Ilmarinen
Usuário
Pois é... Mas, pense só nisso: como um metal que é a prata verdadeira vai ser "livre de Elemento Morgoth" sendo que foi encontrado em uma das Montanhas Nebulosas que foram CRIADAS pelo Poder de Morgoth? Não parece meio estranho, não? Suspeito até?Vendo os episódios do mithril me pareceu, Ilmarinen, que o mithril é o oposto do elemento Morgoth. Como prata pura, é de se esperar que o mithril não apenas seja livre de elemento Morgoth como, dentro da historinha da série, ele é capaz de afastar o elemento Morgoth daquilo que o cerca.
Também me lembrei do colete de mithril de Frodo e fez todo o sentido: o colete o protegia, até certo ponto, da influência e do poder do anel (ficava literalmente entre a pele dele e o anel, ao menos nos filmes). Isso ajuda a explicar como o Frodo conseguiu avançar tanto e como ele fracassou grandemente nas Sammath Naur, quando já estava sem o colete.
Olha que curioso o que a minha esposa me mandou (antes do oitavo episódio):
https://ovicio.com.br/os-aneis-de-poder-descricao-de-tolkien-da-forca-a-teoria-sobre-halbrand/
Numenorianos seriam enormes, Galadriel seria enorme, mas, aparentemente, o Sauron tinha de ser o mais alto. Talvez eles tenham se preocupado com a altura...
E porque o Balrog teria sido atraído justamente pra um lugar com uma jazida de minério purificado de Elemento Morgoth sendo que seria precisamente o que ele necessitaria pra recuperar as forças? Essa contradição aparente já tem no cânon dos livros mesmo já que o Durin's Bane estava adormecido debaixo de Caradhras-Barazinbar, a fonte de mithril de Moria.
Diz-se que esse rio era exatamente aquele que mais tarde foi
chamado de Anduin, o Grande, e sempre foi à fronteira da região ocidental da Terra-
média. Já as montanhas eram as Hithaeglir, as Torres de Névoa nas fronteiras de Eriador.
Eram, entretanto, mais altas e mais terríveis naquela época e haviam sido erguidas por
Melkor para impedir a cavalgada de Oromë
Pq essa acima é que é a história "canônica" sobre a "raíz das Hithaeglir" nos livros. Aliás é o único trecho do Silmarillion, Contos Inacabados e SdA/Hobbit onde o nome élfico "Hithaeglir" das Montanhas Nebulosas apareceu. E o fato da história contada na série ser "apócrifa" sugere que tem coisa na lenda da série do RoP que não é correspondente à realidade, que é, na verdade uma mentira ou uma meia-verdade.
O que permite a inferência, ressaltada pelo Olho de Sauron aparecendo no atanor com o mithril agindo como pupila que, embora o mithril dê a APARÊNCIA de expurgar o elemento, ele é uma espécie de " porta de entrada" velada, uma "backdoor"....uma especie de artéria que permite o fluxo de EM de forma subreptícia dando a ilusão de preservação quando na verdade o que ele faz é "embalsamar" as coisas do Tempo-Espaço normal e começar a colocá-las no Plano do "Invisível". Trocando em miúdos....o mithril bloquearia o Elemento Morgoth externo a si próprio pq ELE MESMO seria saturado demais com ele.
E, vamos enfatizar também...Caradhras era chamado de "o cruel" pelos Anãos muito antes de Sauron ter pintado por aquelas bandas e parece habitado por um Genius Loci maligno. Meio estranho uma montanha assombrada dessas ter justamente um filão de minério expungido de Elemento Morgoth e ser a fonte do mithril ainda mais quando a própria montanha é dita pelo Legendarium como tendo sido criada por Morgoth.
‘We cannot go further tonight,’ said Boromir. ‘Let those
call it the wind who will; there are fell voices on the air; and
these stones are aimed at us.’
‘I do call it the wind,’ said Aragorn. ‘But that does not
make what you say untrue. There are many evil and
unfriendly things in the world that have little love for those
that go on two legs, and yet are not in league with Sauron,
but have purposes of their own. Some have been in this world
longer than he.’
‘Caradhras was called the Cruel, and had an ill name,’ said
Gimli, ‘long years ago, when rumour of Sauron had not been
heard in these lands.
As alturas reais dos personagens do Tolkien são meio que "impraticáveis".... São possíveis de serem conseguidas pela tecnologia mas tenderiam a deixar tudo muito Uncanny Valley por mais bem feitos que fossem os efeitos requeridos pra essa finalidade. Acho que tem um limite dentro do qual dá pra se fazer isso sem criar um tapume pra sensação de verossimilhança.
Filme que gastou uma grana preta colocando essa disparidade de altura pela duração da peça toda e que tubulou na bilheteria foi o Deuses do Egito mas, lá, os personagens com alturas pré-diluvianas eram deuses. Talvez algum dia eles façam a experiência mas duvido muito que o motivo de não terem empregado essa tecnologia pra mostrar a altura real de Galadriel e outros personagens dos livros seria por falta de dinheiro.
Última edição: