• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 5 (com spoilers)

Qual sua nota para o quinto episódio da primeira temporada?

  • 10

    Votos: 9 20,5%
  • 9

    Votos: 3 6,8%
  • 8

    Votos: 5 11,4%
  • 7

    Votos: 12 27,3%
  • 6

    Votos: 6 13,6%
  • 5

    Votos: 2 4,5%
  • 4

    Votos: 1 2,3%
  • 3

    Votos: 4 9,1%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 2 4,5%

  • Total de votantes
    44
Tá difícil isso... no Facebook, principalmente, são ratos e esgoto quando coloco uma mensagem nova. Tento interagir e responder as positivas (mesmo as críticas), mas é muita exposição a escrotice.

A série tem seus defeitos (ô se tem!) mas o ódio que tem recebido (e por tabela quem faz algum elogio) é demais. Pra mim a série continua num 8-8,5 e agora, com o Arco da Galadriel no mar e em Númenor se encerrando, talvez os desvios mais gritantes cessem (quer dizer, sempre vai ter a compressão temporal)
same, eu tou aqui para querer mais pq o que tem de sériezinha que no máximo é um 6 sem vergonha (olhando para Fundação) e olha... RoP ta entregando até mais que eu esperava.
Creio que os místicos (que pelo o que li são Rhûn) estão em peregrinação procurando sua estrela guia saurônica.
If You Say So Shrug GIF
 
Tô que não me aguento de ansiedade. Ô sexta-feira que num chega, meu Deus do céu!
 
Acabei de ver 😌 ai meu Deus, pra mim os episódios acabam rapido demais, Theo parece que finalmente tomou tento, um pouquinho ao menos, o estranho me deixando ainda mais intrigada, aquela sacerdotisa indo no local da queda do meteoro.
Tar Palantir pedindo pra Míriel não ir para Terra-Media.
Sem falar daquela véia Pé Peludo lazarenta mandando tirar as rodas da carroça da família da Nori, que cão, deve ser antepassada dos Sacola Bolseiro, bicho ruim, alma sebosa 🤣
E Adar hein gente? Sera que aquele veio (falou o nome dele mas não guardei) matou mesmo o rapaz?
Aliás, quantas possibilidades de Saurons ja temos até agora? 🤔
Juro que ainda não matei essa charada sou muito ruim da charadas, Gollum me derrotava fácil.
 
Última edição:
Zilhões de vezes melhor do que o episódio anterior....
Fotografia linda, a mais bela da série até agora a meu ver, revelações interessantes sobre a natureza do punho da espada do Theo, e até uma origem legendária pro Mithril.

Alguns fatos "defeituosos" que vários apontaram no episódio anterior são melhor contextualizados, em especial, o real alcance da iniciativa intervencionista "expedicionária promovida pela Míriel e o verdadeiro nível de engajamento da população no geral de Númenor e do Pharazôn com a idéia. Extremamente mais limitada do que muita gente saiu querendo inferir. Quem reclamou da falta de cenários em Númenor tb vai topar com uma variedade maior nesse episódio.

E os Lobos ( que pra mim são Wargs também) compensaram MUITO o Chihuawarg do episódio 3.

Amanhã ( hj mais tarde) vou ver a versão legendada em inglês pra conferir os encantamentos em élfico superior do Estranho, o qual, mais uma vez, mostra a sua afinidade com criocinese ( manipulação do frio, no caso, com função auto-curativa.

E entram em cena a "tríade do demônio(?) The Nomad, The Ascetic and The Dweller procurando pelo Stranger


 
Última edição:
Acabei de ver.

Tenho vários comentários meio soltos a fazer.

1. Cena inicial com os hardfoots linda, linda, linda, adorei a inclusão da música. Virou quase uma tradição das grandes histórias épicas de fantasia iniciada por pippin e seguida em got com a música de Jenny of oldstones. Mas eu fiquei meio de cara com o que got fez, porque era meio sagrado para mim como algo muito Tolkien de colocar essas músicas para intensificar esse fator de fantasia. Então aqui eu achei que funcionou muito bem.

2. Resistência na torre. A melhor parte, me parece, foi que o Theo não vai ser um arquétipo a série toda. Ele começou com preconceito contra os elfos e rusga contra o arondir em especial por ciúmes da mãe, o que é compreensivel. Ao invés de fazerem o personagem ficar na mesma a série toda, ele cresce e conta para o arondir sobre o segredo mais sórdido dele - e isso muda todo o rumo da coisa. Boa surpresa. Seria pior se insistissem nessa rusga e fizessem o guri ser um rebelde sem causa. E o amigo dele, bem... Má escolha. Adar definitivamente não é sauron.

3. Numenor. Numenor começou tão, tão bem no ep 3. Talvez pelo ritmo corrido demais da série tendo que contar ao mesmo tempo histórias com muita coisa e com pouca coisa acontecendo, mas achei que nestes últimos 2 episódios a parte de Numenor ficou corrida e mal explicada. Não consegui levar muito a sério o que estava acontecendo se todo o tempo o que ecoava na minha cabeça era LORDE HALBRAND? LORDE? O cara chega na ilha, quebra (não sei se mata) uma galera depois de mentir, manipular e roubar, faz um auê TOTALMENTE GRATUITO (ele poderia ter conseguido entrar na guilda de forma honesta rapidinho com aquela lábia + as pessoas se conhecem nessa guilda, todo mundo sabe que ele não é de Numenor, como que ninguém ia perceber que ele tinha roubado o broche e que ele não foi selecionado pra guilda? Ia levar nem uma semana para todo mundo descobrir a verdade). Daí ele fala uma frasezinha esperta pro politiqueiro do mal de Numenor (não gravei o nome dele) e fica liberto? Eu até entendo que ele é peça chave pra galadriel (que tirou do c... que o Halbrand tem linhagem nobre e ele só deve ter rido internamente, porque ela não tinha base nenhuma pra isso e foi direto pra conclusão mais extrema). A galadriel é muito naive, eru do céu. Mas adorei a cena dela ensinando os cadetes a lutar. Foi bem na vibe jet li ensinando em filme de kung-fu com ocidentais que a técnica vale mais que a força. No episódio passado o figurino em geral me irritou, mas neste as roupas pareciam mais "gastas" e verossímeis. Numenor esteticamente segue um desbunde. Achei corrido demais esse núcleo, muita ponta solta e reviravoltas que não foram plantadas direito, não se permitiu desenvolver. Pelo menos agora os personagens estão posicionados para os próximos episódios. A ver.

4. Nucleo de lindon / khazad dhum. Elrond, Elrond, migo, me ajuda a te defender... Mas não tá dando. O suposto politiqueiro esperto não se toca que uma pergunta que diz "os anões encontraram mithril?" se tu responder "estou entre quebrar uma promessa ou meu povo perecer?" JÁ É UMA RESPOSTA muito clara de que o metal foi encontrado e portanto tu JÁ QUEBROU A PROMESSA, caramba! Ele praticamente falou com isso "eu prometi não contar que encontraram". Porque senão ele responderia "que história é essa, nem tô sabendo?....". Achei zoado essa coisa de "meu reino por um cavalo", ou melhor, "toda minha raça elfica por um metal". Oi? A parte de elfos estarem rapidamente definhando ficou forçada para dar senso de urgência, e a silver bullet solution, ou melhor, a mithril solution, ficou tipo... Tipo arma nuclear. Temos que ter isso ou PERECEREMOS. E tem absolutamente que ser isso. Por quê? Não sabemos. Escuta, eles não estavam dizendo que estavam em paz agora? Por que de repente mithril importa tanto? Eles tentam dizer que ele contém a luz da última Silmaril e que isso os aproxima dos valar. Mas... Como assim? E outra. Se eles querem se aproximar dos valar, não teria outras vias? Tipo não ser pnc com os outros povos livres, tipo os anões? (assim, talvez, só sugerindo). Na boa, se é assim, podem definhar. E isso que eu sou fangirl dos elfos.
 
Última edição:
Gil-galad: Nós percebemos isso [a degradação da Terra-média] pouco antes da volta de Galadriel. Ao mandá-la embora e exterminármos os últimos resquícios, esperávamos impedir a deterioração.

O rei achava que Galadriel estava podre mesmo, credo.
 
Só verei sexta à noite because torrent.
¯\_(ツ)_/¯

Logo mais terei de evitar entrar neste tópico.

Você está vendo do jeito certo, de graça, por isso as constantes notas 10


Não foi pra você a referência trivial amigo, dado seu altíssimo intelecto


No mais, quanto ao episódio, seguimos com os diálogos e discursos inuteis que não fazem sentido no contexto e nem em si mesmos como:

"Eu sofri, não eu sofri mais, não, eu sofri mais"
"Eu te usei, não, eu te usei, não, eu te usei, não, eu te usei"
"Não sou o rei que vocês esperavam (porque eu tenho peitos) mas vocês precisam lutar, porque temos que lutar, se não morreremos, até que o macho branco tóxico do "saurrron boy, saurrron boy" vem com o discursinho que "nós sobrevivemos" e todo mundo segue ele.
"Quanto tempo até eles chegarem? Dias, talvez horas"
Ai eles continuam lá pra defender uma torre inutil, porque roteiro

I Guess Schitts Creek GIF by CBC



Mas de todas as falas a seguir foi a minha preferida visto que me ofereceram algo mole aqui no fórum uns dias atrás

1663934969705.png



Galadriel continua sendo fodona, determinada, egocentrica e vitima de stress pos traumatico

Musiquinha com wander wander blá blá pra tentar criar uma lembrança emocional dee algo que um dia foi bom

Achei nota 10 que explicaram que Adar não é um Orc apenas um zé ninguém, bom explicar isso pra galerinha da nota 10

De repente saurrron, quer dizer, Halbrand está lá forjando espadas depois de fazer senai e pegar o diploma da guilda

Protohobbits até agora só sabemos que eles são uns hipócritas que deixam os outros pra trás, rolam em merda e vivem sujos

"Vocês nunca lutaram, contra orcs, pra lutar contra eles vocês tem que enfiar a espada neles"

Meme Reaction GIF


Fotografia FODA, nota 10, 1 billion bem investidos

1663932445959.png
Fotografia FODA, nota 10, 1 billion bem investidos

Amei a animação do guerreiro elfo que defendeu a árvore, digna de uma CGI de jogo de playstation 1

"Eles tem mithril?"
"Não posso quebrar meu juramento!"

you got it GIF by Dancing with the Stars

(E mesmo assim o alto rei precisa confirmar depois em outro dialogo inutil)

A cena do Lemolas treinando o filho dele, fascinante afinal pai é quem cria

*Cena de 20 minutos de numeroneanos entrando nos navios com armaduras ridículas*

Imagina fazer uma viagem longa com a Galadriel no mesmo navio que você falando coisas como "HÁ UMA TEMPESTADE EM MIM, VOCÊ NÃO VIU O QUE EU VI" e de quebra vagabundo gritando do lado "THE SEA IS ALWAYS RIGHT" o balanço do navio seria o de menos, dificil seria resistir a se jogar em alto mar dado a vontade dos personagens de se matar a todo momento

Minha nota pro episodio: Um unicornio bebado dando uma pirueta por dentro de um circulo em chamas de 5
 
Que isso, melhor episódio até agora. Melhorou muito!

O núcleo harfoot melhorou de nota 5 pra 9 nesse episódio. Só a Nori congelando o braço e depois fugindo do Estranho que ficou meio nada a ver.

Númenor, pra mim, podia só tirar Kemen e Eärien (por enquanto essa história tá um lixo). Até a explosão poderia deixar, mas eu acho ridículo que a armada só tenha 5 navios em Rómena. Estamos falando de Númenor, caramba. Esses navios nem são tão grandes, e se tinha dois só para treino de cadetes, imagina quantos não teria na ilha. Pelo menos 20, mas eu imagino algo em torno de 70-120 navios. Ainda assim, Númenor melhorou muito nesse episódio também, uma nota 7,5.

Agora, Arondir e Bronwyn só vai ladeira abaixo. Que cena foi aquela do discurso dela contra o Waldreg? Bem tosco. Concordo que o Theo melhorou, mas todo o resto ficou bem tosco. Esse núcleo é nota 3 até agora.

Adar e os orques - gostei, está indo por um caminho legal. Sem muitos desenvolvimentos, ainda não sabemos nada, mas está massa. Nota 7,5.

Halbrand claramente fazendo referência ao Aragorn, com aquela armadura, cabelo, barba e sorriso. Assumiu o papel de rei. A história que envolve o Halbrand até agora está fazendo pouco sentido, mas é envolvente. Dou uma nota 5.
(Por um momento, pareceu que o Halbrand era o Rowan, e que a história de Adar e Ostirith estaria no passado. Mas acho que não deve ser o caso.)

Galadriel já entrou no seu terreno agora, como guerreira. A cena dela ensinando os cadetes ficou quase perfeita. Continua com uma personalidade infantil, mas ficou bem mais interessante nesse episódio. Se antes era nota 2 agora eu daria um 5.

Elrond e Durin - ótimo. A história do desaparecimento dos elfos está mal contada, ao menos por hora, mas o jogo entre eles, Gil Galad e Celebrimbor ficou bem interessante. Achei estranho Celebrimbor também ter ido para Lindon, imaginei que estivesse supervisionando a construção da forja de babel em Eregion. Mas esse núcleo merece um 8, e Durin nesse episódio merece um 9.
(A história do elfo x balrog ficou parecendo um tipo de profecia enigmática escrita em gênero semi-apocalíptico ou alegórico. Se for isso, ok. Um elfo teve uma visão que explicaria o mithril de forma enigmática e registrou o escrito. Se for uma lenda sobre algo que de fato aconteceu, então é bem tosco. A luz das Silmarils passou pra árvore por meio de um raio e depois pra montanha? Fala sério. É fantasia mas não é casa da mãe Joana.)

No geral dei uma nota 8 pro episódio. Vou assistir de novo e altero, se for o caso. Mas me surpreendeu muito positivamente e pouco negativamente.


Acho que é nesse episódio que veremos os místicos, como são chamados na trilha sonora. Quer dizer, se eles não são os místicos, não sei quem mais pode ser.

Enfim, dado tudo que vimos até agora, meu palpite é que eles vão aparecer para interagir com os hobbits e o homem-do-meteoro. Acho que já passou do tempo de duas coisas acontecerem: (1) alguma tensão envolvendo os harfoots (a carroça ficando para trás na migração não conta) e (2) alguém mais aparecer procurando o meteoro. Não é possível que não tenha ninguém na Terra-média interessado em investigar um fucking meteoro. Os elfos em Tir-harad olharam o meteoro caindo e foda-se. Creio que os místicos (que pelo o que li são Rhûn) estão em peregrinação procurando sua estrela guia saurônica.
Rapaz, tu pode ser roteirista, tava certinho.
 
A cena inicial, com os Pés-Peludos, foi de uma simplicidade e delicadeza ímpares. A Papoula cantando enquanto a vida acontecia foi bonito, foi natural, foi Tolkien. Aí a frase da minha tatuagem apareceu. Chorei.​

1663939224290.png

P.S.: Episódio nota 13.
 
Acho que quiseram por essa história do mithril pra linkar com aquele lance de que os elfos se curam através das coisas belas. No caso se eles estão definhando lentamente, o que um metal que supostamente possui a luz das pedras não poderia fazer por eles ao ser moldado transformado em coisas magníficas? Foi o que me passou pela cabeça na hora no caso.

Entendo que essa relação entre mithril e Silmarills decorre de uma opção da produção da série por manter um paralelo com os filmes do PJ. Em ORdR Elrond diz que Arwen está literalmente morrendo em função do Mal que se espalha pela Terra-média. Foi uma liberdade criativa de PJ para dar um senso maior de urgência para Aragorn. Da mesma forma a série da a entender que existe uma corrupção em andamento (a grama tóxica das Terras do Sul, o leite preto, a árvore de Lindon apodrecendo) e que está relacionada com alguma força malígna. Aliás, me parece quase que uma representação ao pé da letra do Anel de Morgoth.

Série e livros vão acabar chegando no mesmo lugar, mas por caminhos diferentes: anéis élficos com poder de preservação e ocultação contra o Mal. Nos livros, entendo que os anéis foram criados pq os Elfos amam as coisas belas e querem assim preservá-las para sempre. Na série entra o senso de urgência, assim como nos filmes de PJ, e esse poder de preservação é necessário para a sobrevivência dos elfos. A grande questão é que a série está privando os elfos de sua mágica, de modo que a capacidade de criar algo que preserve a beleza não depende do poder dos elfos, mas sim da matéria-prima que será usada.

Particularmente não gostei do mito que criaram. Elfo lutando contra Balrog no topo da montanha e com raio caindo no meio da luta? Desnecessário, achei. Inclusive, já querem tanto falar das Silmarills (e eu aprovo), poderiam ter aproveitado que uma delas (a de Maedhros, eu acho) está embaixo da terra e aí contado a mesma história do surgimento do mithril. Com isso conseguiriam aproveitar o lore existente, sem necessidade de inventar.

E7EAF609A6FF3053BDF702D745B29A616922FE79
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.584,79
Termina em:
Back
Topo