda Era em Os Contos Inacabados, página 520. Estou sem meus livros no momento. ALGUÉM CONFERE POR FAVOR.
Do ponto de vista narrativo, não espero nada de bom da estória de alguém que precisa atravessar o céu de Arda em chamas para chegar aonde quer que seja, passa em linha reta por Lindon, as Terras Meridionais e cai em Rhovanion (dica: olhem o mapa... Kkk) e está desmemoriado até agora, depois de três episódios de uma hora cada.
Apesar disso, também estou aberto a ser positivamente surpreendido.

Esse Estranho do Meteoro aí é uma incógnita mesmo, não no bom sentido de "uau que mistério", à la Lost; mas no sentido de "que porra é essa?". Tipo, seja lá quem for, eu espero uma explicação muito boa pra chegar com cara de bobo sem saber uma palavra nem ser capaz de ler um pergaminho à luz do fogo sem queimá-lo por acidente hahaha. Mas uma pista, que li agora já pouco por acaso, diz que os Istari não envelheciam com o tempo (ou só muuuuito devagarinho) mas que também nunca tinham sido visto com aparência jovem. Poderia ser que esse aí fosse um Gandalf "nascendo"? Por isso ele é aparvalhado e inútil? Já que ninguém sabe donde os Istari vieram nem para onde foram depois, nem qual sua natureza, etc., poderiam ter decidido fazê-lo cair assim, como um bebê idoso. :dente:

@Turgon, rola de colocar uma enquete nesse tópico? Sei lá, com notas 1, 2, 3, 4, 5 para o episódio?
Foram mais rápido. :g:

Boa ideia, enquete adicionada!

Os dois primeiros episódios estão em tópico único, mas como há dois tópicos, pensei em utilizar cada um para a enquete de um episódio diferente. Que acham?
Melhor fazer por episódio mesmo e depois fazemos um geral para a primeira temporada.

Do ponto de vista narrativo, não espero nada de bom da estória de alguém que precisa atravessar o céu de Arda em chamas para chegar aonde quer que seja, passa em linha reta por Lindon, as Terras Meridionais e cai em Rhovanion (dica: olhem o mapa... Kkk) e está desmemoriado até agora, depois de três episódios de uma hora cada.
Apesar disso, também estou aberto a ser positivamente surpreendido.
Visto que não há relatos do Gandalf na Segunda Era, espero que não seja ele. Mas não creio que o personagem seja ruim. Quando ele apareceu lembrei do Húrin pelo estado moribundo. Os sussuros que aparecem quando ele "invoca magia" lembram os do Sauron nos filmes do SdA. Fiquei pensando que ele podia ser um prisioneiro, sei lá...

Anexos

• alan_lee_-_hurin_in_his_chair.webp
    alan_lee_-_hurin_in_his_chair.webp
    996,2 KB · Visualizações: 1
Sou bastante pessimista sobre esse Estranho. A possibilidade menos pior que consigo pensar é um dos magos azuis. A evidência confusa que a série deu até agora é a questão do fogo que não queima na cratera onde caiu o meteoro - da mesma forma, o Mal na fortaleza do primeiro episódio "roubava" (na falta de palavra melhor) o calor das tochas dos elfos.

Visto que não há relatos do Gandalf na Segunda Era, espero que não seja ele. Mas não creio que o personagem seja ruim. Quando ele apareceu lembrei do Húrin pelo estado moribundo. Os sussuros que aparecem quando ele "invoca magia" lembram os do Sauron nos filmes do SdA. Fiquei pensando que ele podia ser um prisioneiro, sei lá...
A produção da série já deu 99% de uma dica (não afirmaram categoricamente): o Estranho é um Maia de Valinor.

Eu não descartaria que seja o Gandalf só porque não bate na cronologia. Já vimos que vão comprimir o tempo; podem muito bem trazer eventos futuros para trás. 🤷‍♂️

Ele parece simpático demais pra vir a se tornar uma ameaça aos hobbits. Só pode ser gente boa.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back